XVII Semana Estadual do Bebê do RS reforça promoção de direitos na primeira infância

De 23 a 29 de novembro, os gaúchos voltam suas atenções ao desenvolvimento infantil e à promoção de direitos na primeira infância. Isto acontece porque neste período é celebrada a XVII Semana Estadual do Bebê em diversos municípios gaúchos.

Promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e coordenado pela Secretaria da Saúde por meio do Primeira Infância Melhor (PIM), o evento conta com o apoio das secretarias da Educação; da Cultura; do Trabalho e Assistência Social e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos além do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA-RS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

A Semana do Bebê tem como objetivo de mobilizar a sociedade riograndense para a importância da atenção à primeira infância. Em 2019, a Semana do Bebê contará com três atividades: XIII Seminário Internacional da Primeira Infância e VII Encontro Estadual de Visitadores; IX Prêmio Salvador Celia e III CineDebate: Primeira Infância em Foco. Além das ações estaduais, municípios que têm Primeira Infância Melhor implantado também realizam atividades por todo o estado.

XIII Seminário Internacional da Primeira Infância

O XIII Seminário Internacional da Primeira Infância ocorre no dia 25 de novembro das 8h às 18h na Casa da Música da Ospa, em Porto Alegre (Avenida Borges de Medeiros, 1501). Com tema “A Promoção de Direitos na Primeira Infância”, o evento é aberto a toda a população e faz parte da programação da Semana do Bebê.

Este ano, o Seminário conta com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentando o Marco Legal da Primeira Infância no Brasil e palestras das representantes da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), Miriam Pragita; da London School of Economics, Laura Jaitman; da ENSP/Fiocruz, Alexandra Sánchez; da Rede Nacional Não Bata, Eduque!, Amanda Rabello; do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDICA), Ivonete Carvalho, entre outros. O Seminário também conta com apresentação cultural do Grupo Mú, retratando a infância na sociedade moderna.

As inscrições antecipadas estão encerradas. No dia do evento (25), serão abertas inscrições no local a partir das 9h mediante disponibilidade de vagas no local. Este ano, pede-se a doação de um livro infantil que será entregue para a Unidade Materno Infantil do Presídio Feminino Madre Pelletier.

Confira mais informações na página oficial do Seminário (clique aqui).

IX Prêmio Salvador Celia

O Prêmio Salvador Celia visa promover a integração das Políticas de Atenção Primária à Saúde e reconhecer publicamente as práticas de Visitadores do PIM, do PIM/Programa Criança Feliz (PCF) e Agentes Comunitários de Saúde e faz parte das comemorações que marcam a XVII Semana Estadual do Bebê.

A 9ª Edição do Prêmio Salvador Celia tem como tema “Um olhar sobre a primeira infância” e é realizado na modalidade Fotografia. Assim como na edição anterior, neste ano a maior pontuação na categoria Visitador e a maior pontuação na categoria Agente Comunitário de Saúde também receberão como premiação uma viagem para conhecer um programa de visitação domiciliar em outro estado brasileiro como experiência de enriquecimento profissional.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 durante o XIII Seminário Internacional da Primeira Infância. O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

III CineDebate: Primeira Infância em Foco

Como parte das atividades da XVII Semana Estadual do Bebê, será realizado, no dia 28 de novembro às 14h, o III Cine Debate em Porto Alegre. A atividade realizada na Sala Redenção do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS (Av. Paulo Gama,110) visa propor uma discussão sobre a temática da primeira infância a partir de uma obra audiovisual com a participação das equipes municipais do PIM, Programa Criança Feliz e Estratégia Saúde da Família, além de estudantes, trabalhadores, especialistas e de membros da sociedade civil.

No III Cine Debate, ocorrerá a exibição do documentário “Nascer nas Prisões: Gestar, nascer e cuidar”. A obra produzida pela Fiocruz, vinculada à pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões do Brasil, aborda a realidade da maternidade no cárcere nos estabelecimentos prisionais do país.

O documentário produzido em 2017 e dirigido por Bia Fioretti traça um inédito perfil da população feminina encarcerada que vive com seus filhos em unidades prisionais femininas das capitais e regiões do Brasil. Com falas de profissionais e de mulheres privadas de liberdade, a obra aborda as características e as práticas relacionadas à atenção, à gestação e ao parto durante o encarceramento.

A roda de conversa conta com a presença de Sandra Correia, psicóloga do Presídio Feminino Madre Pelletier, especialista em Segurança Pública e Cidadania e mestranda em Psicologia Social e Institucional/UFRGS; Tatiane Bernardes, enfermeira, especialista em Saúde da Família e Primeira Infância e coordenadora do PIM PIA (Primeira Infância Melhor Porto Infância Alegre) – de Porto Alegre; e mediação de Renata Dotta, coordenadora da Política Estadual de Atenção Básica à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional da Secretaria Estadual da Saúde.

Ações municipais realizadas por todo o estado

Durante a Semana do Bebê, equipes do Primeira Infância Melhor entre os 237 municípios com o PIM implantado realizam atividades direcionadas à população em alusão à Semana do Bebê.

Download

Semana do Bebê

A Semana do Bebê teve início em Canela (RS) no ano 2000, por iniciativa de Salvador Celia. O reconhecimento da importância do evento levou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a instituir por decreto as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê no dia 23 de novembro no calendário oficial do Estado a partir do ano de 2003. O Primeira Infância Melhor (PIM) apoia a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.

Durante as comemorações das Semanas do Bebê, o estado do Rio Grande do Sul recebe simpósios, encontros, fóruns e os Seminários Internacionais da Primeira Infância. Os municípios com PIM implantado também realizam Semanas do Bebê anualmente além de comemorações do Dia do Bebê, o que inclui a Passeata dos Bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras e serviços à população como teste do dedinho, orelhinha e visão, verificação de pressão, glicose, vacinas, massagem para bebês e mamães, coleta de leite e doação de sangue, entre outras ações.

Em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser realizada em outras regiões do país.

:: Serviço

  • Primeira Infância Melhor (PIM)
  • Telefone: (51) 3288-5921
  • E-mail: pim@saude.rs.gov.br
  • Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF)
  • Av. Borges de Medeiros, 1501 6º andar – Ala Norte
  • Praia de Belas CEP 90119-900 Porto Alegre/RS Brasil