Programa Criança Feliz/PIM inicia suas atividades em Jaguarão

e257e9e2-d167-47d6-a58d-bc009f1cf2a1

A Prefeitura Municipal de Jaguarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou na manhã desta quinta-feira (22), uma roda de conversa, onde foi dado as boas vindas ao coordenador e às visitadoras dos programa PIM/Criança Feliz.

O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Pindorama e contou com a presença do prefeito Favio Telis, da Primeira Dama e Secretária do Desenvolvimento Social Renata Termesana, do secretário da Saúde, Rogério Cruz, da secretária adjunta Eliz Isquierdo, do presidente da Igreja Batista Independente, pastor Altemir Muniz, representantes do Grupo Técnico Municipal (GTM) e demais envolvidos com o tema.

Os programas, de iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem como objetivo levar orientações para famílias com crianças entre 0 e 6 anos. “O PIM/Criança Feliz irá ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância. Estes programas surgiram como importantes ferramentas que promoverão o desenvolvimento infantil e apoiarão gestantes na preparação para o nascimento”, afirma Renata Termesana.

Um dos pilares do programa são as visitas domiciliares. “O programa também pretende colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias na proteção e na educação das crianças”, complementa Eliz Isquierdo.

Presente no encontro, o secretário Rogério Cruz destacou que o PIM tem orientado famílias de todo Estado. “Os pequenos cuidados ajudam a reduzir desigualdades sociais e geram muito mais oportunidades no futuro e agora com a integração do Criança Feliz, isso se dará de forma mais plena e abrangente”, destaca o secretário sobre a dinâmica do programa implantado no município.

Para o prefeito Favio Telis, no futuro essas orientações farão uma grande diferença, reduzindo a desigualdade e gerando muita mais oportunidades. “Nosso desafio, é mostrar à população que os cuidados na primeira infância são fundamentais para garantir que as crianças tenham melhor desenvolvimento cognitivo, social, educacional e estabeleçam vínculos familiares. Dessa forma, consequentemente, terão um futuro mais promissor”, disse o prefeito.

Fonte: De Com | Prefeitura de Jaguarão