Capacitação beneficia equipe do PIM/PIÁ

13/07/2007

Capacitação beneficia equipe do PIM/PIÁ

Os 40 estagiários de psicologia, psicopedagogia e pedagogia do Programa Porto Infância Alegre (PIM/PIÁ) participarão, de 16 a 20 deste mês, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua dos Andradas, 680), de uma capacitação com palestras e atividades lúdicas. O PIM/PIÁ realiza visitas de orientação e acompanhamento, nas áreas mais vulneráveis da Capital, despertando as potencialidades da criança, da gestação até os seis anos de idade. A capacitação acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h. O que for abordado no curso será aplicado nas visitas às famílias do PIM-PIÁ.

O Programa Porto Infância Alegre é o nome dado pela prefeitura ao Programa Primeira Infância Melhor (PIM) do Governo do Estado. No âmbito municipal, o PIM/PIÁ vem sendo desenvolvido pelas secretarias de Educação (Smed) e da Saúde (SMS), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), garantindo atendimento a 1,3 mil famílias.

Segundo a coordenadora do PIM/PIÁ na Smed, Carmem Gomes, o objetivo do evento é complementação e enriquecimento das atividades lúdicas que os visitadores realizam com as famílias e com as crianças. “A capacitação é importante tanto para aprendizagens quanto integração de todos, servindo também para troca de experiências”, enfatiza.

O PIM/PIÁ está selecionando 40 novos visitadores. Poderão participar da seleção estudantes de psicopedagogia e pedagogia. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (51) 3289-1857 para maiores informações sobre a seleção.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dia 16 e 17 de julho – Manhã e tarde

Apresentação do Grupo Cataventus

O Grupo Cataventus é uma associação formada por voluntários e tem por objetivo o desenvolvimento de projetos para inclusão social, via ações em comunidades carentes. O público-alvo são jovens com algum tipo de necessidade, seja de caráter econômico, física ou afetiva. Com seu trabalho, o Cataventus promove acesso e incentivo à leitura e à cultura.

Dia 18 de julho – Manhã e tarde

A cor do PIÁ (participação da assessora étnica da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Santos, e da equipe do PIM/Estadual).

Dia 19 de julho

Banco de Dados do PIM/PIÁ

Tarde

Aprendizagens Infantis (apresentação pela monitora do PIM-PIÁ, Viviane Bastos Forner).

Dia 20 de julho – Manhã e Tarde

Deixa sua luz brilhar (apresentações de atividades criadas pelos visitadores).