Agosto/2021

Nova adesão

07/07 | Taquara

Campanha literária é lançada pelos programas PIM e Criança Feliz de Taquara

Com o intuito de estimular a fala, a escrita, a criatividade, promover o desenvolvimento infantil na aprendizagem e trabalhar o vínculo da família com a criança, os programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM) de Taquara lançam a Campanha Literária com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A intenção é arrecadar livros com temas infantis para as crianças assistidas pelos programas.

Maio Laranja

 18/05 | Taquara

Maio laranja: ação educativa alerta sobre violência sexual infantil em Taquara

O município de Taquara promoveu uma ação educativa alusiva ao 18 de maio, dia nacional da prevenção da violência infantil e abuso sexual de crianças e adolescentes. A atividade acontece através de parceria formada pela  Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. A ação se estende até sexta-feira (21/05). 

27/05 | Hulha Negra/Candiota

Campanha Maio Laranja alerta para combate ao abuso e exploração sexual infantil

Na região de Hulha Negra e Candiota, foram realizadas ações para lembrar a data e alertar a população sobre a situação. No município de Hulha Negra aconteceu uma ação educativa e preventiva, organizadas pelas conselheiras tutelares, com entrega de material e conversas com a população da cidade. Já em Candiota, a Secretaria de Assistência e Inclusão Social do município, entregou folders de orientação relacionado ao tema.

/07 | Bagé

PIM/PCF Bagé homenageia os 210 anos da Rainha da Fronteira

No dia 17 de Julho, a cidade de Bagé completará 210 anos. Durante a semana as Secretarias Municipais promoveram diversas atividades homenageando o município.
Nas visitas, os assistidos do PIM/PCF e suas famílias realizaram atividades relacionadas à história de Bagé, onde puderam aprender sobre as lendas, símbolos e pontos turísticos da cidade. Também foi promovida, na recepção do prédio central da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, uma exposição com as atividades realizadas. A ação visou expor o trabalho que é desenvolvido pelas visitadoras nas casas dos assistidos com brincadeiras lúdicas em homenagens ao aniversário da Rainha da Fronteira.

16/07 | Carazinho

O simples que encanta e traz resultados às crianças do PIM e Criança Feliz de Carazinho

Conforme a GTM do PIM/Criança Feliz, Carolina da Cruz, promover o desenvolvimento integral na primeira infância é o principal objetivo do programa. No entanto, os atendimentos que ocorriam por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo realizados periodicamente as famílias com gestantes e crianças menores de seis anos, em função da pandemia, tiveram que ser interrompidos por segurança.

Mas como em diversos setores, que igualmente sofreram com as restrições impostas pela Covid-19, alternativas tiveram que ser buscadas para que o resultado de um trabalho tão importante não fosse comprometido, e foi exatamente o que fez a capacitada equipe do PIM e Criança Feliz.

“Como muitas famílias não possuem condições para desenvolver as atividades e tarefas, pensamos em organizar um kit contendo materiais lúdicos que auxiliam e servem de apoio para realizá-las. Montamos o kit com apoio e doação das secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação, contendo: giz de cera, massa de modelar, lápis de cor, pincel, tinta guache, lápis, caneta, apontador e pasta”, explica Carolina.

03/05 | Rolante

PIM e PCF realizam campanha para arrecadar agasalhos em Rolante

Os programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM), são desenvolvidos junto às Secretarias de Assistência Social, Habitação e Participação Popular. Por meio de visitação domiciliar, os programas atendem cerca de 100 famílias em diversas localidades do município de Rolante. Pensando em uma maneira de auxiliar essas famílias, a coordenação do PIM e do PCF locais, em parceria com suas equipes, desenvolveram, no começo de maio, o projeto de doação de roupas intitulado: “Quem ama reparte”. A ação tem o objetivo de beneficiar gestantes, bebês e componentes da rede familiar das crianças atendidas.

As equipes foram em busca de apoiadores que gostariam de ajudar, arrecadando muitas doações que proporcionaram a montagem de kits com roupas de bebê e fraldas.

As doações foram organizadas em caixas, conforme as necessidades relatadas pelas famílias. Desde o início do projeto, aproximadamente 70 famílias já foram atendidas, porém os pedidos cresceram muito devido às baixas temperaturas dos últimos dias.

22/06 | Bom Retiro do Sul

Nova equipe começa a atuar pelos programas de Bom Retiro do Sul

Os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e o Criança Feliz (PCF), de Bom Retiro do Sul, estão com novas visitadoras. As novas integrantes dos programas foram contratadas por meio de processo seletivo e já concluíram o período de capacitação para iniciar os trabalhos.

Sob a coordenação da supervisora e integrante do Grupo Técnico Municipal do PIM, Camila Maria Oliveira, e da monitora, Bruna Cardoso, o PIM está em atuação no município desde o ano de 2018. Cerca de 100 famílias são assistidas atualmente.

