Projeto Sacola de Leitura do PIM de Santa Rosa é destaque na RBS TV

projeto-sacola-de-leitura-santa-rosa

A RBS TV de Santa Rosa produziu matéria para o Jornal do Almoço de edição veiculada na última terça-feira (05) sobre o Projeto Sacola de Leitura do PIM do município. Pelo menos uma vez por semana, as Visitadoras entregam quatro livros para a família ler durante o mês.

O repórter Gelson Waier acompanhou a chegada da Visitadora Márcia Regina Stroff para a entrega dos livros à família de Jane Pinheiro Riffel. “É uma sementinha que tu coloca que vai produzir mais a longo prazo. Eles criam um gosto pela leitura, sentem prazer nisso. Daí, eles inventam, eles botam a mente pra funcionar. Eu acho que é uma forma bem prazerosa e bem saudável”, relatou a Visitadora Márcia Regina Stroff.

Jane afirmou que seu filho Igor “pega um livro e conta várias vezes aquela mesma história, várias versões. (…) Daí, ele quer que eu conte, eu conto pra ele. Parece que ela conseguiu despertar (…) uma criatividade nas crianças. Daí, eles gostam de fazer aquilo com alegria”.

Os resultados são sentidos na prática como o desenvolvimento no vocabulário e também na linguagem além de despertar o gosto pela leitura. As crianças aprendem a ouvir, respeitar regras e, especialmente, a promoção do vínculo afetivo entre os pais e filhos.

E não há idade para começar a contar histórias. Quanto mais cedo melhor “porque é nessa idade que a criança aprende muito. Então, o contar histórias faz com que ela desenvolva a inteligência, a afetividade, a linguagem, porque se conta história desde bebê. Porque nós vimos que é algo importante e que faz com que a criança se desenvolva melhor”, afirmou a representante do Grupo Técnico Municipal (GTM) Edna Fortes.

Projeto incentiva a leitura e a participação da família no processo de aprendizagem


Download
Fonte: G1


 

Comente