VII Seminário Internacional da Primeira Infância

YA-0037-10-F-Mesa-3,10x0,70

“Investimento na primeira infância – realidade e evidências”
Dias 23 e 24 de novembro de 2010.
Salão de Atos da PUC/RS – Porto Alegre/RS
Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS

Palestrantes

  • Paolo Fontani (Itália) – Políticas Públicas Integradas de Educação e Cuidados da Primeira Infância: Mestre em Direito, especialista em direito internacional e direitos humanos pela Universidade de Pisa (Itália). Mestre em Educação e Desenvolvimento Internacional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (Reino Unido). Atua na UNESCO desde 1996  De 2000 a 2005 representou UNESCO no Comitê dos Direitos da Criança. Trabalhou na Bósnia, Kosovo, Afeganistão e Caribe. Desde dezembro de 2008 é Coordenador do Setor de Educação da UNESCO no Brasil.
  • Jesus Leonardo Yánez (Holanda) – Oficial de Programa da Fundação Bernard van Leer: Formado em Psicologia e Educação, dirigiu programas de educação e cuidados na primeira infância na academia, na sociedade civil e em organizações governamentais.
  • Sinane Reynaldo Goulet (Estados Unidos): Bebê agitado: Um modelo de visita domiciliar para oferecer suporte a pais sobre problemas comuns infantis – Assistente Social clínica com mestrado em Serviço Social. Por mais de 14 anos, trabalhou com crianças, jovens e famílias, com foco no desenvolvimento típico e atípico. No Instituto Erikson desde 2007, coordena a iniciativa Fussy Baby’s Latino Family Services.
  • Agnès Szanto (França) – A importância do desenvolvimento motor na constituição da personalidade: Formada em Matemática Aplicada e em Psicologia, mestra e doutora em Psicologia Genética. Desde 1968 realiza cursos no Instituto “Emmi PIKLER”, chamado Instituto Lóczy, em Budapeste, Hungria.
  • Jonathan Richard Henry Tudge (EUA): Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento. Professor Titular da University Of North Carolina em Greensboro , Estados Unidos. Com muitos artigos escritos sobre o desenvolvimento da primeira infância em diferentes culturas, incluindo o Brasil, onde colaborou com colegas da UFRGS.
  • Nicholas David Wechsler (Estados Unidos) – Adolescentes e seus bebês: Crescendo juntos: Mestre, especialista em Infância, Diretor para Desenvolvimento de Programa no Ounce of Prevention Fund, em Illinois, EUA.  Desenvolveu, treinou e orientou inúmeros programas para desenvolver relacionamentos seguros entre pais e filhos: de visitas domiciliares, serviços pré-natais, serviços sanitários mentais infantis e supervisão reflexiva.
  • Myrtha Chokler (Argentina) – Olhar e compreender o bebê a partir da Corrente Pikleriana: Doutora em Psicología e Fonoaudiología. Diretora do Instituto Universitario de Investigaciones en Psicomotricidad, da Universidad Nacional de Cuyo. Diretora do curso de Pós Graduação em Desenvolvimento na Primeira Infância da Facultad de Educación de la Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza. Chefe Técnica da Área de Atenção ao Desenvolvimento Infantil da Dirección General de Escuelas, Dirección de Educación Especial de Buenos Aires. Vice presidente da Association Internationale Pikler Loczy.
  • Maite Onochie (Espanha) – Experiências de “Programas de Atenção Educativa não Institucional para a Primeira Infância” na América Latina, inspiradas no modelo cubano “Educa a tu Hijo”: Antropóloga, mestre em Desenvolvimento Internacional da School of African and Oriental Studies, Universidade de Londres, Inglaterra. Atualmente trabalha como Especialista en Desenvolvimento da Primeira Infância no escritório regional do UNICEF para América Latina e Caribe. Iniciou sua trajetória profissional pelo UNICEF em 2005, onde trabalhou como assistente técnico nas áreas de desenvolvimento da primeira infância e educação na Amazônia Venezulana.
  • Ester Mourão Correa (Manaus, Brasil) – Estratégia Chamada Neonatal – O desafio na garantia de direitos da criança na Amazônia: Nutricionista, mestre em Ciência dos Alimentos, Consultora de Projetos do Fundo das Nações Unidas para Infância – UNICEF por meio da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, Coordenadora Estadual de Alimentação e Nutrição/SES AM e Coordenadora Regional da Chamada Neonatal – Amazônia I.
  • Marilena Flores Martins (São Paulo, Brasil) – A importância do Brincar no desenvolvimento infantil: Assistente Social, pós-graduada em animação sócio-cultural, co-fundadora e atual presidente da IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar. Consultora na área do Brincar e de projetos e programas sociais sustentáveis.
  • Edvin Javier Boza Jimenez (Curitiba, Brasil) – Programa Mãe Curitibana: Médico Gineco-obstetra, Coordenador Programa Mãe Curitibana
  • Marcos Kisil (São Paulo, Brasil): Médico, Doutor em Administração. Membro dos Conselhos Administrativos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e do Conselho Diretor da WWF-Brasil (Worldwide Wildlife Fund). Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).
  • Maria Fernanda T. Peres (São Paulo, Brasil) – Proposta de avaliação do programa “Promovendo o desenvolvimento saudável de adolescentes grávidas e seus filhos”: Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

