abril/2023

Destaque

Foto: Jornal Arauto / Guilherme Bender

 

02/04 | Vera Cruz

PIM realiza encontro regional em Vera Cruz

Ocorreu no dia 30 de março o Encontro Regional do Primeira Infância Melhor (PIM). O evento, realizado no salão de festas do Clube Vera Cruz, promoveu debates relacionados aos desafios do Rio Grande do Sul em relação às crianças, palestras sobre saúde mental, compartilhamento de experiências e falas de representantes dos municípios de Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz.

A coordenadora estadual do PIM, Carolina Drügg, fez uma palestra pela manhã, trazendo um panorama sobre a primeira infância no Rio Grande do Sul. A palestrante apresentou, então, as áreas de atuação do PIM no combate destes problemas nas diferentes partes do início da infância. No pré-natal, há a captação de gestantes, realizado através da indicação, principalmente, dos agentes de saúde, vinculação delas à rede de serviços, reforço das prescrições em saúde, reconhecimento de situações que afetam a evolução da gestação, qualificação da atenção em complementariedade as ações da Atenção Primária à Saúde, promoção de uma abordagem que considera os aspectos sociais e de saúde mental, fortalecimento das competências familiares e promoção dos vínculos afetivos. 

 

Foto: AI Prefeitura

 

06/04 | Venâncio Aires

Ampliação do PIM em Venâncio é pauta de reunião com o vice-governador

Atender também às crianças do interior de Venâncio Aires com o programa Primeira Infância Melhor (PIM/Criança Feliz) e uma solução eficiente para os problemas de trafegabilidade da VRS-816: estes foram os principais assuntos levados ao vice-governador pela comitiva de Venâncio Aires, liderada pela vice-prefeita Izaura Landim.

“Tenho certeza que as demandas foram recebidas com um olhar especial do vice-governador, que durante a agenda já solicitou a presença de técnicos do governo nos dois assuntos e encaminhou o acompanhamento das necessidades que apresentamos. O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal deHabitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, da coordenadora do PIM, Andrea de Oliveira, e das visitadoras Brenda Ferreira e Lisiane Gonçalves.

O PIM atualmente desenvolve atividades em dez bairros do município: Gressler, Cidade Nova, Xangrilá, Vila Táta, Loteamento Popular Tirelli, Aviação, Macedo, Batistti, Coronel Brito e Brands.

Foto: Divulgação

 

11/04 | Santa Cruz do Sul

PIM de Santa Cruz do Sul completa quinze anos

Uma iniciativa que faz a diferença na vida das famílias mais vulneráveis, que não parou nem mesmo durante a pandemia  e que já ganhou reconhecimento regional e estadual, tendo recebido premiações em 2012, 2014 e 2020, está completando este ano uma década e meia de atuação em Santa Cruz do Sul. Trata-se, do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), parceria do governo do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que atende gestantes e crianças desde o nascimento até os 6 anos de idade, em seis diferentes bairros da cidade.

O atendimento do PIM acontece desde 2008 e consiste no acompanhamento para questões de saúde, educação e assistência social. O público-alvo são famílias dos bairros Santa Vitória, Bom Jesus, Senai, Santuário e Menino Deus/ Faxinal. Desde janeiro deste ano, com a inclusão do bairro Progresso, o programa ampliou sua área de abrangência e hoje acompanha cerca de 150 crianças e gestantes, proporcionando a elas cuidado integral e integrado a partir de um trabalho intersetorial, junto a rede de serviços do município.

Na avaliação do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Elstor Desbessell, nesses 15 anos de atuação do PIM, muitas ações foram executadas. Ele destaca em especial os grupos de mães e gestantes, por meio dos quais acontecem importantes trocas de experiências. “A metodologia adotada proporciona um espaço seguro para a troca de informações e orientações coletivas, portanto, não é à toa que o programa se mantem durante tanto tempo, ele alcança a finalidade”, disse.

Na época em que o programa entrou em vigor, a Prefeita Helena Hermany acompanhou a evolução das ações e comemorou os resultados alcançados nesses 15 anos de atividades. “O PIM é uma iniciativa com impactos muito positivos na saúde e na educação, que enxerga a infância como aquilo que ela deve ser, ou seja, uma prioridade. Quanto mais cedo investirmos, melhores serão os resultados”, comemorou.

Foto: Divulgação

 

18/04 | Venâncio Aires

Boas práticas na inclusão de imigrantes garante selo da ONU a Venâncio Aires

O trabalho desenvolvido pela Casa de Acolhimento e Atencimentos para Imigrantes, Apátridas e Refugiados de Venâncio Aires recebe, pelo segundo ano consecutivo, o selo MigraCidades, fornecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Trata-se do reconhecimento Boas Práticas em Governança Migratória, concedido aos governos que se dedicam em aprimorar os processos migratórios, no sentido de desenfolver ações de inclusão social aos imigrantes”, destaca o secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim.

