PIM/PCF do Rio Grande é selecionado para 31º Cosems/RS

Imagem: Divulgação

O fortalecimento de culturas indígenas e a valorização de suas identidades étnicas através de um projeto realizado pelo Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz (PCF) do Rio Grande resultou na escolha da iniciativa para a Mostra de Experiências Exitosas – 2019, do 31º Congresso Cosems/RS, evento que ocorre entre os dias 22 e 25 de abril em Bento Gonçalves. Contemplado na categoria Atenção Básica, “Protagonismo dos povos indígenas no desenvolvimento integral da primeira infância”, conta com o envolvimento de lideranças no debate e planejamento de atividades que serão desenvolvidas em seus territórios.

Ao longo dos atendimentos realizados pelos visitadores dos programas, as atividades são adaptadas junto aos povos indígenas, assim, possibilitando maior integração entre os envolvidos. Esse vínculo entre o visitador/monitor e os integrantes das aldeias favorece a aceitação dos serviços das redes nessas regiões.

O objetivo principal do congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul é utilizar essa oportunidade para estreitar laços, fortalecer relações e promover a união entre os usuários, trabalhadores e gestores. Em 2018, 22 experiências foram premiadas, em Gramado/RS e, destas, sete foram reconhecidas nacionalmente, no 34º Congresso Nacional do CONASEMS, em julho, em Belém, no Pará – essa foi a maior e mais expressiva premiação do Rio Grande do Sul no evento. Em 2019, selecionou 115 trabalhos para serem apresentados.

O programa Primeira Infância Melhor é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Somando-se a isso, criado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção, considerando sua família e seu contexto de vida. Os programas se desenvolvem por meio de visitas domiciliares buscando envolver ações de saúde, educação e assistência social.

O projeto “Bem Me Quer”, articulado com o Primeira Infância Melhor (PIM) de Minas do Leão, também foi uma das iniciativas selecionadas para a mostra de experiências do 31º Congresso do COSEMS/RS – Uma Só Saúde.

Texto adaptado de Juliana Flores – Educadora Social e visitadora