PIM é vencedor do Prêmio FBB de Tecnologia Social 2019

A primeira-dama Michelle Bolsonaro (à direita) entregou o troféu para a diretora Ana Costa (centro) e Carolina Drügg – Foto: Divulgação / Fundação BB

 

O Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria da Saúde (SES), foi vencedor do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria Primeira Infância, na noite de ontem (16) em Brasília. A iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.

O PIM foi um dos oito vencedores, de diferentes categorias, pelo seu trabalho de visitações domiciliares a famílias visando ao desenvolvimento integral de crianças até os seis anos em situação de risco e vulnerabilidade social. Hoje, no Rio Grande do Sul, são mais de 53 mil famílias, 58 mil crianças e 8 mil gestantes atendidas nos 238 municípios habilitados.

 

PIM ficou em primeiro lugar na sua categoria no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. – Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

 

O troféu foi entregue pela primeira-dama Michelle Bolsonaro e recebido pela diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Ana Costa, e pela coordenadora-adjunta do PIM, Carolina de Vasconcellos Drügg. Também foram homenageadas soluções de questões relativas a outros temas, como alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos e renda. Ao todo, foram mais de 800 iniciativas inscritas no prêmio.

É a primeira vez que o prêmio traz a categoria Primeira Infância, com o apoio do Ministério da Cidadania, que contou com três finalistas. Além do PIM, vencedor da categoria, também concorreram o programa de aleitamento materno da prefeitura de Osório e o programa Primeira Infância Ribeirinha, de Manaus, no Amazonas, que é uma das experiências de replicação do PIM. “Fomos parceiros no desenho da metodologia, elaboração dos guias, formação das equipes e linha de base da família”, explica a coordenadora estadual do PIM, Gisele Mariuse da Silva.

Além dessas iniciativas, o Rio Grande do Sul foi representado também pela Cooperativa Central Justa Trama, de Porto Alegre, com o tema “A Trama do Algodão que Transforma” nas categorias Geração de Renda e Gestão Comunitária do Algodão Agroecológico.

Primeira Infância Melhor (PIM)

O vídeo de apresentação do PIM na cerimônia de premiação foi gravado em Porto Alegre e contou com falas da coordenadora estadual do PIM, Gisele Mariuse, da coordenadora municipal do PIM de Porto Alegre (PIM PIA), Tatiane Bernardes, e da mãe beneficiária do programa, Priscila do Rosário. Assista a seguir:

Programa Municipal de Aleitamento Materno (Pró-Mamá)

Prefeitura Municipal de Osório – Osório (RS)

O programa Pró-Mamá foi criado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). No intuito de ampliar o acesso da população ao programa, a equipe investiu nas mídias sociais e criou um aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos.

Foto: Divulgação / Fundação BB

Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR)

Fundação Amazonas Sustentável – Tefé (AM)

A iniciativa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), criada em 2012, tem como objetivo tratar de uma problemática específica existente nas comunidades tradicionais do Amazonas em relação ao acesso dos serviços básicos de saúde para gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Desse modo, o PIR visa aprimorar o método de visitação domiciliar com foco no desenvolvimento integral de crianças ribeirinhas, por meio da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.

Foto: Divulgação / Fundação BB

A Trama do Algodão que Transforma

Cooperativa Central Justa Trama – Porto Alegre (RS)

Nessa iniciativa, o algodão é plantado de forma agroecológica, consorciado com outros plantios e sem agrotóxicos. No contexto local, fomenta-se a organização da comunidade por meio de bancos comunitários liderados por mulheres e capacitações voltadas à geração de renda.

Foto: Divulgação / Fundação BB

Cerimônia de Premiação

A cerimônia de premiação foi transmitida em tempo real pelo Facebook.  O vídeo está disponível na página da FBB. A categoria Primeira Infância é apresentada a partir de 1 hora e 10 minutos. Confira toda a cobertura do evento a seguir:

Prëmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 #PremioTS2019

Publicado por Fundação Banco do Brasil em Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Fontes: RS.GOVSES/RS / Fundação BB