O município recebeu destaque pelo trabalho realizado com um grupo de mulheres imigrantes que realiza encontros mensais. O trabalho do grupo teve apoio também do programa Primeira Infância Melhor – PIM, no atendimento aos filhos dessas mulheres.

 

Municípios em ação

Foto: Kátia Melo

06/04 | Taquara

Prefeitura de Taquara realiza encontro com gestantes

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e a Escola Profissional Unipacs, promoveram o evento gratuito “Conversas com gestantes”. O primeiro encontro foi realizado no dia 12 de abril, na Escola Profissional Unipacs, em Taquara, das 14h às 15h. 

Os encontros serão mensais e têm como foco principal proporcionar um grupo de apoio para às gestantes, um momento para tirar dúvidas e agregar mais conhecimento sobre essa fase da gestação. “Abrangerá tudo o que for relacionado à gestação, parto, puerpério e amamentação”, reitera a nutricionista. Todas as gestantes do Município são convidadas a participar, especialmente as que são acompanhadas pelos programas sociais como Bolsa Família e Primeira Infância Melhor – PIM.

Foto: Prefeitura de Santiago

19/04 | Santiago

Grupo Técnico Municipal é constituído para retomada do Primeira Infância Melhor

Santiago está se preparando para retomar o programa Primeira Infância Melhor (PIM), e a primeira reunião para a constituição do Grupo Técnico Municipal já aconteceu. Segundo o secretário de Saúde, Éldrio Machado, a iniciativa vai atender inicialmente 64 famílias selecionadas pelo Cadastro Único, com enfoque prioritário nas gestantes e recém-nascidos.

Na reunião, que ocorreu no gabinete do prefeito, foram apresentados os membros do grupo técnico, que serão responsáveis por coordenar as ações do programa nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento social. O prefeito Tiago Gorski Lacerda e o vice-prefeito Marcelo Piru incentivaram os participantes a realizarem o melhor trabalho possível, recebendo todo o suporte necessário para que isso aconteça.

Segundo Éldrio, o programa PIM é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para o fortalecimento dos vínculos familiares. “Investir na primeira infância é investir no futuro. Com o programa, as famílias receberão todo o suporte necessário para oferecer um ambiente saudável e estimulante para as crianças”, afirmou. Ele ressalta que a retomada do PIM é uma importante iniciativa para Santiago e deve trazer benefícios significativos para as famílias atendidas. Com a constituição do Grupo Técnico Municipal, espera-se que as ações do programa sejam coordenadas de forma eficiente e que os resultados sejam positivos para o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Foto: Jornal Repercussão

19/04 | Rolante

Famílias atendidas pelo PIM e pelo PCF ganham festa de Páscoa em Rolante

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de Rolante promoveu uma festa de Páscoa para as famílias atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), no dia 15 de abril, no Parque da Kuchenfest.

Atualmente 140 famílias são atendidas pelos programas na cidade de Rolante, contando com 9 visitadores fazendo visitas semanais, buscando o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

“Diante dessa realidade, acreditamos ser imprescindível proporcionarmos para essas famílias momentos de lazer, interação familiar e social”, comenta a secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Alzira Rippel.

Segundo o prefeito Pedro Rippel, momentos como este aproximam as famílias entre si e fortalecem o vínculo com a equipe do PIM e do PCF. “Precisamos dar o suporte necessário para que estas famílias tenham, a cada dia, mais qualidade de vida”, salienta Rippel.

Durante o evento foi oferecido um lanche especial para as famílias, música ao vivo e contação de histórias alusivas à Páscoa, brincadeiras, dentre outras atividades.

Foto: PIM Marau

01/04 | Marau

Projeto “Marau que cuida” entrega bolsas de maternidade a gestantes

O programa Primeira Infância Melhor de Marau está desenvolvendo um projeto intitulado “Marau que cuida”, em que realiza ação de entrega de bolsas maternidade às gestantes do município. 

O projeto tem o objetivo de atender todas as gestantes do município e, além da entrega das bolsas, realiza atividades que visam o vinculo entre mãe e filho bem como os cuidados da gestante e bebe. Até o momento já foram atendidas mais de 150 gestantes.

Foto: Prefeitura de Canoas

19/04 | Canoas

Famílias imigrantes recebem doações de fraldas

Gestantes e mães imigrantes atendidas no Programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz de Canoas (PIM/CF) irão receber a doação de pacotes de fraldas descartáveis. A ação foi organizada pela Secretaria de Políticas Transversais, através da Coordenadoria de Igualdade Racial e Imigrantes, e pela Secretaria Municipal da Saúde. Ao todo, as 902 fraldas, de diferentes tamanhos, irão contemplar 19 famílias.

