XI Encontro Internacional de Educação Infantil Pré-escolar (Cuba)

Aconteceu, de 8 a 11 de julho, o XI Encontro Internacional de Educação Infantil Pré-escolar, evento promovido pelo Ministério da Educação de Cuba e pelo Centro de Referência Latinoamericano para a Educação Pré-escolar (Celep) que reuniu, em Havana (Cuba), 367 delegados de 19 países. Durante quatro dias, os participantes trocaram experiências e reflexões sobre as práticas e desafios para o desenvolvimento integral da infância. Uma delegação de sete profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul participou do evento, que é um dos mais importantes encontros de profissionais, gestores e acadêmicos que trabalham em prol do cuidado com as infâncias.

As profissionais do Rio Grande do Sul tiveram trabalhos selecionados pelo Ministério da Educação de Cuba e apresentaram suas experiências junto com cerca de 180 colegas de vários países. Ao final, sete relatos foram agraciados com o Prêmio Clementina Serra. Entre estes, dois foram do Rio Grande do Sul. O grande vencedor do Encontro foi o trabalho “Educação Popular e Inclusiva com Qualidade”, apresentado por Nilvia Pinto Pereira, prefeita de Torres (RS). O “Primeira Infância Melhor como modelo de acolhimento na Atenção Básica em Saúde”, das consultoras do PIM Giulliana Chiapin e Rochelli Colossi; e a experiência “Projeto Primeira Infância Ribeirinha” – ação inspirada no PIM do RS -, apresentada pela enfermeira Rhamilly Amud, de Manaus (AM), ficaram entre as sete experiências pré-selecionadas que obtiveram a maior pontuação nos indicadores estabelecidos pelo evento.