DEZEMBRO/2022

Destaques

Foto: Redação Gazeta do Sul

 

20/11 | Vera Cruz

Projeto com crianças imigrantes recebe premiação em evento estadual do PIM

A equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Venâncio Aires foi premiada, em cerimônia no dia 7 de novembro, na Casa de Música da OSPA, em Porto Alegre, durante a Semana Estadual do Bebê. O projeto “Ensinando e Aprendendo com famílias imigrantes”, da visitadora Bruna Mariel Markmann, foi um dos sete vencedores entre mais de cem práticas inscritas.

O Prêmio Salvador Celia visa promover a integração das Políticas de Atencção Primária à Saúde e reconhecer boas práticas de visitadores do PIM, do Programa Criança Feliz (PCF) e de agentes comunitários de saúde. Esta edição do prêmio teve como tema Ações presenciais pela primeira infância no território, na modalidade Relato de Experiência.

Foto: Prefeitura de Passo Fundo

 

07/11 | Passo Fundo

Passo Fundo é destaque em prêmio do PIM

A Prefeitura de Passo Fundo foi premiada na 12ª edição do Prêmio Salvador Celia, que reconhece ações de cuidado com as crianças, através do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O evento, promovido pelo Governo do Estado, contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, autoridades ligadas à saúde e equipes que atuam no Programa Primeira Infância Melhor.

A premiação foi conquistada por Alice Pereira da Silva, que atua na equipe das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e produziu o mais bem pontuado relato de experiência referente às ações presenciais no território em benefício da primeira infância. Ela também foi escolhida a melhor visitadora do PIM no Estado.

combate ao abuso e à exploração sexual

Foto: Prefeitura de Ibirapuitã

26/05 | Ibirapuitã

Ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

O mês de maio em Ibirapuitã foi marcado por diversas atividades referentes ao dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  Uma dessas foi a série de visitadas às escolas do município, realizadas pela coordenadora do PIM, Vilma Machado, acompanhada de assistente social e psicóloga da rede municipal.

A ação teve como objetivo de conversar com os alunos sobre o maio laranja. Durante a visita as servidoras e os alunos desenvolveram atividades sobre o tema e espalharam flores (símbolo da campanha) pelos espaços da escola. Além disso, as visitadoras do PIM também confeccionaram Semáforos do Toque, uma forma de trabalhar com as crianças pequenas sobre o tema.

Foto: Juan Nascimento/Prefeitura de Taquara

18/05 | Taquara

Ações da Semana de Combate à Exploração Sexual

O município de Taquara, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) realiza uma série de ações alusivas à Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades, que ocorrem de 14 a 30 de maio, tem o objetivo de sensibilizar para o tema e combater à violência sexual contra os menores.

As equipes do PIM, do Programa Criança Feliz, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) serão responsáveis pelas ações.

Municípios em ação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Parobé

25/10 | Parobé

Parobé comemora alcance da meta na vacinação contra a poliomielite

Após realizar grande mobilização no município, a Secretaria de Saúde de Parobé comemora o alcance da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em relação à vacinação contra a poliomielite, atingindo a cobertura vacinal de 96,83% das crianças. A cidade triplicou a cobertura em poucas semanas após promover uma  força tarefa realizada em várias frentes.

Uma dessas frentes foi a busca ativa por crianças que ainda não haviam sido vacinadas no município, nas escolas (municipais e particulares) e junto ao PIM.

Foto: Guilherme Pereira

21/10 | Canoas

Contação de histórias, instruções nutricionais e atividades esportivas alegraram a criançada

Na tarde de 20 de outubro crianças acompanhadas pelas mães e avós participaram de atividades ligadas ao Primeira Infância Melhor/Criança Feliz (PIM/PCF), projeto intersetorial realizado pelas secretarias de Saúde, Cidadania, Educação e Esporte e Lazer. O evento aconteceu no Centro de Esporte e Lazer São Francisco.

A ação alusiva ao mês da criança, contou com atividades lúdicas voltadas  aos pequenos de 0 a 4 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo PIM/PCF. A iniciativa marca a importância da integração da família oportunizando e promovendo o acolhimento e o fortalecimento de vínculos através de momentos de alegria e diversão.

