PIM é homenageado com a Medalha Zilda Arns

pim-recebe-medalha-zilda-arns

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) recebeu ontem (30) às 19 horas, a Medalha Zilda Arns. A homenagem foi feita durante o Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns, que é realizado até hoje, na cidade de Forquilhinha, em Santa Catarina. O evento é promovido pela prefeitura municipal de Forquilhinha, em parceria com a UNICEF e a Pastoral da Criança.

A equipe do PIM foi representada pela coordenadora adjunta, Gisele Silva, que também fará uma exposição das experiências do Primeira Infância Melhor, hoje às 13 horas.

“Nos sentimos muito honrados com a premiação e recebemos com gratidão e alegria essa medalha, pois sabemos do impacto da prática do PIM sobre a vida de tantas famílias, gestantes e crianças ao longo destes 13 anos de criação do Programa. Prêmios assim nos inspiram a seguir em frente, e fazer ainda mais e com mais dedicação a nossa tarefa de lutar pela proteção e garantia dos direitos das nossas crianças”, afirmou Gisele Silva.

O Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas à Primeira Infância é um instrumento para identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância, que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos desta fase tão importante da vida do ser humano. A honraria é entregue em duas modalidades: outorga e concurso. Na modalidade outorga foram premiados Rosa Ortiz (OEA), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e Plan International. O PIM foi premiado na modalidade concurso, assim como o Projeto Pipo e Fifi Primeira Infância do Instituto Cores de Goiás.

 

Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns

O evento é realizado pelo Município de Forquilhinha em parceria com Unicef e Pastoral da Criança, com apoio da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), Rede Não Bata Eduque, Fundação Abrinq e Egem.

O evento conta com palestrantes internacionais e participações de importância como Rosa Ortiz, da Organização dos Estados Americanos (OEA), Casimira Benge (Chefe da Área de Proteção da Criança do UNICEF), o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clovis Boufler, Vital Didonet da Rede Nacional Primeira Infância, Raquel Niskier da Fiocruz/Sociedade Brasileira De Pediatria, Paulo Lépore da OAB/SP, Marcia Oliveira da Rede Não Bata Eduque, Nayana Bretas do Projeto Criança Fala, Edson Cordeiro – do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu (RJ), Heloísa de Oliveira da Fundação Abrinq, Flávio Debique da Plan International Brasil, Claudius Ceccon da Rede Nacional Primeira Infância, Carlos Nicodemus do Movimento Nacional Direitos Humanos, Maristela Cizeski do Conanda, entre outros nomes importantes do cenário da primeira infância.

Durante o seminário ocorrem diversas atividades paralelas, como exposição do cartunista Claudius Ceccon (da Rede Nacional Primeira Infância e cartunista dos livros de Paulo Freire), lançamento do documentário “O Começo da Vida” – da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Semana Municipal do Bebê e para finalizar, capacitação de adolescentes multiplicadores da cultura da não violência (Lei do Menino Bernando), no dia 1º de abril, logo após o evento.

Zilda Arns

Nascida em Forquilhinha (SC), Dra. Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa – organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dra. Zilda Arns também foi representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

:: Mais informações

Fontes: Pastoral da Criança e FMCSV


 

Comente