A cerimônia de premiação do XI Prêmio Salvador Celia ocorreu na tarde de hoje (23) no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Ao todo, foram premiadas oito visitadoras do PIM/PCF e dois agentes comunitários. O Prêmio Salvador Celia é uma homenagem ao médico Salvador Antônio Hackmann Celia (1940 – 2009), reconhecido psiquiatra infantil, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês, crianças e famílias. O Prêmio promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) busca reconhecer publicamente boas práticas de visitação domiciliar no Rio Grande do Sul e faz parte das comemorações que marcam a 19ª Semana Estadual do Bebê.

As vencedoras com maior pontuação em suas categorias receberam um tablet como incentivo à qualificação técnica e profissional. A agente comunitária de saúde (ACS) escolhida foi  Michele Lucas Borges, de Aceguá, da Macrorregião Sul, e na categoria de visitadores do PIM/PCF, Janessa Ebling Farinha, do município de São Pedro do Sul, da Macrorregião Centro-Oeste. Confira abaixo os vídeos das vencedoras.

A agente Michele enviou um vídeo com o título “Construindo o Sorriso do Futuro, ensinar brincando sobre saúde bucal e o auto  cuidado!”:

A visitadora Janessa, conquistou o prêmio com o vídeo intitulado “A Primeira Infância em Libras”:

Além delas, outros sete inscritos, de 145, foram selecionados e receberam o prêmio, com entrega de troféu e exibição dos vídeos. Confira a lista completa de premiados, com links para assistir os vídeos no Youtube: 

Agentes Comunitários de Saúde: 

  • Alex Sandero Gonçalves Dalcanales Júnior, do município de Uruguaiana, da Macrorregião Centro-Oeste.
  • Michele Lucas Borges, de Aceguá, Macrorregião Sul

Visitadores do Primeira Infância Melhor e Programa Criança Feliz foram premiados: 

  • Janessa Ebling Farinha, de São Pedro do Sul da Macrorregião Centro-Oeste . 
  • Matheus Frey de Oliveira, de Alvorada da Macrorregião Metropolitana .
  • Aline Hauschild Bandera, de Santa Bárbara do Sul da Macrorregião Missioneira .
  • Elenara Danelli Teixeira, de Vila Lângaro da Macrorregião Norte .
  • Danielle Amaro Pinheiro, de Rio Grande da Macrorregião Sul .
  • Daniele Marques da Costa, de Bom Retiro do Sul da Macrorregião Vales .
  • Fernanda de Vargas Dartora, de Caxias do Sul da Macrorregião Serra .