V Seminário Internacional da Primeira Infância

SC-0090-08I-Faixa-PIM

“A Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência”
Dias 24 e 25 de novembro de 2008
Salão de Atos da PUC/RS – Porto Alegre/RS

Palestrantes

  • Christopher Clouder (Inglaterra)
    Co-fundador da Aliança pela Infância, escritor e membro da Sociedade Real de Artes, é o mentor das escolas Waldorf para o Reino Unido e Irlanda Steiner Waldorf Schools Fellowship Ltd.
  • Richard Tremblay (Canadá)
    Professor da Universidade de Montreal e da University College Dublin. Diretor do “Center of Excellence for Early Childhood Development” – Centro de Excelência para o Desenvolvimento Infantil.
  • Jorge Kayano – Instituto Polis/São Paulo
    Médico sanitarista e pesquisador do Instituto Pólis. Coordena a área de Indicadores Sociais e Controle do Orçamento Público; é um dos autores da publicação “Como reconhecer um bom governo?”. Consultor do Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq. 
  • Vital Didonet (Brasil)
    Professor, formado em filosofia e em pedagogia. Mestre em Educação. Especialista em educação infantil. Trabalha há trinta anos em políticas públicas de educação, com dedicação especial à educação infantil. Foi coordenador nacional de educação pré-escolar, no MEC, durante dez anos, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Presidente da OMEP Brasil, Vice-Presidente da OMEP para a América Latina e Vice-Presidente mundial dessa organização. É consultor de diversos organismos nacionais e tem dado consultoria a instituições públicas em diversos países. 
  • Alina Gómez Flórez
    Psicóloga humanista. Consultora da primeira infância do Ministério da Educação Nacional da Colômbia. Coordenadora nacional do “piloto de atenção integral em El entorno familiar”, com a assistência técnica do programa “Educa a tu Hijo”, de Cuba. Directora por 15 anos do Centro de Desarrollo Integral Colorín Colorado. Gerente por 3 anos do Programa Buen Comienzo de La Alcaldía de Medellín (Colômbia). Conferencista nacional e internacional nos temas de desenvolvimento infantil e educação para a primeira infância.
  • Francisco Carrión (Ecuador)
    Economista, há 16 anos trabalha com investigação e gestão do desenvolvimento social público e privado, nos últimos 9 anos dedica-se específicamente à implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da primeira infância como coordenador do setor de ampliação de cobertura do Programa “Nuestros Niños” (MBS/BID) e como Coordenador do setor de Desenvolvimento Infantil e Coordenador Técnico do “Fondo de Desarrollo Infantil” do Equador.
  • Osmar Terra
    Médico, Secretário Estadual da Saúde desde de 2003. Deputado Federal licenciado. Presidente do Comitê para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância (CODIPI) da Presidência da República de dezembro de 2000 a maio de 2001. Presidente da FAMURS de 1997 a 1998. Prefeito de Santa Rosa onde foi o pioneiro na municipalização da saúde no RS entre 1995 a 1996. Superintendente do INAMPS do RGS de 1986 a 1988 dando início à implantação do SUS. Atual Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS.
  • Município de Bagé
  • Município de Engenho Velho
  • Mary Eming Young (Washington)
    Especialista em desenvolvimento infantil ligada ao Banco Mundial. 
  • Magdalena Janus (Canadá)
    Professora associada do Centro Offord de estudos da criança, da McMaster University. 
  • Alberto Concha – OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde
    Médico epidemiologista, cursou a Universidade del Vale, Calli, Colômbia e a London School of Hygiene of Tropical Medicine. Atualmente exerce a função de Assessor Sênior na área de Desenvolvimento Sustentável da Organização Pan-americana de Saúde. Também é o líder da equipe de Prevenção de Violência e Lesões. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais e vem proferindo inúmeras palestras em eventos sobre o tema. 
  • Miriam Diaz – Celep/Cuba
    Pedagoga e mestre em Educação Pré-escolar, Colaboradora do Centro de Referência Latino-americano para a Educação Pré-escolar. Membro do Projeto de investigação “Estudos para o aperfeiçoamento do currículo pré-escolar cubano”.
  • J. Fraser Mustard – Founding President & Institute Fellow (Canadá)
    Presidente Fundador e Membro do Instituto Canadense de Pesquisa Avançada (CIAR). Concluiu seu Mestrado na Universidade de Toronto e seu Doutorado na Universidade de Cambridge. Trabalhou na Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto e na Universidade de McMaster, participando da fundação da nova Escola de Medicina e Ciências da Saúde, onde foi eleito Vice-Presidente das Ciências da Saúde (Medicina e Enfermagem). É autoridade no Canadá em indicadores socioeconômicos para o desenvolvimento humano e saúde, enfatizando o desenvolvimento da primeira infância e o papel das comunidades. Coordenou uma pesquisa para o Governo de Ontário sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (The Early Years Study). 
  • Maria Estela Ortiz Rojas
    Pós-graduada em Currículo Cognitivo na Educação da Primeira Infância, da OMEP (Organização Mundial da Educação Pré-Escolar), estudos sobre estimulação na primeira infância na Universidade Católica Chilena (Chilean Catholic University), e de língua francesa na Metz University na França. 
  • Renato Alves
    Psicólogo. Mestre em Psicologia. Professor e Pesquisador em Transtorno do Estresse Pós-traumático e Violência Doméstica. Coordenador da Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador da Especialização em Terapias Cognitivo-comportamentais do Centro de Terapias Cognitivas – Instituto da Família de Porto Alegre (CTC-INFAPA). Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC). 
  • Maria Tereza Maldonado
    Mestre em Psicologia pela PUC-RIO, onde lecionou no Departamento de Psicologia; membro da American Family Therapy Academy; vice-presidente da ONG Cruzada do Menor; é autora de trinta livros, entre os quais Cá entre nós – na intimidade das famílias (Integrare Editora) e As sementes do amor – como educar crianças de zero a três anos para a paz (Ed. Planeta) . Seu site é: www.mtmaldonado.com.br.