“Essa doação para as mães, que são imigrantes e se encontram em situação de vulnerabilidade social, é de grande valia, além disso, o significado da ação que multiplica o sentimento de empatia, maternagem e resiliência faz transbordar amor num momento dor. Toda equipe do PIM/ CF deseja muita energia positiva para a família e agradece as doações”, destacou a coordenadora do programa PIM/CF, Cristina Muhlen.

Foto: Rádio Aratiba

22/04 | Itatiba do Sul

Professores participam de encontro regional do PIM

Na quarta-feira, 19, foi realizado o Encontro Regional do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, no município de Itatiba do Sul e os professores da Escola Municipal Jubaré de Barra do Rio Azul prestigiaram o evento com muita troca de experiência e conhecimento.

Também estiveram presentes a coordenadora adjunta da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cibeli Lazzari, e a responsável pelo grupo técnico estadual e coordenadora do programa, Eliana Lira, onde ressaltaram a importância do programa tanto para os gestores municipais como para as famílias.

Durante o encontro foi realizado a palestra da equipe do CRR de TEAcolhe Nonoai com o tema: “Um olhar para o desenvolvimento infantil”.

GIRO PELOS MUNICÍPIOS

Foto: Divulgação

13/04| Estância Velha

Estância Velha sedia encontro regional de saúde

Estância Velha foi escolhida para sediar o evento Roda de Conversa: “Violências: como estamos cuidando de crianças, adolescentes e suas famílias em nossos municípios?”. A 1ª CRS – Coordenadoria Regional de Saúde da SES-RS busca abrir um espaço para que os profissionais de saúde possam falar sobre como estão as ações de promoção à saúde e prevenção às violências, bem como sobre os fluxos de atendimento destas situações em cada município. O objetivo é conhecer as realidades locais e proporcionar o compartilhamento e o fortalecimento das ações. 

Participam da atividade representantes dos municípios de Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Portão, Presidente Lucena, São José do Hortêncio e São Leopoldo. Conforme a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Patrícia Rocha, Estância Velha foi escolhida pela localização geográfica e pelo reconhecido trabalho na promoção da saúde. Para participar do evento serão indicados por cada município, três profissionais que tenham afinidade com o tema e que estejam atuando principalmente nas políticas de saúde, como Atenção Primária, Programa Saúde na Escola, Primeira Infância Melhor, Saúde Mental, Saúde da Criança e Saúde de Adolescentes. O evento ocorre no dia 25 de abril, das 9h às 12h, na Câmara de Vereadores.

Foto: Divulgação/CRAS Rolante

05/04 | Rolante

Workshop sobre educação financeira para famílias em Rolante

A Sicredi Caminho das Águas, através de uma Parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, por intermédio da equipe que coordena o programa Primeira Infância Melhor (PIM) e o Programa Criança Feliz (PCF), realizou um workshop sobre educação financeira para população de baixa renda no Centro de Referência de Assistência Social de Rolante no dia 31 de março.

O objetivo do encontro foi dar início à construção de um trabalho com 150 famílias carentes do município que recebem mensalmente os recursos dos programas sociais oficiais dos governos estadual e federal.

“Queremos ajudar essas famílias a utilizar de forma adequada os recursos que recebem, priorizando a aquisição de itens básicos e necessários para que tenham uma melhor qualidade de vida”, comentam a secretária de Desenvolvimento Social, Alzira Rippel e a coordenadora dos programas PIM e PCF, Viviane Geraldo da Silva.

Foto: PIM Marau

01/04 | Marau

Projeto “Marau que cuida” entrega bolsas de maternidade a gestantes

O programa Primeira Infância Melhor de Marau está desenvolvendo um projeto intitulado “Marau que cuida”, em que realiza ação de entrega de bolsas maternidade às gestantes do município. 

O projeto tem o objetivo de atender todas as gestantes do município e, além da entrega das bolsas, realiza atividades que visam o vinculo entre mãe e filho bem como os cuidados da gestante e bebe. Até o momento já foram atendidas mais de 150 gestantes.

Foto: Prefeitura de São Francisco de Paula

14/04 | São Francisco de Paula

Secretaria de Saúde promove capacitação para combate ao Aedes Aegypti

Com um aumento de 47,7% dos casos de dengue no Brasil em relação a 2022, órgãos de saúde se unem em busca de medidas de combate ao Aedes Aegypti. A Secretaria de Saúde de São Francisco de Paula promoveu, no último dia 12, a primeira etapa do curso de capacitação no combate ao mosquito, com o tema: “Cuidado, educação e comunicação em saúde”. Visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM) e Agentes comunitários de Saúde (ACS) receberam a formação, que aconteceu sob orientação da Secretaria Estadual da Saúde e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde e da Divisão da Atenção Primária a Saúde. 
 
