VIII Seminário Internacional da Primeira Infância

I Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares
Dias 23 e 24 de novembro de 2011
Salão de Atos, prédio 4 da PUC/RS – Porto Alegre/RS
Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS

Programação

Palestrantes

  • Nome: Abraham Turkenicz
    Temática: Novas Configurações Familiares
    Currículo: É médico, psicanalista, terapeuta de casais e famílias, autor do livro “A aventura do Casal’.
  • Nome: Adriana Friedmann
    Temática: A história e a contemporaneidade do brincar.
    Currículo: Doutora em Antropologia e Mestre em Educação. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Educação Lúdica no Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Co-fundadora da Aliança pela Infância, palestrante e consultora de várias fundações nacionais e internacionais que atuam na área da Infância. Autora de vários livros sobre o brincar e a infância.
  • Nome: Analice Palombini
    Temática: Experiência de Visitação Domiciliar no Contexto de Acompanhantes Terapêuticos.
    Currículo: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Filosofia pela mesma universidade (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2007). É autora, junto com outros colaboradores, do livro “Acompanhamento terapêutico na rede pública: a clínica em movimento”.
  • Nome: Angél Martinez
    Temática: Antropologia da família.
    Currículo: Professor Titular de Antropologia médica da Universitat Rovira i Virgili (Espanha) e Diretor de Pesquisa da Área da Saúde do Institut d´Infància i Món Urbà. Doutor em Antropolgia (Universitat de Barcelona, UB) e mestre em Psiquiatria Social (minor:epidemiologia) (UB). Professor Associado na Universidade de Barcelona (1995-2001) e Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Perugia, Universidad Nacional Autónoma de México, UFMG, UFSC, entre outras. Atividade científica: metodologia etnográfica em saúde, saúde da infáncia e adolescência, saúde mental, teorias em antropologia médica, políticas sanitárias em Europa e América Latina e culturas amazônicas. Tem sido avaliador de diferentes programas, entre eles o VI Framew ork Programme da União Europea e AlBan de EuropeAid. Em sua produção acadêmica, destaca-se o livro What´s behind the symptom? London & New York, Routledge.
  • Nome: Fernanda Ramos Luz
    Temática: A saúde e o trabalho do cuidador.
    Curriculo: Fernanda Luz, Psicóloga, especialista em saúde pública e Mestre em Psicologia Social – UFRGS, Atualmente sou Assessora técnica da Direção da Fundação Hospitalar Sapucaia do Sul/RS.
  • Nome: Herve Le Guillouzic
    Temática: Visita domiciliar no contexto de violência armada em meio urbano.
    Currículo: Chefe do departamento de saúde do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Rio de Janeiro, Brasil. Responsável da componente saúde pelo projeto piloto do CICV que visa a proteger os moradores das Comunidades vulneráveis dos efeitos diretos e indiretos da violência armada a longo e em curto prazo. Doutor em saúde da família (Paris) e de saúde publica (Londres) com 24 anos de experiência nas áreas da Saúde humanitária na África, Ásia, Europa e América Latina.
  • Nome: Jesus Leonardo Yanes
    Temática: Primeira infância na América Latina
    Currículo: Psicólogo venezuelano. Possui pós graduação em desenvolvimento infantil e intervenção precoce pela Universidade de Victoria, Canadá. È professor nos mais diversos níveis de educação. Diretor Nacional de Educação Pré-escolar e Diretor Geral da Coordenação de Programas para Desenvolvimento Social. Chefe do Departamento de Educação Integral e Pré-escolar da Universidade Católica de Caracas. Coordenou a iniciativa de Efetividade dos programas para a primeira infância da fundação Bernard Van Leer e atualmente é oficial de programas nesta instituição.
  • Nome: Lori Rogmann
    Temática: Impactos dos programas de Visitação Domiciliar nas famílias.
    Currículo: Lori Roggman é professora de Desenvolvimento Humano na Utah State University, especialista em desenvolvimento infantil, relações parentais e visitas domiciliares. Foi Visitadora Domiciliar por 8 anos e tem realizado pesquisas e consultorias em visitação domiciliar nos últimos 15 anos para identificar como os programas de visitação domiciliar funcionam e compartilhar o que aprendeu em seus anos de Visitadora.
  • Nome: Maria Thereza Marcílio
    Temática: Mobilização em prol da primeira infância
    Currículo: Professora graduada em Pedagogia pela UFBA, Mestra em Educação pela Harvard Graduate School of Education, Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância e Gestora Institucional da Avante – Educação e Mobilização Social.
  • Nome: Ricardo Brasil Charão
    Temática: A Visita Domiciliar do Redutor de Danos.
    Currículo: É graduado em História e Teologia. Mestrado em Teologia. Experiência em projetos de redução de danos. Consultor Clínico-Institucional em serviços álcool e drogas. Chefe da Seção de Controle das DST/Aids SES RS.
  • Nome: Ricardo Burg Ceccim
    Temática: Novas formas de produção do cuidado para gestantes e crianças pequenas.
    Currículo: É sanitarista, mestre em educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 1987), doutor em psicologia (processos de singularização na clínica e na cultura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-1997), pós-doutor em Antropologia Médica pela Universitat Rovira i Virgili (Espanha).
  • Nome: Ricardo Paes de Barros
    Temática: Perspectivas Federais para a área da Primeira Infância
    Currículo: Doutor em Economia pela Universidade de Chicago é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 1979, onde desenvolve pesquisas no campo de desigualdade social, educação, pobreza e mercado de trabalho no Brasil e na América Latina. Atualmente é subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
  • Nome: Salvador Herencia
    Temática: Primeira infância: perspectiva das políticas públicas no Peru
    Currículo: Membro do Grupo Impulsor da Iniciativa Cidadã Inversão pela Infância. Diretor da Salgalu Comunicación y Responsabilidad Social
  • Nome: Victor Guerra
    Temática: Fortalecimento da Parentalidade
    Currículo: Psicólogo e Psicanalista. Pesquisador da relação país-bebês. Coordenador e supervisor de grupos de trabalho com a primeira infância.

Apresentações dos palestrantes


 

Comente