Novembro e Dezembro/2021

Retomada

11/11 | Hulha Negra

Hulha Negra comemora retomada presencial de projetos sociais

As 372 famílias ou 1.110 pessoas que integram o cadastro da Secretaria de Assistência Social de Hulha Negra já estão novamente podendo usufruir dos projetos ofertados pela Secretaria no Cras pelo Paif. Também são atendidos pelo Cras, por meio do Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, 100 pessoas entre gestantes e crianças de zero a 6 anos. Os atendimentos e ofertas de aulas presenciais estavam canceladas desde o decreto estadual, no início da pandemia de Covid-19, porém já foram retomados quase em sua totalidade em Hulha Negra.

29/11 | Butiá

Butiá realiza palestra na Semana do Bebê

Com o tema “As infâncias que queremos”, a Semana do Bebê do município de Butiá contou com uma tarde de práticas para as gestantes atendidas pelo PIM de Butiá, contando com atividades como pintura na barriga. As atividades ocorreram no dia 29/11, acompanhado de uma palestra com a pedagoga e diretora da Escola de Educação Infantil Dona Duca.

23/11 | Vacaria

Semana do Bebê PIM Vacaria

Na semana do dia 23/11, o PIM de Vacaria realizou a XVII Semana do Bebê com a temática “Infância Assistida”. Foram realizadas diversas atividades voltadas às famílias e crianças atendidas pelo PIM e a participação da comunidade. De acordo com a programação, foram distribuídos folders informativos e divulgados assuntos relevantes acerca da primeira infância. No dia 23 de novembro, foi realizada a entrega de um Kit Enxoval para o primeiro bebê nascido no Hospital Nossa Senhora da Oliveira. De maneira intersetorial e articulada a XVII Semana do Bebê proporcionou integração de diversos profissionais a fim de promover um engajamento cada vez maior de pessoas envolvidas às questões da primeira infância.

Primeira Infância
em 1 Minuto

24/11 | Caxias do Sul

Visitadora de Caxias do Sul está entre as vencedoras do Prêmio Salvador Celia 

Honraria visa promover políticas de atenção à Saúde

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou, na terça-feira (23), as servidoras contempladas com o Prêmio Salvador Celia. A solenidade de entrega contou com sete visitadores do Estado, entre eles, Fernanda de Vargas Dartora, de Caxias do Sul. A iniciativa integra a programação da Semana do Bebê, promovida pelo Governo do Estado.

Crédito da foto: Alana Gausmann Flores / Divulgação

24/11 | Alvorada

PIM Alvorada recebe reconhecimento

Um dos vencedores da décima primeira edição do XI Prêmio Salvador Celia foi Matheus Frey, visitador do PIM em Alvorada, que ficou em primeiro lugar na macrorregião metropolitana. O vídeo intitulado “O que é o PIM?” fala sobre o suporte e o protagonismo dado pelo programa as famílias vulneráveis e destaca palavras simbólicas que representam além da politica pública, esperança e oportunidades.

A coordenadora e gestora do programa, Elisabel Siqueira, e as monitoras, Ana Maria Carrilho e Maris Regina Fagundes, também representaram o PIM de Alvorada na premiação.

Juntos

07/10 | Cruz Alta

Reunião discute unificação dos programas PIM e Criança Feliz em Cruz Alta

As secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e de Educação, estiveram reunidas para tratar sobre a adesão aos programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor, objetivando a unificação das ações desenvolvidas no município.

Segundo a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen, a proposta visa a integração dos programas para qualificar a assistência prestada as crianças em desenvolvimento de 0 a 3 anos e 0 a 5 anos de idade, aumentando o número de famílias atendidas.

11/11 | Pedras Altas

Pedras Altas busca implementar Primeira Infância Melhor

O município de Pedras Altas, na região sul do estado, entregou na quarta-feira (10) à secretária da Saúde, Arita Bergmann, o pedido de implantação do programa Primeira Infância Melhor (PIM) no seu território. A ideia é ter sete visitadores para trabalhar com o programa no município e 163 famílias.

De acordo com o secretário de Saúde do município de Pedras Altas, Celso Caetano, “apoiar as famílias, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade, será um grande ganho para saúde para Pedras Altas. A equipe viu a necessidade de ampliarmos a assistência à população, em especial às crianças”.

Eventos

Crédito da foto: Alana Gausmann Flores / Divulgação

09/11 | Esteio

Esteio oferece oficina gratuita de bonecas de pano

Esteio oportuniza para mães e gestantes integrantes dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), realizados em parceria pelas secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e da Saúde (SMS), a participação em uma oficina de bonecas de pano. A oficina gratuita também pode ser acompanhada por mulheres da comunidade.

Crédito da foto: Alana Gausmann Flores / Divulgação

28/10 | Teutônia

Teutônia lança Projeto Sábado do Bem

No mês de novembro, o projeto foi realizado no dia 06, com a presença da equipe da Tenda da Cidadania. A ação conta com a participação dos profissionais do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), com objetivo de aproximar os serviços oferecidos pela Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seus usuários, para que possam receber orientações e informações referentes aos serviços ofertados pelo município. Também foi uma oportunidade para que possam esclarecer dúvidas e atualizar os dados do Cadastro Único de Programas Sociais.

