maio/2022

PIM CONTRA AEDES

Foto: Divulgação

18/04 | Imbé

Ação busca conter possíveis criadouros do mosquito da dengue

A Prefeitura de Imbé iniciou na segunda-feira (18/04) a ação “Varredura Contra a Dengue”, que reuniu equipes formadas por agentes de combates a endemias, agentes comunitários de saúde (ACS) e visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) num processo de checagem de casas do município para levantar situações que possam estar relacionadas a dengue e realizar a avaliação do ambiente.

“A ação visa a fiscalização do ambiente, assim como a facilitação ao acesso das residências, tendo em vista que os ACS e os visitadores do PIM já conhecem muitas famílias”, explicou a coordenadora da Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roqueli Matos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rolante

12/04 | Rolante

Equipe do PIM de Rolante participa de formação sobre ações de prevenção contra a dengue

A equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) participou de uma formação sobre ações preventivas contra a dengue, na Secretaria de Saúde de Rolante, no dia 30 de março.

A formação, coordenada pela agente de combate a Endemias, Cátia Ruppenthal, e pela integrante do Grupo Técnico Municipal, enfermeira Adriana Góis, teve como objetivo orientar a equipe a difundir o conhecimento da prevenção do desenvolvimento de larvas e mosquitos da dengue nas residências atendidas pelo PIM.

Destaques

Foto: Divulgação/SES

 

29/03 | Canoas

Encontro lembra os 18 anos do PIM em Canoas

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou na manhã da terça-feira (29/03) do 2º Encontro Intermunicipal Primeira Infância Melhor / Criança Feliz – Importância de Políticas Públicas para a Primeira Infância.

Canoas foi um dos primeiros municípios a aderir ao programa, que em 2022 completa 19 anos no município. Desde a implantação, atendeu 1.817 pessoas. “Não tem como não lembrar os 18 anos do PIM. Canoas foi o primeiro município gaúcho a implantar o Programa Primeira Infância. Temos no município um espelho de boas práticas e certamente voltará com mais visitadores”, disse a secretária Arita Bergmann.

Foto: Thales Ferreira

 

15/03 | São Leopoldo

São Leopoldo assina a criação do PIM

Na segunda-feira, 14 de março, foi assinado o decreto de criação do programa Primeira Infância Melhor (PIM). O prefeito destacou a importância da transversalidade da política pública que deve ser feita por todos os setores para atingir toda a população.

“Nós sempre trabalhamos com o viés da prevenção, nossa lógica na saúde é a prevenção, e esse projeto vai diretamente ao encontro dos nossos esforços de cuidado, procura e dedicação ao bem estar das pessoas da nossa cidade e principalmente das crianças que são o que temos de mais importante”.

Coragem no braço,

amor no peito.

Foto: Divulgação

27/03 | São Sebastião do Caí

Dia D foi um sucesso no Caí

Foi um sucesso o Dia D realizado no dia 26 de março em São Sebastião do Caí. Integrando a programação do Março Lilás, que é em alusão à prevenção do câncer do colo de útero, a Secretaria Municipal da Saúde e da Família preparou várias ações de incentivo especial à prevenção e aos cuidados com a saúde da mulher e também para adultos e crianças.

Foto: Divulgação

11/03 | São José do Norte

SMS de São José do Norte realiza aplicação de segunda dose da vacina contra Covid-19 em crianças

Na quinta-feira, dia 10 de março, crianças que tinham a segunda dose da CoronaVac com prazo até quatro de março foram vacinadas. A tarde de vacinação infantil foi realizada no Ginásio de Esportes Mário Malta. A ação desenvolvida foi articulada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entre setores, como a Vigilância Epidemiológica, as ESFS e, também, contou com participação de integrantes do Primeira Infância Melhor (PIM), que divertiram todas as crianças presentes no local de vacinação. 

Municípios em ação

Foto: Divulgação

01/05 | Bom Retiro do Sul

Projeto oferece ensaio fotográfico a gestantes

O projeto Retrato de Amor propõe ensaios fotográficos para mulheres grávidas assistidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (CF). De cunho social, a iniciativa surgiu em 2020 e já presenteou 16 gestantes com as fotos.

