Secretaria da Saúde lança Guia do Pré-Natal na Atenção Básica

Lançado no mês de janeiro deste ano, o Guia do Pré-Natal na Atenção Básica é uma das estratégias da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) para qualificação das Redes de Atenção à Saúde e tem como principal função contribuir nas práticas diárias de profissionais da área. Suporte para tomada de decisões clínicas sobre gestações de risco, o material também indica o papel do Primeira Infância Melhor (PIM) na busca ativa de gestantes.

De acordo com o Guia, o PIM deve contribuir na busca ativa de gestantes, ação na qual o visitador do programa se desloca até uma comunidade para verificar o andamento dos serviços médicos,  reforça as orientações dos profissionais da saúde e encaminha a grávida para a rede de assistência. Esta medida auxilia no cumprimento da regularidade de consultas de pré-natal e na realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, por exemplo. Além disso, o material indica que “o acompanhamento pelos visitadores do PIM pode ser indicado pelas equipes da AB [Assistência Básica], prioritariamente para gestantes em vulnerabilidade social e em gestação de alto risco”.

O Guia do Pré-Natal na Atenção Básica é organizado com os seguintes temas: Saúde sexual e saúde reprodutiva; Abordagem pré-concepcional; Acompanhamento da gestação na Atenção Básica; Estratificação de risco da gestante; Consulta puerperal e Teleconsultoria pelo TelessaúdeRS – UFRGS. O material contou com a participação de diversos setores da SES/RS, assim como o apoio de profissionais de saúde, entidades representativas, conselho profissionais e também de equipe do TelessaúdeRS/UFRGS, que revisou o conteúdo.

O pré-natal é uma assistência médica fornecida a mães e bebês durante os nove meses de gravidez, aborda aspectos epidemiológicos, antecedentes familiares, pessoais, ginecológicos e obstétricos e a situação da gravidez atual. Estes exames laboratoriais visam identificar e tratar doenças que podem afetar mãe e filho.

Disponível em versões digitais e impressas, o Guia será distribuído em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Rio Grande do Sul.

Acesse o link e leia na íntegra o Guia do Pré-Natal na Atenção Básica.

Download