Crédito da foto: Alana Gausmann Flores / Divulgação

19/10 | Taquara

Taquara promoveu Feira de Artesanato e o Dia D Rosa no dia 23

A Feira de Artesanato e o Dia D Rosa de Taquara foram transferidos em razão do mau tempo e foram promovidos no sábado (23), na Rua Coberta de Taquara.

A Feira de Artesanato é coordenada pela Diretoria de Cultura e conta com o apoio de representantes das associações Casa do Artesão e Mãos que Criam e da agricultura familiar, e o Dia D “Rosa” contou com a organização das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação.

Giro pelos municípios

21/10 | Jacutinga

Dias da Crianças no PIM Jacutinga

As crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Jacutinga comemoraram o Dias da Crianças recebendo de suas visitadoras um presente preparado por toda a equipe.

O presente, uma salada de frutas, foi escolhido com o objetivo principal de estimular a alimentação saudável de um jeito colorido, apetitoso e afetivo. A escolha do copo também visa estimular seu uso para consumo de água e ter uma lembrança do PIM nos hábitos diários das 35 famílias atendidas.

Crédito da foto: Alana Gausmann Flores / Divulgação

05/10 | Restinga Sêca

Dia das Crianças em Restinga Sêca

Foram realizas nos dias 5 e 6 de outubro, ações dos programas PIM e Criança Feliz alusivas ao Dia das Crianças em Restinga Sêca. As atividades aconteceram nas localidades que são atendidas pelos programas e parte central da cidade.

Foram atendidas aproximadamente 150 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. A equipe de visitadoras, coordenador/supervisor dos programas, equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, juntamente com personagens do universo infantil, se deslocaram aos locais para fazer a entrega de um presente e animar as crianças. Todas as atividades aconteceram em locais abertos e com todos os cuidados em relação ao COVID-19.

13/10 | Santa Vitória do Palmar

Meu Primeiro Enxoval

Foi lançado pelo Primeira Infância Melhor de Santa Vitória do Palmar, o Meu Primeiro Enxoval, que tem como objetivo e intenção, o incentivo as mães do Programa a cumprirem com todas consultas de pré-natal, tendo em vista o grande número de mães que estão deixam de lado esse primeiro cuidado com nossos pequenos.

Criando assim, um acompanhamento, por parte dos visitadores, da carteirinha de gestante e premiando as mães que cumpriram o pré-natal em dia até o 7º mês com o “Seu Primeiro Enxoval”, na qual contém a roupinha de saída da maternidade, todo o kit de higiene e duas bolsas.

Crédito da foto: Alana Gausmann Flores / Divulgação

15/10 | Rio Grande

PIM Rio Grande no Outubro Rosa

Equipe do Primeira Infância Melhor (PIM) veste rosa em conscientização da sociedade para a prevenção do câncer de mama. Em outubro, as atividades domiciliares foram voltadas também, a orientação de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro Rosa é uma campanha dirigida à sociedade e, principalmente, às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

20/10 | Quaraí

Higiene bucal é tema de evento em Quaraí

O evento, que ocorreu no dia 20 de outubro, no interior do município de Quaraí, trabalhou a questão de higiene bucal, assunto esse escolhido pela comunidade local. A iniciativa foi realizada pela equipe PIM/PCF juntamente a EMATER, em conjunto com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, CAD Único, Secretaria de Saúde e Liga de Combate ao Câncer de Mama. A proposta foi trabalhar a saúde no campo, tendo como principal objetivo a aproximação de políticas públicas às localidades mais distantes. Neste evento, foi realizado coleta de material para o papanicolau e agendamento de mamografias, assim como atualização de cadastro único entre outros.
A ideia do programa é estender estes eventos a diversas localidades do interior, o intuito é compartilhar afeto das diversas formas possíveis.

27/10 | Pelotas

Novas equipes PIM/PCF Pelotas

Pelotas está recompondo suas equipes de trabalho. Desde agosto, novos trabalhadores estão se apresentando e sendo formados/treinados. São 10 supervisores e 80 visitadores divididos entre os turnos da manhã e da tarde, agora com 100% de cobertura na área urbana e uma área rural sendo atendida. Até dezembro, serão acompanhados cerca de 1440 indivíduos, o que representa uma cobertura 8 vezes maior do que era acompanhado em 2020-2021.

PIM/PCF Cachoeirinha completa 1 ano

Evento comemorou a data com exposição de trabalhos feitos pelas crianças atendidas pelos programas PIM e PCF.

No dia 22/10, o município de Cachoeirinha celebrou um ano de execução dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PFC). Em evento realizado na APAE, as 32 visitadoras montaram uma exposição com os trabalhos feitos pelas crianças atendidas pelos programas.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.