Todas as mulheres registradas no Cadastro Único, destinado a famílias em extrema pobreza, e que são atendidas nos programas podem participar de forma gratuita. Os ensaios ocorrem nos pontos turísticos da cidade, como a Barragem Eclusa, que possibilita vários cenários para registrar a espera dos filhos.

Foto: Divulgação

 

27/04 | Teutônia

#TamoJunto promove capacitação para a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Teutônia

Na terça-feira (26), comissão do Projeto #TamoJunto, por meio das Secretarias de Assistência Social e Habitação e de Saúde, promoveu um encontro com os serviços e demais parceiros que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Teutônia, incluindo a presença de visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM). Com o propósito de capacitar e fortalecer os serviços, trazendo conceitos legais e desmitificando mitos sobre a violência doméstica, as capacitações integram o cronograma de planejamento do projeto para o ano de 2022. No decorrer do encontro, cada serviço teve a oportunidade de explicar o seu papel diante de situações de violência doméstica, seja através de encaminhamentos ou intervenções, a fim de contribuir para a prevenção e combate deste tipo de violência.

Foto: ASCOM / Prefeitura de Santa Cecília do Sul

 

26/04 | Santa Cecília do Sul

Inicia capacitação para trabalhar com primeira infância em Santa Cecília do Sul

Na segunda-feira, 25/04, teve início a capacitação para as pessoas que realizaram inscrição e demonstraram interesse em trabalhar com o PIM no município de Santa Cecília do Sul.

Na oportunidade, Leonardo Panisson, prefeito em exercício, participou da abertura da atividade, junto com as secretárias da Saúde, Educação e Assistência Social e o Grupo Técnico Municipal.

Foto: Divulgação

13/04 | Caxias do Sul

Busca Ativa Escolar entrará em ação no município

O Executivo Municipal de Caxias do Sul atuará junto ao projeto no combate à evasão escolar e na garantia da inclusão de crianças e adolescentes na rede de ensino.

Na manhã de segunda-feira, 11, o Executivo Municipal esteve reunido com representantes do COMDEDICA, do PIM, do Conselho Tutelar e do Programa Criança Feliz, além de gestores escolares e agentes comunitários de saúde para tratar sobre a implantação do Busca Ativa Escolar. 

Na ocasião, o programa Busca Ativa Escolar foi apresentado aos servidores que atuarão como agentes comunitários dentro desse projeto, que está em fase de implementação. O objetivo do Busca Ativa é combater a evasão escolar e também garantir que todas as crianças, a partir dos quatro anos de idade, estejam matriculadas e frequentando a escola, em cumprimento com a legislação brasileira. 

Foto: Prefeitura de Rolante

12/04 | Rolante

PIM Rolante desenvolve projeto de consciência ambiental

Em Rolante, o PIM está desenvolvendo um projeto de consciência ambiental com as famílias atendidas, por meio da distribuição de folder informativo e orientação sobre a organização dos materiais recicláveis, os não recicláveis e orgânicos. Bem como distribuição de folders de conscientização do descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas, em função de que esses objetos possuem substâncias altamente tóxicas que podem contaminar o solo quando não descartados de forma correta, causando problemas à saúde das pessoas. Além disto, visitadores fizeram várias atividades lúdicas com as crianças, utilizando materiais recicláveis.

Foto: Divulgação

07/04 | Rio Grande

Secretaria mobiliza equipes em ação no Dia Mundial da Saúde

A Secretaria da Saúde do Rio Grande levou equipes de vários programas para uma ação programada para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado na quinta-feira (07/04). As ações são uma forma de informar ao público sobre os serviços gratuitos ofertados pelo governo do Rio Grande por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os programas da Secretaria presentes estavam o da Saúde da População Negra, Saúde indígena, Hiperdia (pressão e HGT), Urgência e Emergência, PIM, Programa de Fisioterapia, Programa Nutrição, educadores físicos, Programa Vida Ativa, IST e vacinação.

