Setembro/2021

Retorno às visitas presenciais

24/08| Parobé

Programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor retomam visitas domiciliares em Parobé

Nesse mês de agosto, os Programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM) estão retornando às visitas domiciliares em Parobé. Os bairros: Alexandria, Jardim, Arroio do Sal, Cardoso, Caic, 3L, Solar, 15, Cohab, Mariana, Paraíso, Guarujá, Loteamento Solar, Nova Guarujá, Emancipação I e Emancipação II e Alvorada, Muck  já estão sendo visitados.

Nova adesão

27/08 Ijuí

Município de Ijuí adere ao programa Primeira Infância Melhor

O prefeito Andrei Cossetin confirmou a adesão do município ao programa Primeira Infância Melhor. “É a base, onde a formação está ocorrendo em diversos aspectos, esse cuidado é fundamental para o cidadão”, comentou o prefeito na extensa reunião que envolveu secretários, poder judiciário e promotoria.

#AgostoDourado

23/08 | Alvorada

Alvorada realiza evento alusivo à SMAM e ao #AgostoDourado

No último dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou através da Equipe Saúde da Mulher, Saúde da Criança, programa Primeira Infância Melhor (PIM), Vigilância em Saúde, Vigilância em Saúde, um Piquenique no parque Lagoa do Cocão. O evento alusivo a Semana Mundial do aleitamento Materno e ao Agosto Dourado contou com a presença de diversas mamães e futuras mamães.

20/08 | Taquara

Campanha Agosto Dourado é lançada em Taquara

A secretaria Municipal de Saúde de Taquara realizou abertura oficial do Agosto Dourado nesta quarta-feira (18) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mundo Novo. A campanha busca incentivar o aleitamento materno, como forma de prevenir doenças nos bebês. O encontro contou com a participação da secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, a coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e do Programa Criança Feliz (PCF), Deborah Coelho, além de visitadoras de ambos os programas, enfermeiras da Saúde da Mulher e da própria UBS.

09/08 | Erechim

Erechim realiza atividades em alusão ao Agosto Dourado

O setor de Materno Infantil da Secretaria de Saúde realiza, durante o mês de agosto, atividades em alusão ao Agosto Dourado, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância aleitamento materno. A principal atração do cronograma são os treinamentos aos profissionais da rede da Saúde do município.

08/08 | Rio Grande

Agosto Dourado têm abertura oficial em Rio Grande

Na segunda-feira, 9, às 14h, foi programada a live de abertura da campanha Agosto Dourado e IX Semana Municipal do Bebê. A transmissão ocorreu na página da prefeitura do Rio Grande no Facebook e YouTube e contou com uma roda de conversa com Marina Fregonese Ferreira, pediatra na Secretaria de Município da Saúde (SMS), Gabrielle Caseira Araújo, doula, e Ana Kellen de Biasi, enfermeira na Secretaria. Elas abordaram temas como os benefícios do aleitamento materno, a participação da doula no apoio à amamentação e a abordagem da enfermagem à Atenção Primária como estratégia para fortalecer, estimular e apoiar o aleitamento materno.

16/08 | Cacequi

Cacequi realiza palestra em alusão ao Agosto Dourado

No dia 11,  nas dependências da Gare da Estação Férrea em Cacequi, realizou-se a palestra com a doula, Duane Arend, que teve como tema principal a amamentação e sua importância não só para o bebê como também para a mãe.

Foi destacada a importância de defender o amamentar, do vínculo durante a amamentação. Foram apresentados estudos que indicam que o aleitamento materno é a melhor forma de alimentação até o sexto mês de vida, sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.

O que vem por aí

 10/08 | Rolante

Assistência Social apresenta PIM na Câmara de Vereadores de Rolante

A secretária de Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Alzira Rippel, juntamente com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Juliane Zaro, e a coordenadora estadual do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Karina Guisso Vitória, atendendo a um convite da vereadora Bibiana Silva, participou da sessão da Câmara de Vereadores, na noite da segunda-feira (10), para apresentar o trabalho realizado com a comunidade através do PIM em Rolante e falar um pouco sobre os demais serviços prestados pela Secretaria. “Todo o trabalho que fazemos junto retorna em melhorias e qualidade de vida para a população. A saúde é o que temos de mais precioso e por isso procuramos investir cada vez mais nesta área”, salienta Rippel.

