PIM promove Oficina de Yoga para Gestantes em Caxias do Sul

pim-gestante-caxias-do-sul-yoga

As Secretarias da Saúde e da Educação de Caxias do Sul e Fundação de Assistência Social (FAS) promovem nesta quinta-feira (27.08), às 13h, a Oficina de Yoga para Gestantes, atendidas no –Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O encontro será ministrado pela instrutora Cinthia Benites Pretz.

O objetivo da atividade é oportunizar troca de experiências para 15 gestantes atendidas pelo PIM, além de instrumentalizar de maneira prática e simples as gestantes com técnicas de Yoga e meditação, específicas para a gestação e auxiliar na formação de vínculo entre mãe e bebê.

Por meio da oficina serão realizados trabalhos a fim de demonstrar e realizar exercícios de alongamentos, praticar técnicas de respiração, prevenir ou aliviar dor lombar e nos membros inferiores, reduzir ansiedade, ampliar a respiração da gestante aumentando a oxigenação da mãe e do bebê, favorecer a circulação sanguínea, diminuir edema de membros inferiores, promover saúde física e mental para lidar com mudanças de humor e sono, melhorar a saúde das gestantes, fortalecer o assoalho pélvico e o períneo, desenvolver consciência corporal.

Segundo um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, cientistas da Fundação de Pesquisa Vivekananda, na Índia, investigaram os efeitos da prática do Yoga na gravidez sob diversas situações e concluíram que há redução no risco de partos prematuros. As razões para esse benefício ainda não foram esclarecidas, mas os cientistas acreditam que ele esteja relacionado ao relaxamento promovido pelos exercícios. Além disso, os autores do trabalho concluíram que a prática do Yoga na gravidez é segura e aprimora o ganho de peso do bebê.

A oficina será realizada em quatro etapas que compreendem uma breve explicação sobre a oficina e de forma simples uma apresentação dos participantes e da instrutora; explicação dos processos que ocorrem no corpo da gestante gerando alguns desconfortos conhecidos durante a gestação, tais como dor na região lombar, edema e cansaço; prática de alguns alongamentos, técnicas de respiração e concentração que podem ser feitos por gestantes para reduzir os desconfortos físicos e emocionais do período; e breve meditação e relaxamento com encerramento da atividade.

O encontro será realizado no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), 5º andar da Secretaria da Saúde.

Currículo da instrutora: Cinthia Benites Pretz é formada em Geografia pela PUCRS (2012) e tem formação em Tantra Yoga pelo Instituto Ánandame (2013), Yoga Clássico pelo Ujjain Yoga Life Society (2015), além de Emotional Freedom Techniques (EFT), radiestesia e em formação como terapeuta Body Talk pelo International BodyTalk Foundation. Há 3 anos coordena aulas de Yoga no espaço Casa Solar Yoga e Consciência, onde é diretora e atua promovendo diversos cursos e wokshops nestas áreas e afins. Ministra aula de Yoga para o Grupo da Maturidade Ativa do Sesc Caxias.

Fonte: Jornal Ponto Inicial


 

Comente