Programa Preliminar

Dia 23 de Novembro
Horário Programa
8h Credenciamento
9h Abertura solene e entrega de computadores e bicicletas a municípios com o PIM implantado
  Momento Cultural – Orquestra Jovem da SJDS/RS
10h Conferência de Abertura: Políticas públicas de educação e cuidados da primeira infânciaPaolo Fontani – UnescoCoordenador de mesa: Arita Bergmann
11h Mesa Redonda:

14:00 – A importância do investimento na primeira infância como política pública  Deputado Federal Osmar Terra

14:40 – Segundo corte avaliativo do Programa Primeira Infância Melhor

Miriam Diaz – CELEP/Cuba

Coordenador de mesa: Maria da Graça Gomes Paiva

12h Intervalo de almoço
14h Painel: Investimentos na Primeira Infância: Projetos11:00 – Investimentos na primeira infânciaSaul Cypel – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – São Paulo

11:20 – A importância do brincar no desenvolvimento infantil

Marilena Martins – IPABrasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar – São Paulo

11:40 – Seleção de projetos para financiamento e a estratégia de investimento específico em projetos voltados a “transição casa-escola” no Brasil

Leonardo Yánez – Fundação Van Leer – Holanda

Coordenador de mesa: Alessandra Schneider

15h20 Experiências GaúchasPainel 1:15:20 – Programa Primeira Infância Melhor em área indígena – Prefeitura de Liberato Salzano/RS15:40 – Atenção à primeira infância junto ao reassentamento de famílias atingidas por barragens. O investimento do município de Esmeralda/RS

16:00 – Projeto PIM Canguru: levando aprendizagem com carinho Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Painel 2:

16:20 – Resgate de uma infância Feliz – Prefeitura de Colinas/RS

16:40 – Ciranda da atenção à saúde da criança – Prefeitura de São Lourenço do Sul/RS

17:00 – Intervenção precoce de leitura – Prefeituras de Tapejara e Erechim

Coordenador de mesa: Leila Almeida

17h20 Investimentos na Primeira Infância: Planos e pesquisas17:20 – Um plano nacional pela primeira infância: estratégia para avançar na atenção integral à criança de até seis anos.Vital Didonet – Rede Nacional Primeira Infância – Brasília17:40 – Proposta de avaliação do programa “Promovendo o desenvolvimento saudável de adolescentes grávidas e seus filhos”

Maria Fernanda Peres – NEV/USP

18:00 – Bebê agitado: um modelo de visita domiciliar para oferecer suporte a pais sobre problemas comuns na infância

Sinane Goulet – Instituto Erikson, EUA

Coordenador de mesa: Vera Ferreira

Dia 24 de Novembro

Horário Programa
9h Palestra: 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: reflexões sobre a garantia da convivência familiar e comunitária.Maria Aparecida Penso – Universidade Católica de BrasíliaCoordenador de mesa: Luciane Escouto
9h40 Apresentação Saltimbancos – Prefeitura de Caxias do Sul
9h40 Painel: Investimentos na primeira infância: Evidências10:00 – Estratégia Chamada Neonatal: o desafio na garantia de direitos da criança na AmazôniaEster Correa – Chamada Neonatal – Amazônia I

10:25 – A influência da cultura e da classe social no desenvolvimento de crianças

Jonathan Tudge – Universidade da Carolina do Norte em Greensboro – EUA

10:50 – Experiências de “Programas de atenção educativa não institucional para a primeira infância” na América Latina, inspiradas no modelo cubano “Educa a tu Hijo”

Maitê Onochie – Escritório Unicef América Latina e Caribe

11:15 – A importância do pai e da função paterna no desenvolvimento do bebê – pesquisas atuais

Victor Guerra – Uruguai

11:40 – Perguntas

Coordenador de mesa: Liése Serpa

12h Intervalo de almoço
14h Momento Cultural – Grupo Instrumental do município de Colinas/RS
14h30 Painel: Investimentos na primeira infância: realidade14:30 – Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas SaudáveisKelma Medina – Ministério da Saúde14:50 – Programa Mãe Curitibana

Edvin Javier Jimenez – Secretaria Municipal de Curitiba/PR

15:10 – Adolescentes e seus bebês: crescendo juntos

Nick Wechsler – Ounce of Prevention Funds – EUA

15:30 – Perguntas

Coordenador de mesa: Beatriz Kulisz

15h50

Mesa Redonda:Olhar e compreender o bebê a partir da Corrente PiklerianaMyrtha Chokler – Instituto Pickler LoczyA importância do desenvolvimento motor na constituição da personalidade

Agnez Szanto – Instituto Pickler Loczy

Coordenador de mesa: Sylvia Nabinger

16h30 ENCERRAMENTO

Cartaz

CartazSeminario


 

Comente