04/08 | Parobé

Programas PIM e Criança Feliz inauguram novo espaço em Parobé

Os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz de Parobé inauguraram, na terça-feira (2), um novo espaço denominado ”Gerando Vínculos e Criando Memórias”. Ambos os programas têm como pilar as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

Presente na inauguração do novo espaço, o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Alex Bora, destacou o orgulho que sente pelo trabalho integrado realizado pelas equipes. “São profissionais que fazem um trabalho fundamental, pois a formação do ser humano começa na sua infância. O impacto positivo das ações realizadas pelo PIM e pelo Criança Feliz com as famílias e crianças atendidas traz maior qualidade na formação de cidadãos. Tenho certeza que o trabalho que estão fazendo pelos filhos da nossa população é algo que repercutirá para a vida inteira deles”, ressalta Bora.

Um giro pelos municípios

10/08 | Cachoeirinha

PIM e Criança Feliz de Cachoeirinha já contemplam quase 400 crianças e gestantes

A previsão é de que 500 famílias sejam atendidas pelos programas até o final do ano.

Desde outubro de 2020, crianças de zero a seis anos de idade de Cachoeirinha, de famílias integrantes do CadÚnico, estão sendo acompanhadas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, que visa a promover o fortalecimento dos vínculos familiares, por meio de estimulação do desenvolvimento integral infantil das crianças na primeira infância, considerando suas famílias e contextos de vida.

18/08 | Salto do Jacuí

PIM e Criança Feliz atendem cerca de 120 famílias em Salto do Jacuí

A atuação dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz em Salto do Jacuí
Atualmente, os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz atendem cerca de 120 crianças e suas famílias em Salto do Jacuí. O objetivo é proporcionar a crianças a orientação e ferramentas que melhor desenvolvam os aspectos intelectuais, cognitivos e também sociais, de modo integral. A atuação do projeto acontece por meio do GTM – Grupo Técnico Municipal, envolvendo profissionais das áreas da educação, pedagogia, nutrição e assistência social.

23/08 | Caxias do Sul

Caxias do Sul capacita equipes do PIM/PCF sobre paternidade

O objetivo é elevar a participação do homem nas tarefas de cuidado e planejamento familiar. A Fundação de Assistência Social (FAS) deve dar início, em setembro, a uma experiência piloto do Programa P, voltado ao Primeira Infância no Sistema Único da Assistência Social. O programa P contará com quatro fases. Terá início com capacitação das equipes dos programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor, de casas de acolhimento e de casas lares. Na sequência, uma fase remota com jogos e espaço interativo e outra de sensibilização, com atividades diversas, como rodas de conversa e desenvolvimento de espaços de partilha de ideias entre os homens. Para encerrar, uma avaliação de impacto por meio de visitas domiciliares, questionamentos, grupo controle e tratamento.

16/08 | Serafina Correa

PIM recebe reforço de formação introdutória para visitadores

O Grupo Técnico Municipal que coordena os trabalhos do programa Primeira Infância Melhor realizou capacitação para o novo grupo de interessado em atuar no programa. O curso aconteceu de 09 a 13 de agosto no auditório da Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier.

Os novos visitadores receberam informações e novidades apresentadas através de palestras, rodas de conversas e trocas de experiências. O objetivo é qualificar os atendimentos junto às famílias, motivando a atenção especial às crianças de 0 a 3 anos e as gestantes.

17/06 | Imbé

Comitiva visita Primeira Infância Melhor de Esteio

Na última quarta-feira (16), a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Daiana Godoy, visitou a sede do Primeira Infância Melhor (PIM) de Esteio, com o objetivo de trocar experiências, agregar conhecimento e melhorar ainda mais o serviço realizado pelo programa em Imbé. A coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Roqueli Matos, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Michelle Blaneck, e o supervisor do PIM e do Programa Criança Feliz em Imbé, Maurício Gamarra, também acompanharam a visita.

PIM Venâncio Aires completa 11 anos

Foi visitando as famílias cadastradas que as equipes dos programas Primeira Infância Melhor/Criança Feliz comemoraram, na sexta-feira (23), os 11 anos de atividades em Venâncio Aires. Vinculado às secretarias municipais da Saúde, da Educação, e Habitação e Desenvolvimento Social, o programa atende atualmente 113 crianças até seis anos, em 92 famílias de dez bairros do município. “O PIM/Criança Feliz tem o objetivo de apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade”, destaca a coordenadora Andrea Oliveira.

27/08 | Jacutinga

PIM Jacutinga completa 1 ano

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) completou o primeiro ano de atendimento às famílias do município de Jacutinga. Atualmente, as visitadoras Aline Salete Teixeira e Loreci da Silva realizam visitas domiciliares e atendimentos à distância com 32 famílias, as quais incluem gestantes e crianças até 6 anos.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.