Foto: Bibiana Ribeiro Mendes

31/03 | Caxias do Sul

Parceria com ONG realiza treinamento para equipes do PIM em Caxias do Sul

Ação no município trabalha prevenção da violência doméstica. A prefeitura e a FAS estiveram reunidas na quarta (30/03) com a ONG Promundo, quando trataram do andamento da parceria da ONG com o município. Está sendo trabalhado na cidade o Programa P, ação da ONG que disponibiliza estratégias e atividades para engajar os homens na paternidade e no cuidado, envolvendo-os desde a gravidez até a primeira infância de seus filhos. Nesta semana, ocorreu uma nova etapa do processo, com um segundo treinamento das equipes do PIM, que abrange equipes da FAS e das Secretarias da Saúde e da Educação.

Foto: Divulgação

25/03 | Viamão

Saúde, Educação e Assistência Social iniciam capacitação aos candidatos a visitadores do Criança Feliz / PIM

Na manhã do dia 25, teve início a capacitação para os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado para contratação e cadastro reserva de bolsistas/visitadores para atuarem nos programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor.

Foto: Divulgação

24/03 | Serafina Corrêa

Serafina Corrêa participa de encontro regional do PIM

As integrantes do Grupo Técnico Municipal do PIM participaram do encontro, na 6ª CRS, em Passo Fundo, realizado na quinta-feira (17/03). Além de receber informações sobre a nova forma de financiamento do PIM, trocar experiências com os municípios presentes que desenvolvem o PIM, o evento contou com a presença de representante do GTE do PIM e da Coordenadoria Regional de Saúde. Além de apresentar o trabalho desenvolvido em Serafina desde 2017, as participantes revisaram os dados municipais e buscaram esclarecimentos sobre metas do programa, que tem bom resultado entre as famílias.

Foto: Prefeitura de Sapiranga

23/03 | Sapiranga

Visitadoras do PIM de Sapiranga recebem capacitação

O fim de março foi marcado pela capacitação para as novas visitadoras do PIM de Sapiranga, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Na tarde de terça-feira (22), ocorreu o primeiro encontro no miniauditório da Secretaria Municipal de Educação e que contou com a presença das secretarias de Saúde, de Educação e de Administração Fazendária, além da coordenação do PIM municipal e dos membros do Grupo Técnico Municipal e monitores do programa.

Foto: Assistência Social de Estrela

11/03 | Estrela

Secretarias da Saúde e Assistência Social de Estrela promovem visitas especiais

Ao longo da semana do Dia Internacional da Mulher, os programas PIM e Criança Feliz de Estrela comemoram o Dia Internacional da Mulher com visitas especiais. Nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde e a Assistência Social de Estrela, além das tradicionais rotinas dos atendimentos, habituais visitas e orientações, as mulheres foram surpreendidas com presentes para marcar a data.

Giro pelos municípios

Foto: Divulgação

28/04 | Bagé

Aniversário do Caí tem intensa programação

No mês de abril, as visitadoras do PIM/PCF deram início à distribuição dos kits de literacia familiar. A ação faz parte do projeto “Conta pra Mim.” O projeto desenvolvido pelo MEC orienta, promove e estimula a literacia familiar, como a prática da leitura em voz alta feita pelos adultos às crianças, preparando-as para o ciclo de alfabetização. Não se trata de alfabetizar precocemente as crianças, mas de promover, por meio de atividades lúdicas, o desenvolvimento da oralidade, contatos com a escrita, etc. Bagé é o único município no estado do RS convidado pelo MEC a aderir ao projeto. Com o trabalho integrado entre a Secretaria de Saúde e Smasi, toda equipe é capacitada e tem certificação para realizar as atividades sugeridas pelo Ministério.

Foto: Divulgação

27/04 | Teutônia

Profissionais da saúde de Teutônia realizam capacitação sobre o Autismo

Na segunda-feira (25/4), a Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação referente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O treinamento foi direcionado aos profissionais de saúde da rede pública do município. 

Participaram os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, assim como, a equipe do PIM e Serviço Municipal de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (SEMEAR).