Foto: Prefeitura de Santa Cecília do Sul

27/05 | Santa Cecília do Sul

PIM inicia as atividades em Santa Cecília do Sul

Foi formalizado o início das atividades do PIM no município de Santa Cecília do Sul. As visitadoras iniciaram as atividades juntamente com Grupo Técnico Municipal (GTM) responsável pelo desenvolvimendo do programa no município.

O prefeito de Santa Cecília deu as boas-vindas e destacou a importância do programa para munícipio.

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul

16/05 | Caxias do Sul

Programa de pacificação restaurativa promove círculos de fortalecimento de vínculos no PIM

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Caxias da Paz, do município de Caxias do Sul, realizou atividades com a equipe de 21 visitadores da equipe do PIM do município. O Programa Caxias da Paz mantém ações permanentes de pacificação social e fortalecimento de vínculos.

As atividades realizadas, por meio do diálogo em círculos, construíram estratégias para o enfrentamento e superação das dificuldades encontradas no dia a dia. No mês de junho haverá uma segunda etapa, com a realização de uma nova rodada de Círculos de Construção de Paz, também voltada aos profissionais do PIM.

30/05 | Pelotas

Prefeitura de Pelotas desenvolve trabalhos de incentivo à brincadeira e estudos

No dia 13 de junho, em referência ao Dia Mundial da Luta contra o Trabalho Infantil, o município de Pelotas promoveu ação de conscientização da população sobre os danos que o serviço realizado por crianças pode lhes causar no presente e no futuro. Recentemente, atividades pontuais sobre o assunto começaram a ser desenvolvidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Durante a atividade do dia 13, houve a presença de todos os serviços da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, com brinquedos do Vida Ativa, exposição de desenhos das crianças dos SCFV e Cras e visitadores do PIM fizeram atividades com os participantes.

Foto:  Jornal Repercussão

19/08 | Três Coroas

Aleitamento materno é tema de roda de conversa em Três Coroas

A Prefeitura de Três Coroas promoveu, no dia 31 de agosto, a 3ª edição do Conversa de Mãe: “Um novo olhar sobre a amamentação”. O evento teve como público alvo gestoras da saúde, das escolas infantis municipais e particulares, professoras, gestantes, mães que amamentam, agentes da PIM (Primeira Infância Melhor) e demais interessados na temática.

A cada edição são convidados profissionais para conduzirem uma conversa informal, mas com a seriedade que o tema exige. Nesta, estarão conduzindo o bate-papo a enfermeira Samara Caires, os nutricionistas Andressa Ristow e Darlan Chacon, a musicoterapeuta Isadora Raymundo e a pediatra Liane Sauer.

Foto: Assessoria de Comunicação

06/05 | Erechim

Secretaria de Saúde realiza capacitação de primeiros socorros

A Secretaria de Saúde de Erechim realizou uma capacitação em primeiros socorros para as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, Programa Primeira Infância Melhor (PIM), equipes de higienização e agentes executivos.

O treinamento foi ministrado pela equipe do Samu de forma prática e dinâmica esclarecendo todas as dúvidas da equipe. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde em dois dias, para que todos pudessem participar.

Foto: Tiago Manique/JIH

04/11 |Gramado

PIM é assunto no Máquina Pública

O programa Máquina Pública do dia 4 de novembro entrevistou a pedagoga Sandra Mara, a enfermeira Greice Zirr e a pedagoga Emili Souza para falar sobre o PIM. “Cada família tem um plano, são discutidas quais ações são necessárias para essa família. São ações específicas para cada indivíduo”, relata uma das coordenadoras do projeto, a enfermeira Greice.

A entrevista completa, que teve o comando do jornalista Fernando Gusen, pode ser conferida no Facebook.

ATENçÃO
À GESTAÇÃO

Foto: Prefeitura de Parobé

26/04 | Parobé

Gestantes de Parobé ganham ensaio fotográfico

Os programas PIM e Criança Feliz (PCF) de Parobé realizaram o III Ensaio Fotográfico “Gerando Vínculos e Criando Memórias”, na terça-feira, 24, no Sítio de Convivência Areia Branca. Durante o encontro, que aconteceu em forma de piquenique, foi realizado um ensaio fotográfico com 15 gestantes atendidas pelos programas.

