PIM participa de fórum de líderes mundiais pela infância

Imagem: Divulgação

Com a missão de identificar e qualificar líderes mundiais que atuam em temáticas da primeira infância e promover um intercâmbio global contínuo de ideias sobre a prestação de serviços de qualidade para crianças pequenas em diversos contextos, o World Forum Foundation realiza o Global Leaders for Young Children, que ocorre de 8 a 11 de abril em Macau, na China. Representando o Primeira Infância Melhor (PIM), a coordenadora adjunta do Grupo Técnico Estadual (GTE), Carolina Drügg, participará do evento. Além da técnica do PIM, na América Latina, foram selecionadas outras sete pessoas do Brasil e profissionais do México, Porto Rico, Colômbia, Peru e Argentina.

Carolina conta que o evento pode proporcionar aprendizados valiosos. “É uma grande oportunidade de unir-se a pessoas que compartilham o sonho de um mundo melhor para as crianças”, enfatiza. Para a pedagoga, a experiência de 15 anos do PIM amplia a responsabilidade de inspirar e aprender com outras iniciativas. “Espero que a participação no Programa de Formação de Lideranças Globais para Crianças Pequenas fortaleça o movimento em defesa dos primeiros anos e nos ajude a construir soluções para qualificar  a vida das crianças e suas famílias”, ressalta.

A duração do projeto é de 18 meses, nos quais os líderes participam do fórum em Macau, se encontram em outra região do planeta e realizam atividades à distância. Durante este período, os participantes desenvolvem e implementam projetos orientados para a ação em suas próprias comunidades, com o objetivo de melhorar a vida das crianças pequenas.

Ao longo das atividades, um currículo cuidadosamente planejado ajuda os participantes a desenvolver a capacidade de liderança e a defesa efetiva habilidades, assim como obter uma compreensão mais profunda da pesquisa, prática e questões globais da primeira infância. No circuito 2019-2020, foram selecionadas pessoas de regiões da África, América e Ásia.

Desde sua criação em 2004, o programa Global Leaders for Young Children reuniu 200 líderes de 61 países e seis regiões do mundo, selecionados entre uma variedade de origens, incluindo instituições que atuam junto à primeira infância como governos, academia e Organizações não Governamentais (ONGs).