O objetivo da capacitação é consolidar o conhecimento sobre as ações de educação em saúde, a fim de garantir que os profissionais possam fornecer orientações eficazes de combate à dengue, como sobre a importância de identificar possíveis criadouros do vetor nos imóveis, além de poder auxiliar, orientar e supervisionar os moradores na eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

Os visitadores e agentes também foram treinados para apoiar na identificação dos sintomas e casos suspeitos de arboviroses com encaminhamento para as Unidades de Saúde. O curso está sendo ministrado pelo agente de combate as endemias (ACE) Emerson Mücke como atividade do programa “Saúde com Agente” do
Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação

17/04 | Teutônia

Formação sobre a TEA reúne mais de 550 profissionais em Teutônia

A Prefeitura de Teutônia realizou, no dia 15 de abril, uma formação para professores, estagiários, monitores, supervisores, orientadores e equipes diretivas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Municipais de Turno Inverso, Escolas de Educação Infantil, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), profissionais do Serviço Municipal de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (Semear) e Primeira Infância Melhor (PIM). O encontro aconteceu no Centro Evangélico Martin Luther, em Languiru.

A formação foi ministrada por Elysa Zart e Fabiana Eloisa Mugnol. Elysa é terapeuta ocupacional, especialista em reabilitação e inclusão e integração sensorial de Ayres, autora do projeto para pais “Meu filho tem um diagnóstico, e agora?” e “Meu aluno é TEA, e agora?” e formada em distúrbios alimentares. Elysa apresentou a palestra “Teresa, a menina simpática, sensível, inteligente e com um perfil curioso”.

Já Fabiana é pediatra, especialista em neurologia infantil e fellowship em cirurgia da epilepsia, mestre em psiquiatria e comportamento humano, professora de curso de especialização em TEA, membro da atual diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, pós graduanda em psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência e em TEA. Fabiana apresentou a palestra “Um olhar às individualidades do TEA da primeira infância à vida adulta”.

Foto: Prefeitura de São Sebastião do Caí

19/04 | São Sebastião do Caí

Criação do Centro de Desenvolvimento Multidisciplinar Caiense amplia atendimentos

Em outubro do ano passado iniciaram os atendimentos de Fonoaudiologia junto ao prédio onde também funciona o PIM (Primeira Infância Melhor). Até então, os atendimentos eram prestados em consultório, junto ao Centro Médico Pieretto, por 8 anos.

Com a abertura do espaço do CAPS Infanto-Juvenil, a demanda aumentou bastante e foi necessário montar um novo espaço, com estímulos e equipamentos adequados ao atendimento especializado e terapias específicas voltadas ao público com diagnóstico de Autismo. Essa necessidade tem aumentado, acompanhando as estimativas mundiais, bem como as demais demandas de reabilitação fonoaudiológica.

Hoje o Centro de Desenvolvimento Multidisciplinar Caiense com uma equipe de 4 fonoaudiólogos que atendem via SUS, realizando o teste da orelhinha, orientação quanto à amamentação, estimulação de linguagem, avaliação e terapia de fala, linguagem infantil, adulto e idosos (pós AVC, traumatismos cranianos, pós cirúrgicos); terapia de problemas vocais, reabilitação da deglutição; reabilitação do equilíbrio, terapia ABA Naturalista, contando com a avaliação e terapia em todas as fases da vida, tanto no espaço preparado especificamente para esse público, quanto atendimentos domiciliares, pelo programa Melhor em Casa.

Para o prefeito Júlio Campani, a criação do Centro de Desenvolvimento Multidisciplinar Caiense é uma importante conquista para São Sebastião do Caí e é o resultado dos esforços da administração municipal que está sempre trabalhando para atender cada vez melhor as demandas da população, inclusive contratando mais profissionais, visando ampliar e qualificar ainda mais a capacidade de atendimento para a comunidade.

PROCESSOS SELETIVOS

03/04 | Passo do Sobrado

Prefeitura de Passo do Sobrado publica edital para Visitador do PIM

A Prefeitura de Passo do Sobrado tornou público, no dia 03 de abril, edital para formação de cadastro reserva para Visitador do Primeira Infância Melhor. A carga horária semanal é de 30 horas e a escolaridade mínima é ensino médio completo.

Na ocasião da contratação, esta poderá ocorrer por seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

27/04 | Santa Cecília do Sul

Abertas inscrições para capacitação de candidatos a visitantes do PIM em Santa Cecília do Sul

Abertas as inscrições para a capacitação de candidatos à vaga de visitador do Primeira Infância Melhor (PIM). Pessoas interessadas poderão realizar a inscrição até o dia 5 de maio na recepção da Prefeitura.

A capacitação terá duração de 40 horas e será ministrada pelo Grupo Técnico Municipal do PIM.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.