VI Dia do Bebê

Semana-do-Bebe

Promoção: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Coordenação: Secretaria Estadual da Saúde do RS, Comitê Estadual para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância (CEDIPI) e Comitê Estadual de Prevenção da Violência.

Secretarias Participantes: Secretaria Estadual da Educação, Secretaria Estadual da Justiça e Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual da Cultura e Secretaria Estadual da Segurança.

Apoio: UNESCO e Prefeitura de POA

Período: 23 a 29 de novembro de 2008

Eventos programados:

VI Semana do Bebê nos municípios com o PIM implantado: mobilização de prefeituras, para realização de atividades artísticas, culturais e de entretenimento.

V Seminário Internacional da Primeira Infância: Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência, dias 24 e 25 de novembro, Salão de Atos da PUC/RS. Público estimado: 1650 participantes.

V Dia do Bebê no Parque da Redenção: 23 de novembro/Parque da Redenção/POA. Público estimado: circulação de 10 mil pessoas.

DIA DO BEBÊ NO PARQUE

23 de novembro de 2008 no Parque Farroupilha – Porto Alegre

O “Dia do Bebê no Parque” consiste em uma comemoração da Semana Estadual do Bebê, que consta da agenda oficial de eventos do Governo do Estado, desde abril de 2003.

A finalidade é mobilizar a sociedade rio-grandense sobre a importância da atenção nos primeiros anos de vida, proporcionando à gestante e crianças de 0 a 6 anos juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, recreativas, informações, serviços na área do desenvolvimento infantil, bem como orientações educativas e preventivas.

O Dia do Bebê no Parque acontece no Parque Farroupilha, em 23 de novembro (domingo) de 2008, das 10h às 13h30.

A programação contou com:

  • Passeata dos bebês
  • Show de Beto Hermann
  • Espetáculos teatrais infantis
  • Desfile de moda infantil com vestuário em materiais recicláveis
  • Atividades circenses e presença de bonecos e mascotes institucionais
  • Apresentação da Banda da Brigada Militar
  • Oficinas de brinquedos, recreação, hora do conto
  • Brinquedos como cama de bolinhas, cama elástica e brinquedos infláveis variados
  • Brincadeiras de expressão artística
  • Espaços para amamentação e fraldário, entre outros
  • Serviços à população: vacinação pólio e rotavírus (mediante a apresentação da Carteira de Vacinação), teste do dedinho, medição, confecção de Carteira de Identidade, outros

Os ambientes são preparados para acolher e integrar pais e filhos.

A promoção deste evento é uma parceria entre diversas instituições não-governamentais, empresas privadas e órgãos públicos, que com sensibilidade e responsabilidade social, atuam para um desenvolvimento infantil saudável.

Este momento simboliza para todos nós, pais, mães, familiares, gestores públicos, profissionais e empresários, mais uma oportunidade para juntos construirmos uma Primeira Infância Melhor, com afeto, cuidados e amor.

Atividades Previstas 

PALCO

(Locutores: paçoquinha da CIA do Riso e Gugu Liberato da Rádio Farroupilha) 

10h às 10h20min – Bloco Afro Odomode – Grupo de dança Afro Sul – dança interativa com crianças e música com percussão afro – oferecido pelo PIM

10h20min às 10h50minShow com Beto Hermann – CD Planetinha Bebê

10h50min às 11h20minSolenidade de Comemoração com autoridades e convidados especiais

11h20min às 12hPasseata dos Bebês acompanhada pela Banda da Brigada Militar e artistas circenses, com malabares, pernas de pau, acrobatas e outros personagens infantis.
12h às 12h10min – Lançamento da revistinha da Guarda Municipal
12h10min às 12h40min
– Desfile de Crianças vestindo roupas trabalhadas com materiais recicláveis feitas pelo Clube de Reciclagem do Morro da Cruz – grupo comunitário com uma proposta social ecológica. O clube se propõe à geração de renda através da reciclagem de tecidos e materiais que outras pessoas colocam no lixo, transformando-os em bolsas e acessórios, é composto por 50 pessoas diretamente, criando e confeccionando (entre elas mães, crianças, adolescentes e avós).

12h40min às 13h – Grupo de Street Dance da EMEF Jean Piaget. Este grupo foi constituído em 2005 dentro do Projeto “Escola Aberta”. É formado por jovens da comunidade tendo como oficineiro, Jean Vedoy Gonçalves. – oferecimento Pref. de POA

13h às 13h30min – CIRCO GIRASSOL – Espaço Secretaria Estadual da Cultura

13h30min às 13h40min – Encerramento com Chegada do Papai Noel e presença de mascotes institucionais – (CIA do Riso)

 

PASSEATA DOS BEBÊS

PASSEATA DOS BEBÊS – Grande momento do evento onde gestantes, bebês e crianças acompanhados de seus cuidadores e pais, desfilam com estandartes, bandeirolas, balões e outros acompanhados pela Banda da Brigada Militar e CIA do Riso com malabares, pernas de pau, personagens infantil, mascotes institucionais e outros. Acompanha este momento também alunos de 4 (quatro) escolas de educação infantil do estado, municípios com o PIM implantado, entre outros grupos.

CIA DO RISO – Personagens interativos – Perna de Pau, palhaço, personagem infantil, sombra, pintura de rosto, estátua viva, Sargento Granada, Doutor Dráuzio Vareta e Animador chamando o público.

ATIVIDADES DE INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

Ônibus do DETRAN de Educação para o Trânsito – Cest Móvel: sessões de vídeo a cada meia hora dentro do ônibus, mesinhas para pintura no palco do ônibus.

Ônibus Brincalhão da Prefeitura de POA

Ônibus Biblioteca – Centro Cultural do SESI

O Circo da E.M.E.F. Antonio Giudice – Os alunos do Giudice formaram um grupo circense onde malabaristas, mágicos e palhaços fazem à alegria do “Admirável Público”!!! – oferecimento Pref. de POA

Brinquedos Infláveis, cama elástica, piscina de bolinha – oferecidos pelo SESC e Pref. de POA

Cães Adestrados da Brigada Militar

PIM DIVERSIDADE – Sizal capoeira – Objetivo é mostrar como a capoeira pode desenvolver de forma lúdica a coordenação motora e colaborar para o desenvolvimento pleno da criança. Brincando de jogar Peteca – grupo indígena do município de Engenho Velho

Folheteria Institucional de serviços, orientações em saúde, informações, eventos, …

Parceiros Voluntários – suporte nas ações do Parque, orientações e informações.

Mascotes Institucionais – Pmzito, Tabaginhos, Sesquito, Mosquito da Dengue, Zé Gotinha, Fera, Bombeirucho.

PROERD – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as Escolas, Pais e Polícia Militar.

SC_0089_08B_Faixa_est_3,2x1

Folder


 

Comente