01/05 | Canoas

Canoas recebe novas visitadoras do PIM/PCF e promove Workshop

No mês de maio, o PIM/PCF recebeu 04 novas visitadoras para atuar no bairro Mathias Velho. Inicialmente, 51 famílias serão atendidas
pelo programa. Ainda neste mês, as gestoras Lutiane Novakowski, Carmen
dos Santos e Vanessa Rehermann, realizaram o primeiro workshop do
PIM/PCF Canoas, em parceria com o RH e a SMC. A primeira edição contou com a participação de 19 estudantes das áreas afins do programa.

12/07 | Alvorada

PIM de Alvorada firma parceria com EMATER para desenvolver ação social

No dia 12 de julho a equipe do PIM, em parceria com a EMATER, visitou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Alvorada, para dar início ao projeto das hortas domiciliares. Trabalhando em conjunto, a o grupo de trabalho encheu mais de 120 sacos de ração com um substrato orgânico. Estes sacos serão enviados a 12 famílias que servirão piloto no projeto das hortas.

PIM completa 11 anos em Erechim

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), no ano de 2021, completou 11 anos de atuação como política pública em Erechim. Desde sua implementação o programa busca somar na construção do desenvolvimento integral das crianças de zero à seis anos de idade, promovendo uma transformação única nas famílias que são atendidas pelo PIM e deram os primeiros passos junto à ele.

21/06 | Caxias do Sul

PIM de Caxias comemora 16 anos

No dia 20 de junho, o Programa Infância Melhor em Caxias do Sul completou 16 anos de existência e, para marcar a data de forma especial, as equipes editaram um vídeo comemorativo ao aniversário. O programa é intersetorial, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Fundação de Assistência Social.

As intervenções do PIM junto às famílias ocorrem através de visitas domiciliares semanais e atividades comunitárias às famílias, visando o fortalecimento de suas competências para educar, cuidar e proteger suas crianças. Além disso, favorece intervenções centradas na cultura, experiências, necessidades, desejos e interesses de cada família.

01/07 | Canoas

PIM Canoas lança informativo em alusão aos 18 anos do programa no município

Neste ano, o programa Primeira Infância Melhor (PIM) do município de Canoas, completa 18 anos de atividades. Em alusão ao aniversário, a equipe municipal criou um material informativo publicado mensalmente no Facebook do PIM/Criança Feliz municipal. A organização e edição do material é feita pela coordenadora, Lutiane Novakowski, com o apoio do GTM e das estagiárias do programa.

31/05 | Canoas

Prefeitura de Canoas realiza workshop sobre os programas Primeira Infância Melhor/Criança Feliz

No dia 27 de maio, ocorreu o primeiro workshop dos programas Primeira Infância Melhor/Criança Feliz de Canoas. A atividade é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cidadania e o setor de RH da Prefeitura de Canoas. O evento foi uma iniciativa do Grupo técnico Municipal (GTM), com o objetivo de apresentá-lo a estudantes dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Enfermagem e Educação Física, que são áreas afins do projeto.

Na pauta do evento estava a proposta do PIM/Criança Feliz e a atuação dos visitadores junto às famílias atendidas. O evento foi ministrado pela servidora da Secretaria Municipal de Educação, Lutiane Novakowski, com a participação do diretor de Recursos Humanos, Lexvainer Moreira, além das demais representantes do GTM que compõem as Secretarias da Cidadania e da Saúde, Vanessa Rehermann e Carmem Santos.

02/06 | Caxias do Sul

Secretarias e entidades se unem para trazer cerca de 500 estudantes de volta à escola em Caxias do Sul

Caxias do Sul enfrenta uma estatística preocupante: cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino estão fora da escola desde o inicio do ano letivo. Em 2021, o número da evasão escolar chegou a 1,55% do total de estudantes, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A Smed prefere não divulgar bairros e nomes de escolas onde há mais casos de evasão escolar, mas o levantamento aponta que o maior número de alunos que não têm qualquer contato com as escolas concentra-se nas zonas Norte, Sul e Leste do município. Os agentes de saúde e que atuam no Programa Primeira Infância Melhor (PIM) também são parceiros fundamentais nessa busca ativa. 

06/06 | Esteio

Projeto social leva tratamento dentário a crianças e jovens carentes em Esteio

Um caminhão totalmente adaptado para funcionar como consultório odontológico atende crianças e adolescentes acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e pelo Programa Primeira Infância (PIM)/ Criança Feliz em Esteio. A unidade movél do projeto “Faz-me rir” estacionou no Cras Território da Paz, no parque Primavera. Os primeiros beneficiados passaram por uma avaliação para verificar as condições de saúde bucal e a necessidade de realizar algum tratamento dentário.

17/06 Venâncio Aires

PIM de Venâncio Aires atua no acompanhamento de imigrantes

A situação do desemprego é desagradável para qualquer pessoa que esteja passando por esse momento, agora, pense você, um imigrante que saiu do país de origem e precisa se manter. É com essa preocupação que a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires oferece apoio para que essas pessoas consigam se estabelecer no município. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e programa Primeira Infância Melhor (PIM) também atuam no acompanhamento dos imigrantes.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.