A ação contou com o apoio das secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação, que, em conjunto com profissionais parceiros, ofereceram às gestantes também serviços de maquiagem, cabelo, unhas e massagem relaxante.

Foto: Divulgação

12/05 | Riozinho

PIM de Riozinho acompanha 18 gestantes

No município de Riozinho, de aproximadamente 4.698 habitantes, atualmente 18 gestantes recebem atendimento do Primeira Infância Melhor (PIM). Elas recebem acompanhamento semanal, realizado de forma individual no Centro de Especialidades, antes das consultas de pré-natal, e nas suas próprias residências, quando é avaliado todo o contexto que envolve o grupo familiar.

O atendimento busca promover acolhimento e uma melhor qualidade de vida para as mulheres neste período.

ENCONTRO
REGIONAIS

Foto: 17ª Coordenadoria Regional de Saúde

18/10 | Campo Novo

Campo Novo realiza encontro regional do PIM da 17ª CRS

No dia 18 de outubro ocorreu, no auditório da Câmara de Vereadores de Campo Novo, o Encontro Regional do PIM da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. O Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), representado pela assistente social Jaqueline Gomes e Amanda Aimi, apresentou o trabalho do Grupo Flor de Petúnia, que desenvolve ações voltadas para as situações de violência doméstica. A patrulha Maria da Penha de Três Passos também relatou suas ações.

A psicóloga Bibiana Gomes Guimarães ministrou palestra sobre autoestima e auto cuidado, em alusão à campanha do Outubro Rosa. À tarde, a enfermeira Ana Laura Pizolotto e a fisioterapeuta Marines Petry falaram, respectivamente, sobre aleitamento materno e atividades para as visitadoras desenvolverem com os bebês de até 06 meses.

Ao final do evento, em um momento de troca de experiências, a equipe do PIM de Santa Barbara do Sul, que pertence à 9ª CRS, apresentou algumas atividades desenvolvidas. O Encontro foi realizado com o intuito de aproximar e propiciar trocas de conhecimentos entre as equipes do PIM da 17ª CRS.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravataí

23/06 | Gravataí

Gravataí participa de I Encontro Regional do PIM

O Programa Primeira Infância Melhor de Gravataí esteve participando do Primeiro Encontro Regional do PIM, juntamente com outras 18 equipes de municípios da região. O objetivo do evento foi promover uma amostra de brinquedos confeccionados pelos visitadores.

Durante o encontro, que ocorreu no município de São Sebastião do Caí, os servidores apresentados os brinquedos confeccionados e expuseram os objetivos dos mesmos. Após a mostra, os brinquedos sesriam destinados às famílias atendidas pelo PIM, como forma de incentivar a confecção de otros e promover uma integração lúdica com as crianças.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rolante

23/06 | Rolante

Rolante apresenta ações do PIM em encontro da 1ª CRS

O PIM de Rolante participou de encontro organizado pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, realizado em São Sebastião do Caí. O evento teve como tema “O desenvolvimento infantil e as práticas lúdicas com amostra dos municípios participantes”.

O objetivo da ação foi proporcionar momentos de troca, aprendizados e fortalecimento das equipes do PIM, como forma de motivação para a continuidade do trabalho de excelência na primeira infância. O próximo encontro será realizado em Rolante no dia 14 de setembro. O local e horário ainda não foram definidos.

Foto: 12ª Coordenadoria Regional de Saúde

23/11 | Santo Ângelo

Santo Ângelo recebe Encontro Regional do PIM

No dia 23 de novembro ocorreu, no município de Santo Ângelo, o Encontro Regional do PIM da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O evento, que se deu no auditório da 12ª CRS, visa promover o fortalecimento das equipes, a reflexão sobre a prática e maior integração com os demais profissionais da atenção primária.

O encontro de educação permanente propôs discussões e trocas de experiências sobre a atuação através da discussão de texto e de conceitos disparadores. Houve retorno positivo do encontro e planejamento de reuniões com cada município, especialmente para ajudar a organizar Grupo Técnico Municipal (GTM) e articulação de profissionais em rede.

Organizado pela coordenação do PIM da 12ª CRS com a participação da coordenação das políticas da Saúde da Criança e da Mulher da 12ª CRS e também da coordenação do PIM da 14ª CRS.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.