RNPI abre inscrições para o EaD de elaboração de PMPI

Estão abertas as inscrições para o curso à distância de “Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância” da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Gratuito, o curso tem duração de três meses e tem como principal objetivo formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais pela primeira infância no Brasil. São 250 vagas disponíveis. Na última edição do curso, 2.420 inscritos disputaram as vagas.

O curso foi construído para pessoas que estão engajadas em construir os PMPI em seus municípios, para gestores públicos, técnicos das secretarias municipais, conselheiros ou integrantes dos conselhos municipais da criança e do adolescente, membros de entidades integrantes da RNPI e membros de organização da sociedade civil.

Para participar é preciso ter disponibilidade para elaborar um plano de ação que contribua para a elaboração, revisão ou implementação do PMPI no município, ter disponibilidade de cinco horas semanais para acessar os conteúdos, ter acesso à internet, um email válido e conhecimentos básicos de navegação.

Os participantes aprenderão no curso como planejar uma cidade amigável para crianças e seus cuidadores, as etapas da construção do PMPI, como formar a comissão que vai escrever o plano. Conteúdos sobre parentalidade, cidades sustentáveis para crianças e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são outros temas. Os participantes recebem uma série de material de apoio para auxiliar seu processo de aprendizagem e impulsionar as ações de construções do plano de seus municípios. Ao final do curso apresentam um plano de ação.

A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. O EaD faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade, desenvolvido pela ANDI – Comunicação e Direitos e patrocinado pela Petrobras. Esta edição do curso também é patrocinada pela Bernard Van Leer. Até 2021 a ANDI ocupa a secretaria executiva RNPI, uma articulação nacional apartidária de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da primeira infância, que reúne 263 instituições.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Fonte: Rede Nacional Primeira Infância