PIM participa de Seminário da SMAM 2017 no #AgostoDourado

SMAM-2017-PIM (4)

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) vem sendo comemorada todos os anos de 1 a 7 de agosto. A cada ano, um tema chama atenção para uma variedade de questões, indicados pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a “Aliança Mundial Para a Ação em Aleitamento Materno”, sendo uma ótima oportunidade para estimular as iniciativas locais relacionadas à amamentação.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) assumiu desde 1999 a SMAM, produzindo folders, cartazes e vídeo que são distribuídos para os municípios através das Secretarias Estaduais de Saúde – todavia os municípios podem iniciar com antecedência o planejamento local das atividades a serem implementadas para a SMAM local bem como a criação e/ou adequação dos próprios materiais a serem usados. Não são necessários muitos recursos financeiros para a realização da campanha, levando-se em conta o aproveitamento dos próprios recursos e parcerias locais, com atenção ao conflito de interesse das parcerias, para colocar em prática as atividades planejadas em prol da amamentação durante o #AgostoDourado.

A SMAM 2017 tem como slogan “#JuntosPelaAmamentação”e o Ministério da Saúde, “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você”. Já a Rede IBFAN tem como slogan “Proteger a amamentação: Construindo alianças sem conflitos de interesse!”.

Independente do slogan a ser adotado, o tema está relacionado a trabalhar juntos com antigas e/ou novas parcerias/alianças, sem conflito de interesse, para o bem comum em prol do apoio, promoção e proteção da amamentação.

Em vários estados e municípios, a SMAM vem adquirindo adesão cada vez maior como uma maneira independente de fortalecer, ao mesmo tempo, as ações em prol da saúde da mulher e da criança com atenção ao apoio, promoção e proteção do aleitamento materno. Recentemente, ficou definido pelo governo federal, o mês do Agosto Dourado.

Juntos pelo Aleitamento Materno

Quando uma criança é amamentada exclusivamente por seis meses e continua sendo amamentada por 2 anos ou mais, todos ganham, pois, a criança é mais saudável, tem menos riscos de adoecer, trazendo enorme benefício para a família, e a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento mais sustentável a curto, médio e longo prazo para toda a sociedade.

O PIM na SMAM 2017

O PIM, como uma das políticas públicas que estimula e orienta a amamentação, tem participado da organização deste evento. Este ano, foram organizados duas atividades: dia último dia 03, no Ministério Público Estadual, ocorreu o IX Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e o IV Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil – Aleitamento Materno: “Trabalhar juntos para o bem comum”, que contou com aproximadamente 600 participantes. No dia 04 de agosto, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), ocorreu a Jornada de Aleitamento Materno com aproximadamente 700 participantes.

A representante do Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM, Letícia Boeira, participou como moderadora da mesa redonda com as temáticas “Amamentação, aliviando a dor do bebê em procedimentos”, apresentada pela enfermeira Ana Cláudia Vieira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e “Compreendendo a dor da mãe”, apresentada pela psicóloga Tatiana Cardon do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HPV).


 

Comente