Rio dos Índios recebe assessoria técnica - PIM - Primeira Infância Melhor PIM – Primeira Infância Melhor

Rio dos Índios recebe assessoria técnica

Rio dos Índios (1)

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Rio dos Índios, município da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), recebeu assessoria técnica com o objetivo de realizar alinhamento metodológico e fortalecimento do programa Primeira Infância Melhor (PIM) no trabalho desenvolvido pela gestão municipal.

Participaram da reunião, o prefeito do município, Salmo de Oliveira, as técnicas de referência do PIM, Fabiana Racoski, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e Eliana Lira, da 11ª CRS, o secretário de Saúde, Vanderlei Pinto, a secretária de Educação, Lenir Agostini, e a representante da Secretaria de Assistência Social, Marinês do Amaral.

A assessoria também contou com a presença das integrantes dos Grupos Técnicos Municipais (GTM), Marisa Pan, Graziela Zanatta e Joselia Viana, da monitora Elizângela Vassoler e das visitadoras Camila Baginski, Ledinara Bagiski, Junara Figueiro e Zenaide Lorenzi. Todas comprometidas com a qualidade no atendimento.

Rio dos Índios (2)

Para Racoski, o município desenvolve atendimento de referência envolvendo as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social ao utilizar estratégias de trabalho que respeitem a cultura e experiências das famílias. “O convívio semanal com o visitador leva as famílias, crianças e gestantes a uma escuta qualificada sobre suas realidades, o que permite a construção de vínculos de confiança e afeto. Dessa forma, o PIM de Rio dos Índios aborda aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais do desenvolvimento humano”, destacou.

Vassoler ressalta que, na atividade grupal de gestantes, que também conta com a presença das gestantes da área indígena, o PIM do município proporciona um profissional diferente a cada encontro para sanar dúvidas, fazer artesanato e enfeites para os bebês e trazer tranquilidade para as mães. Ao final da gestação, as mães recebem um kit maternidade que auxilia no cuidado com o bebê.

O PIM de Rio dos Índios atua há 12 anos na orientação às famílias. Atualmente, o município conta com 4 visitadoras que fazem visitas semanais para famílias com crianças e gestantes, promovendo o desenvolvimento infantil integral.