Foto: Divulgação

26/04 | Sede Nova

Programação alusiva ao aniversário de Sede Nova inicia nesta terça-feira

A programação alusiva ao aniversário de 34 anos de emancipação de Sede Nova começou na terça-feira (26). As atividades envolvem os alunos e famílias das escolas da rede municipal de ensino. Em parceria com o SESC, serão oportunizados brinquedos do projeto RecreArte. Serão contemplados estudantes e crianças que integram o programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Foto: Divulgação

18/04 | São Sebastião do Caí

Feiras da Saúde e do Livro vão movimentar os 147 anos do Caí

Para comemorar a Semana de Aniversário de São Sebastião do Caí, foi preparada uma série de atividades com uma programação especial nas áreas da saúde, cultura e várias outras atrações para toda a família. Os eventos, como as Feiras da Saúde e do Livro, marcam o retorno das atividades presenciais, mais um motivo para comemorar o aniversário da cidade.

A programação da Feira da Saúde inclui atividades lúdicas com a equipe do Primeira Infância Melhor (PIM), vacinação contra a gripe para maiores de 60 anos e Feira de Artesanato na Praça da Matriz. 

Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai

18/04 | Humaitá

I Feira Municipal da Saúde é realizada em Humaitá

A Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá promove a I Feira Municipal da Saúde, onde serão realizados procedimentos como aferição da pressão arterial, solicitação de exames de hemoglobina glicada aos diabéticos, orientação odontológica, saúde mental, alimentação saudável, vacinação da gripe para idosos, orientação sobre a dengue, práticas integrativas, atividades com o programa Primeira Infância Melhor e avaliação multidimensional dos idosos.

Foto: Divulgação

01/04 | Teutônia

PIM de Teutônia recebe nova sala e brinquedoteca

A administração municipal de Teutônia inaugurou, na sexta-feira (1º), a nova sala do PIM e a criação da Brinquedoteca, que recebeu o nome de Cátia Tamara Goldmeyer. A ampliação e reformulação do espaço, localizado na sala 19, do Centro Administrativo Municipal, era uma demanda antiga da equipe de visitadores do PIM. A sala onde o programa é realizado recebeu melhorias a fim de ofertar um espaço mais organizado, acolhedor, facilitando o trabalho da equipe, com o objetivo de possibilitar o atendimento dos visitadores de forma grupal e individual.

Além das melhorias na sala, o visitador Nilo Liessem, que ganhou o “Prêmio Parentalidade de Boas Práticas de Visitadores Domiciliares durante a pandemia”, no ano de 2020, teve a nobre iniciativa de doar o valor que recebeu para aquisição de brinquedos a fim de criar a Brinquedoteca do PIM, que recebeu o nome de Cátia Tamara Goldmeyer, como forma de homenagear a visitadora que integrou a equipe por mais de 11 anos, e que faleceu em 2021.

Foto: Douglas Rosa/PMG

30/03 | Gravataí

Gravataí participa de encontro intermunicipal do PIM/PCF

Integrantes do Programa Bebê Saúde / Primeira Infância Melhor de Gravataí estiveram na tarde da terça-feira (29), participando do 2º Encontro Intermunicipal PIM/Criança Feliz, no município de Canoas. Durante o encontro, foram colocados os principais desafios do PIM em nível estadual e cases de sucesso, sendo um deles o de Gravataí, que, atualmente, conta com uma equipe de 20 visitadores e atende 450 famílias no município.

Foto: Divulgação

23/03 | Fontoura Xavier

Gestores da Saúde e Assistência Social participam de encontro regional do PIM

Na quinta-feira (17), estiveram no auditório da 6ª CRS, em Passo Fundo, secretários municipais e membros do Grupo Técnico Municipal do PIM para participar de encontro com a coordenação estadual e regional do PIM. O objetivo do encontro foi avaliar o panorama do PIM em cada município que integra a 6ª CRS. Na oportunidade, cada município apresentou o trabalho em desenvolvimento do programa, ressaltando os avanços e dificuldades pós- pandemia dentro de cada realidade dos municípios. Foram também discutidas as alterações ocorridas a partir de novas portarias do ano 2021 com o intuito de fornecer apoio aos municípios.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.