Prêmio Salvador Celia – 5ª Edição

psc-2015-2

salvador-celia

XIII Semana Estadual do Bebê

Modalidade: Áudio

Tema: “O que você faz para o seu filho hoje, vale por toda a vida”

A possibilidade de frequentar atividades múltiplas – nas áreas de promoção de saúde e prevenção de doenças, esporte, recreação, lazer, cidadania, expressão e trabalho – dá à pessoa (bebê, criança ou adulto) uma visão mais integral e a sensação de ser contida, de ser atendida nas suas necessidades, de acreditar em si e poder desenvolver seus potenciais.” (Salvador Celia)

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Ações em Saúde (DAS), por intermédio das coordenações da Atenção Básica e Primeira Infância Melhor (PIM), promove a 5ª Edição do Prêmio Salvador Celia – uma iniciativa voltada à valorização das boas práticas de Visitadores do PIM e Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Agentes Comunitários de Saúde (EACS) junto às famílias e comunidades atendidas.

Este prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido Psiquiatra Infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Como parte das comemorações da 13ª Semana Estadual do Bebê, o Prêmio Dr. Salvador Celia será concedido para sete Visitadores do PIM e para sete equipes da ESF/EACS, conforme regulamento descrito no edital de 2015.

psc-2015-3

Premiação

  • Data: 24 de novembro às 10h
  • Local: Salão Negrinho do Pastoreio (Palácio Piratini), em Porto Alegre.

Discurso de Nilo Edenilson, Visitador do PIM

Nós, Visitadores do Programa Primeira infância Melhor, temos como base o brincar como uma das ações norteadoras do desenvolvimento infantil. A família, como peça principal dessas ações, e a comunidade em que essas famílias e crianças estão inseridas, o ambiente onde ocorrerão essas ações.

O Visitador do PIM, como autor dessas ações, busca desenvolver ações que promovam o desenvolvimento integral da criança através de atividades lúdicas juntamente com a família e com a comunidade, proporcionar momentos de diversão nas brincadeiras com afeto e carinho, trocando experiências. Tudo em prol do desenvolvimento integral da criança.

Muitas vezes a caminhada do Visitador em suas atividades domiciliares é árdua, principalmente quando se depara com situações de extrema vulnerabilidade. Vulnerabilidade esta, ao qual me refiro, não somente a de extrema pobreza, mas sim, vulnerabilidade de atenção, de carinho, de afeto e de esperança em dias melhores. É o que muitas famílias que estão sobre o nosso cuidado vivenciam. É frente a essa realidade que nós, Visitadores, buscamos inspiração e força para seguir em frente, acreditando que fazemos a diferença para as famílias, suas gestantes e crianças.

Para meus queridos colegas de caminhada, faço das palavras de Cora Coralina as minhas palavras, porque carrega em sua fala um pouco do que representamos e somos para as famílias sob nossos cuidados: Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lagrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa do outro mundo, é o que da sentido a vida…

E nós, queridos visitadores, somos tudo isso e muito mais: somos promotores de infâncias felizes. Aos nossos governantes e sociedade peço: continuem a acreditar e investir na infância, garantindo assim, o direto de nossas crianças terem uma PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR.

Nilo Edenilson Liessem Jacinto, visitador do PIM. Discurso realizado no dia 24/11/2015, na entrega do Prêmio Salvador Célia 5ª edição, Palácio Piratini, em Porto Alegre/RS.

Vencedores

PIM

ESF

TV Piratini

Download

Rádio Piratini

Download

Galeria de Fotos

Fonte: rs.gov.br

Mais informações