Coordenadores de mesa:

  • Saul Cypel – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
    Professor Livre Docente de Neurologia Infantil pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do Programa de Desenvolvimento Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Neurologista Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Alessandra Schneider – UNESCO
    Psicóloga, Especialista em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Unb. Aperfeiçoamento em “Diseño y Gestión de Políticas y Programas Sociales” pelo Instituto Interamericano para el Desarrollo Social, Washington-DC e em “Early Child Development and Interventions” pelo Center for International Child Health, University College of London, Inglaterra. Oficial de Projetos da Representação da UNESCO no Brasil. Coordenadora do Escritório da UNESCO no Rio Grande do Sul.

Apresentações dos palestrantes

Programação

Dia 24 de Novembro
Horário Programa
8h Credenciamento
9h Abertura solene
10h Momento cultural
10h30 Conferência de Abertura: Christopher Clouder/Inglaterra – O Futuro da InfânciaModerador: Mariza Abreu – Secretária de Estado da Educação
11h30 Lançamento do filme “As origens da agressão”Richard Tremblay – Enciclopédia Virtual – Centro de Excelência para o Desenvolvimento Infantil – CEDJE/CanadáOsmar Terra – Secretário de Estado da Saúde
12h Intervalo de almoço
14h Palestra: Jorge Kayano – Instituto Polis/São Paulo – O Compromisso dos Gestores Públicos com as Políticas de Cuidados e Educação na Primeira Infância
Moderador: Arita Bergmann – Secretária de Estado da Saúde Adjunta
15h Painel: Compartilhando Experiências em Desenvolvimento Infantil
Vital Didonet – Rede NAPI – Plano Nacional pela Primeira Infância
Alina Gómez Flórez – Colômbia – A política educativa da primeira infância na Colômbia: Experiência de atenção integral no contexto familiar
Francisco Carrión – Coordenador Técnico do Fondo de Desarrollo Infantil – Ecuador -Implementação de políticas para o desenvolvimento da primeira infância: os processos competitivos
Experiência Estadual Programa Primeira Infância Melhor – Osmar Terra
Experiências Municipais do PIM – Bagé e Engenho Velho
Moderador: Alceu Nascimento – CEDIPI
17h30 Entrega do Prêmio “Viva Criança”
18h Momento Cultural
Dia 25 de Novembro
Horário Programa
9h Palestra: Avaliação e Monitoramento Inovadores: Impactos na Redução da Pobreza.
Mary Young – Banco Mundial/Washington
Magdalena Janus – Canadá
Moderador: Fernando Schüller – Secretário de Estado da Justiça e Desenvolvimento Social
10h Painel: Indicadores de Qualidade para Avaliação em Desenvolvimento Infantil
Alberto Concha – Organização Panamericana de Saúde – OPAS/Washigton
Miriam Diaz – Programa “Educa a tu Hijo” – CELEP/Cuba – A avaliação do desenvolvimento infantil. Um desafio para todos os envolvidos na educação na primeira infância
Louise Zimanyi – Diretora do Grupo Consultivo – Indicadores para a Primeira Infância
Moderador: Alessandra Schneider – UNESCO/RS
12h Intervalo de Almoço
14h Palestra: Early Child  Development  to Human  Development – Estudo Multicêntrico
Fraser Mustard – Canadá
Moderador: Osmar Terra – Secretário de Estado da Saúde
15h Painel: Pesquisa e Prática em Avaliação de Desenvolvimento Infantil
Sylvana Côté – Universidade de Montreal/Canadá – O que aprendemos sobre programas de intervenção na primeira infância com avaliações de longo prazo.
Nancy Cardia – NEV/USP
Maria Estela Ortiz Rojas – Vice-presidente executiva da JUNJI/Chile
Renato Caminha – Coordenador da Especialização em Psicoterapias Cognitivo – Comportamentais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Moderador: Saul Cypel – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal/São Paulo
17h Conferência de Encerramento: Maria Teresa Maldonado – A Rede Social na Prevenção da Violência
Moderador: Comitê Estadual de Prevenção da Violência
18h Momento Cultural

Folder


 

Comente