PIM PIA é apresentado para unidades de saúde de Porto Alegre

O Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (PIM PIA) participou da reunião de colegiado das Unidades de Saúde (US) das regiões leste e nordeste de Porto Alegre no último dia 26. O objetivo da ação é fortalecer o trabalho da rede de serviços e a parceria das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e US locais para os grupos de gestantes e encaminhamento das crianças referenciadas pelas Unidades que já compõem o grupo de parceiros do PIM PIA.

Convidada pela gerente distrital Marta Suzane Damm, a coordenadora do PIM PIA, Tatiane Bernardes, apresentou o programa com o apoio das integrantes do Grupo Técnico Municipal (GTM) da Secretaria Municipal da Educação (SMED), Fernanda Silva e Vera Regina Cruz.

Tatiane explicou que a iniciativa contribui para o fortalecimento do olhar da saúde dentro do programa, que é coordenado pela SMED no município, e da participação dos postos juntamente às equipes do PIM PIA. “[É importante] para nos indicar quais são as famílias que mais necessitam dos atendimentos, bem como estudos de casos, para chegarmos em uma maior resolutividade para atender as necessidades das nossas famílias atendidas, tendo um maior foco na melhoria da qualidade da infância das crianças”, especificou.

Na ocasião, foi explicado o funcionamento do programa, teóricos, metodologia, eixos, integralidade no cuidado e a forma utilizada para a intervenção, como a visita domiciliar. Estavam presentes na reunião todos os coordenadores de 21 postos da região.