Livro infantil sobre a constituição brasileira é lançado na OAB

Livro infantil aborda o artigo 5º da Constituição Federal (Divulgação/SES)

Livro infantil aborda o artigo 5º da Constituição Federal (Divulgação/SES)

No dia após o aniversário de setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – data celebrada em 10 de dezembro -, foi lançado um livro infantil que aborda a igualdade entre as pessoas,  tema presente no artigo 5º da Constituição Federal. “O segredo da constituição”, obra que tem a missão de ensinar direitos e deveres para crianças de 4 a 10 anos de idade, foi prestigiado em um evento que também comemorou os trinta anos da Constituição. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (11) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), em Porto Alegre.

Através do artigo que reforça que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, a narrativa acompanha colegas de uma escola que partem em uma aventura que evidencia direitos e deveres de todos os brasileiros. A obra foi escrita pela especialista em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia, Ana Pregardier; e pelo advogado Rogério Machado, que estiveram presentes na cerimônia.

Assim como a obra, o Primeira Infância Melhor (PIM) atua como ferramenta de divulgação dos direitos da criança através de ações de comunicação e advocacy. O PIM também executa ações em Saúde, Educação e Assistência Social para crianças desde a gestação até os seis anos de idade em 247 municípios do Rio Grande do Sul.

As representantes do Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM, Carla Malinowski Neves e Cleci de Souza Lima, participaram da solenidade na OAB/RS e, durante a plenária, enfatizaram a importância de um livro que aborda direitos e é voltado para crianças. “O Primeira Infância Melhor trabalha com a ludicidade. É importante a gente pensar em maneiras destas crianças e famílias se apropriarem da Constituição”, disse Cleci.