PIM/PCF de Canoas promove intercâmbio de saberes e experiências entre municípios

Almejando a excelência nos atendimentos domiciliares realizados pelos visitadores às famílias, o Grupo Técnico Municipal (GTM) e Comitê Gestor do Primeira Infância Melhor / Programa Criança Feliz (PIM/PCF) de Canoas vêm buscando, ao longo do ano de 2019, parcerias com municípios próximos para o intercâmbio de saberes e experiências. No decorrente ano, se destacaram quatro momentos importantes.

1ª Oficina Lúdica do Desenvolvimento Integral Infantil promovida pela equipe do PIM Butiá. Foto: Divulgação

No mês de março, a equipe do PIM/PCF de Canoas participou da 1ª Oficina Lúdica do Desenvolvimento Integral Infantil, promovido pela coordenadora do PIM de Butiá, Morgana Oliveira, e sua equipe. Neste momento, os visitadores puderam aprimorar seus conhecimentos teóricos e participaram de oficinas de construção de brinquedos lúdicos.

1º Encontro Intermunicipal PIM/CF – Modalidade de Atenção, promovido pela equipe PIM/CF Canoas. Foto: Divulgação

No início de julho, o PIM/PCF de Canoas promoveu o 1º Encontro Intermunicipal PIM/PCF – Modalidade de Atenção, que teve como pretensão promover um encontro de formação continuada com todos os GTMs, supervisores e visitadores do PIM/PCF de Canoas e municípios indicados pela assessoria do PIM estadual. Fizeram-se presentes neste evento, a secretária do Trabalho e Assistência Social do Rio Grande do Sul, Regina Maria Becker, e os gestores municipais, Luíza Camargo, secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Neka Escobar, secretária municipal da Educação (SME) e Eloir Vial, diretor do Departamento de Políticas e Ações em Saúde (DPAS), representando o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter.

Em meados de julho, as gestoras do PIM/PCF de Canoas visitaram o município de Viamão, para conhecer o funcionamento do programa na cidade, sendo acolhido pela coordenadora, Michele Galvão. Na reunião entre GTMs, foi possível compreender os fluxos internos do programa, possibilitando novas referências para a melhoria da execução do trabalho retomado desde o início do novo GTM de Canoas, que ocorreu em 2018.

Capacitação continuada em parceria com o PIM Piá Porto Alegre. Foto: Divulgação

Em setembro, a parceria com o PIM PIA, de Porto Alegre, através da coordenadora Tatiane Bernardes, teve como objetivo refletir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Assim, foram pensados dois momentos de capacitação continuada, a primeira que ocorreu no dia 2, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED-POA), a equipe PIM/PCF de Canoas participou de uma formação mais conceitual, ministrada pela assessora pedagógica do GTM da SMED, Fernanda Camargo, juntamente com os visitadores do programa, Augusto Meyer, Melissa Muller e Najla El Jundi, quando foi possível refletir sobre o lúdico na infância. Já no segundo momento, que ocorreu no último dia 23, na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, os visitadores do PIM PIA realizaram uma oficina de confecção de brinquedos de sucata, onde os supervisores e visitadores do PIM/PCF de Canoas puderam construir jogos e brinquedos que auxiliam no desenvolvimento infantil e no atendimento às gestantes.

Com estas ações, o PIM/PCF de Canoas busca garantir maior abrangência às famílias atendidas pelo programa e qualidade nos atendimentos realizados. A parceria estabelecida com os diferentes municípios fortalece as políticas estadual e federal de atenção à primeira infância.