Rádio Uirapuru: Passo Fundo adere ao PIM e inicia atendimento

Passo Fundo adere ao Primeira Infância Melhor e inicia atendimento Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. No município, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, desenvolve as ações em alguns bairros da cidade que atendem os requisitos do programa.

O primeiro bairro selecionado para o início das atividades foi o Donária, por ser um local com altos índices de gestantes e crianças, além de apresentar situações de risco e vulnerabilidade social. As atividades são desenvolvidas com visitas domiciliares e comunitárias, realizadas semanalmente, com a intenção de fortalecer competências para educar e cuidar.

Após selecionar e capacitar seus visitadores, o PIM Passo Fundo realizou a busca ativa de famílias e iniciou os atendimentos domiciliares. No total, são 12 visitadores, um monitor, um digitador e um grupo técnico municipal, composto por servidores das secretarias municipais de Saúde, Cidadania e Assistência Social e Educação. Aproximadamente, 200 famílias foram atendidas no primeiro encontro.

O objetivo do programa é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade. A prática desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Fonte: Rádio Uirapuru