PIM do Rio Grande integrou Fórum Municipal de Políticas Indígenas e Indigenistas

No último dia 30 de abril, dando sequência ao cronograma de capacitações continuadas, a equipe dos programas Primeira Infância Melhor / Criança Feliz (PIM/PCF) de Rio Grande participou, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura Municipal, do 1° Fórum Municipal de Políticas Indígenas e Indigenistas – Diálogos para a participação indígena nas políticas públicas municipais. O fórum municipal teve como objetivo capacitar e qualificar os profissionais que atuam no atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

O evento contou com apresentações culturais das tribos situadas no município, sendo duas delas já atendidas pelos programas com visitações semanais. Na ocasião, também houve roda de conversa temática e, por fim, apresentação da proposta de criação do Conselho Municipal de Políticas Indígenas e Indigenistas.

Os programas PIM/PCF se desenvolvem por meio de visitas domiciliares buscando envolver ações de Saúde, Educação e Assistência Social. Nessa perspectiva, em 2017, os indígenas da etnia Guarani M’bya se estabeleceram em Domingos Petroline, onde estão constituindo a aldeia. No ano seguinte, os indígenas da etnia Kaingang instalaram-se no espaço Horto do Cassino, cedido pela Prefeitura Municipal. A partir dessa situação permanente, que até então ocorria em época de temporada, surgiu a necessidade da adaptação dos programas e de sua metodologia, o qual continuou semanalmente, adequando-se à cultura da comunidade, colocando em prática a modalidade grupal.

Texto adaptado de Juliana Duarte Flores.