Orientações para envio de notícias para o PIM

A comunicação do Primeira Infância Melhor (PIM) é desenvolvida de forma colaborativa. O conteúdo é desenvolvido profissionais dos mais diversos setores em todo o estado do Rio Grande do Sul. Essa pluralidade traz uma riqueza inestimável para o nosso conteúdo.

Mensalmente, é produzido e distribuído o Boletim dos Municípios, um giro pelos principais eventos e atividades desenvolvidas pelas equipes municipais do PIM, com conteúdo enviado pelas equipes municipais e uma seleção do clipping coletado ao longo do mês. As informações são avaliadas pela equipe de comunicação do Primeira Infância Melhor e, caso aprovadas, são editadas e publicadas no boletim que será publicado no início do mês subsequente. Para fortalecer a divulgação de informações dos profissionais das equipes municipais, preparamos este guia de orientações para a produção de notícias. Cabe ressaltar que os itens a seguir não são obrigatórios.

Texto

  1. Factual: Notícia tem relação estreita com o factual, com o que acontece ou vai acontecer. Portanto, você deve escrever sobre algo com certa antecedência ou concomitantemente à ação ou ao evento. Os desdobramentos de uma ação também podem ser importantes de serem noticiados.
  2. Credibilidade: Sempre verifique se todas as informações publicadas são realmente verídicas e, sempre que possível, cite as fontes;
  3. Criatividade: Todas as dicas e ideias devem contribuir para uma notícia relevante, mas não abra mão da sua criatividade;
  4. Título: O título traz o que há de mais importante na matéria e deve ser curto, objetivo, atraente e preciso. Geralmente vem com verbo no presente ou no futuro;
  5. Primeiro parágrafo: Em geral, todas as principais palavras-chave da notícia deve estar no primeiro parágrafo. Tente inserir resumidamente as respostas às perguntas:
    • O quê?”: Acontecimento, evento, fato ocorrido;
    • Quem?”: Qual ou quais personagens estão envolvidos no acontecimento;
    • Quando?”: Dia e horário em que ocorreu o fato;
    • Onde?”: Local que aconteceu o episódio;
    • Como?”: Modo que ocorreu o evento;
    • Por quê?”: Qual a causa/objetivo do evento;
  6. Pirâmide invertida: Nos demais parágrafos, você pode seguir a sequência: Informação mais importante > Conteúdo de apoio > Informações relacionadas;
  7. Objetividade: Textos longos são mais cansativos de serem lidos em tela;
  8. Objetivo e completo: Ao mesmo tempo, tente colocar o máximo de informações relevantes que obtiver nesse texto claro, conciso e direto. Contextualize ao máximo os fatos.
  9. Pessoa: Sempre que citar o nome de alguém, complemente com seu sobrenome e, se possível, seu cargo;
  10. Citação: Tente copiar declarações de pessoas envolvidas no fato e coloque no texto identificando o autor;
  11. Cargos: Os cargos devem ter todas as letras em minúsculo – “prefeito” e “secretário”, por exemplo -, salvo se a palavra estiver no início da frase. Como exceção, os cargos “Visitador”, “Digitador” e “Monitor”, devem ter a letra inicial maiúscula;
  12. Siglas: Da primeira vez que for utilizada no texto uma sigla, cite antes o nome por extenso seguido pela sigla entre parênteses – por exemplo, Primeira Infância Melhor (PIM). A partir da segunda vez, pode ser utilizada apenas a sigla. Além disto, se a sigla for lida – “Unesco”, por exemplo -, apenas a primeira letra deve ser maiúscula. Se a sigla for soletrada – “GTM”, por exemplo -, todas as letras devem estar em maiúsculo. Como exceção, a sigla “PIM” deve ter todas as letras maiúsculas;
  13. Vocabulário: Enxuto, preciso, acessível e correto. Confira se os termos utilizados significam exatamente o que se pretende. Por exemplo, evite o termo “Maiores Informações”, substitua por “Mais Informações”;
  14. Simplifique: Priorize frases curtas, afirmativas, em ordem direta. Isto também serve para os parágrafos. Já observou como parágrafos longos são cansativos?;
  15. Subtítulos: Se a notícia ficar muito extensa, você pode utilizar subtítulos para dividir o texto em seções. Assim, ficará mais claro para o leitor o conteúdo geral da notícia;
  16. Evite o gerundismo: Substitua, por exemplo, “estará realizando” por “realizará”;
  17. Serviço: Se estiver redigindo sobre um evento, complemente a notícia com um serviço: fornecendo, ao final da notícia, contatos ou endereços para o leitor poder se inscrever ou participar;
  18. Links: Se houver referência a websites ou páginas tanto externas quanto internas, coloque o título do site ou da página como link no texto;
  19. Revisão: Após concluir a produção do texto, faça uma revisão detalhada;
  20. Recursos: Abuse dos recursos disponíveis na internet para ilustrar sua notícia. Disponibilize mapas, imagens, vídeos, gráficos, listas;
  21. Dúvidas: Para dúvidas, recomendamos consulta a manuais de redação online:

Imagem

Garanta que sua notícia tenha uma imagem relevante para ganhar destaque na página. O ideal é que a foto seja tirada de forma espontânea, no momento em que o fato esteja acontecendo, sem pedir para que as pessoas olhem ou posem para a foto e sem interferir no fato que está acontecendo.

  1. Notícia: Se possível, encerre a notícia com uma galeria de imagens;
  2. Dimensão: Não envie imagens muito pequenas, em baixa resolução, menores que 600px de largura. Também evite enviar fotos maiores que 1200px de largura para o carregamento da página não ficar muito lento;
  3. Horizontal: Para leitura de notícias em telas, fotos em orientação Paisagem (“horizontais” ou “deitadas”) ficam mais interessantes que fotos em orientação Retrato (“vertical” ou “em pé”);
  4. Iluminação 1: Evite fotos escuras ou claras demais;
  5. Iluminação 2: Evite fotos contra a luz. O fotógrafo deve estar de costas para a luz principal (Sol, por exemplo);
  6. Iluminação 3: Evite fotos com flash. Utilize somente caso a luminosidade esteja baixa;
  7. Enquadramento: Evite cortar mãos e pés em fotos de corpo inteiro e sempre evite cortar cabeças;
  8. Composição 1: Elimine elementos desnecessários do cenário (bolsas e cadeiras, por exemplo) antes de fazer as fotos. Se não for possível eliminá-los, retire-os do enquadramento;
  9. Composição 2: Priorize fundos neutros, simples, limpos;
  10. Arquivo: Tente sempre renomear as imagens para que o nome do arquivo identifique a imagem e facilita uma futura pesquisa;
  11. Edição: Faça ajustes nas fotos para melhorar brilho, contraste, enquadramento e cores das fotos utilizando as aplicações gratuitas sugeridas:

  1. Pixlr (online – gratuito): http://apps.pixlr.com/express/
  2. Photoscape (download – gratuito): http://www.photoscape.org/ps/main/download.php?lc=pt

Após produzida sua notícia, envie sua notícia para a comunicação do PIM.