Nesta idade, a criança já corre com segurança e pula com os dois pés juntos e/ou fica num pé só. Seus movimentos, principalmente os das mãos, estão se aperfeiçoando. Isto se nota na forma como leva o copo e a colher à boca, escova os dentes e rabisca em folhas de papel. Deseja fazer o que os adultos fazem, brincando que é a mamãe, o papai, o motorista, entre outros. Gosta de realizar as coisas por si e, com frequência, expressa verbalmente “eu sozinho”. Como não pode fazer tudo o que quer, às vezes fica impaciente. Interessa-se por tudo, é inquieta e curiosa. Começa a se dar conta de que os objetos não têm a mesma cor, forma e tamanho. Seu vocabulário aumenta e já se expressa através de frases com 4 ou mais palavras. Compreende o significado das diferentes palavras e interessa-se por pequenas histórias que você conta. Relaciona-se bem com um maior número de pessoas e começa a gostar da companhia de outras crianças.

[accordion clicktoclose=true tag=div] [accordion-item title=”O que você pode fazer para que seu filho cresça e se desenvolva saudável e feliz?”]

Todos precisamos amar e ser amados. Seu filho, mesmo não sendo mais bebê, continua precisando de sua ternura e demonstrações de carinho que fazem com que se sinta feliz e em segurança. Para isso:

  • Faça carinho em seu filho; console quando for necessário.
  • Sorria e aprove seu bom comportamento com um gesto, um olhar ou um beijo.
  • Deixe ele brincar bastante. Brinque junto sempre que possível. Prepare um lugar para que faça sozinho o que já sabe fazer. Ajude somente quando ele precisar.
  • Deixe que brinque com outras crianças. Assim aprenderá a se relacionar e compartilhar os brinquedos.
  • Ensine seu filho a cumprimentar, despedir-se, dizer obrigado e pedir desculpas quando for o caso.
  • Respeite seu modo de ser e seus sentimentos. Aceite como ele é. Não exija que seja uma “criança modelo”.
[/accordion-item] [accordion-item title=”Ensine seu filho a conhecer e respeitar o que o rodeia”]

Guia da Família 19É importante ensinar a criança a amar a natureza. Para isso:

  • Fale para ela das plantas e animais que estão ao seu redor para que admire sua beleza, utilidade e que conheça a necessidade de preservar.
  • Mostre como se planta e podemos cuidar das folhagens. Permita que ajude a cuidar junto com você.

 

 

 

[/accordion-item] [accordion-item title=”Realize atividades para promover o desenvolvimento integral do seu filho”]
  • Seu filho gosta de correr, saltar, jogar bola, etc. Tudo isso contribui para que cresça saudável e forte. Seus movimentos podem ser mais coordenados. Crie novas possibilidades levando-o ao parque, campo ou mesmo em casa.
  • Sente-se no chão com as pernas abertas e peça para que ele corra e passe saltando por cima de suas pernas. E ainda, com você sentado no chão, peça à criança que suba pelas suas pernas engatinhando.
  • Seu filho gosta de jogar bola. Aproveite e peça para que ele atire e tente derrubar com a bola algum brinquedo grande (estilo boliche ou garrafa pet), ou ainda, atire a bola de modo que caia dentro de uma caixa. No princípio, pode não conseguir, mas logo conseguirá.
  • Oferecer papel com folha grande e giz de cera com espessura grossa para que rabisque. Ele também pode desenhar com giz, ou ainda, na terra com o dedo. Nesta fase, seu filho já coloca intenção no desenho. Pergunte o que ele quis desenhar e mesmo que não esteja claro para você, elogie e estimule-o.
  • Ensine seu filho a fazer tortinhas, bolachinhas, massinhas com barro ou areia úmida.
  • Ofereça a ele pedaços de papel ou revistas para que amasse e faça bolas de diversos tamanhos.
  • Seu filho já se expressa bem. Surpreende a cada dia com uma nova palavra. Você pode ajudá-lo a falar ainda melhor.
  • Coloque dentro de uma caixa ou saco alguns brinquedos ou objetos. Peça que tire um por um e pergunte a ele “O que é?”, “Como é?”, “O que ele faz?”, “Para que serve?”. Além de gostar da brincadeira, imitará os movimentos e sons dos objetos e animais.
  • Outro jogo é o de colocar alguns brinquedos em frente à criança para que ela os veja e toque. Depois, peça que feche os olhos e retire um brinquedo do grupo. Depois, peça que abra os olhos e diga qual está faltando.
  • Guia da Família 20Um fantoche desperta na criança alegria e desejos de falar. Faz com que ela se mova e pergunte seu nome, o do seu pai, o da sua mãe, o que faz, onde se encontram, e outras questões.
  • Continue ensinando músicas e histórias simples para que ela aprenda e repita. Além disso, a criança pode falar sobre os personagens da história.
  • Dê vida aos acontecimentos da história que estiver contando. A criança tem facilidade de imaginar, por exemplo, um cabo de vassoura sendo um cavalo, qualquer objeto redondo sendo a direção de um caminhão; um pedaço de corda no chão sendo uma cobra ou um jacaré.
  • Utilize elementos da natureza para contar uma história. Aproveite a mesa da cozinha para montar um cenário, utilizando pedrinhas, galhos de árvore, tocos de madeira, grama seca, entre outros. Lembre-se de solicitar o auxílio de seu filho na escolha e busca deste material.
  • Aproveite caixas de diversos tamanhos para serem utilizadas nas brincadeiras com seu filho. Com imaginação estes objetos podem ser transformados em uma casa, uma escola, um galpão ou garagem.
  • Ensine a criança a assoprar e formar bolinhas de sabão. Essa brincadeira possibilita movimentos com a língua e a boca, que ajudarão no desenvolvimento da linguagem e da fala.
  • Nesta fase, a criança pode ter medo de “seres” da sua imaginação, como monstros e bruxas. Não xingue ou humilhe seu filho; tente fazer com que se sinta seguro por estar protegido ao seu lado. Algumas crianças ficam com medo de se aproximar de palhaços ou pessoas fantasiadas, não insista. Procure não assustar dizendo que podem vir pegá-la, caso não se comporte bem.

Como você deve ter percebido, seu filho realiza tarefas bastante complexas como tampar e destampar potes, pescar coisas e objetos que flutuam. Além de agradáveis, essas brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Participe destas atividades!

  • Encha uma bacia com água e coloque vários objetos que flutuam para que ele “pesque” com uma concha.
  • Se possível, quando houver areia limpa junte para que a criança possa encher cubinhos utilizando uma colher grande.
  • Caso tenha um martelo de brinquedo leve ou algo parecido, dê a seu filho para que aprenda a martelar.
  • Guia da Família 21Aproveite quando um objeto cai de um móvel para que ela ajude a pegá-lo. Caso não alcance, dê algo para que possa alcançá-lo.
  • Fazer “construções” e montar quebra-cabeças ajudam a desenvolver o pensamento e a imaginação. Jogos de encaixe e de memória também despertam seu interesse nesta fase.
  • Ofereça pedaços de madeira, plástico, caixinhas e peças de dominó. Solicite que construa torres, pontes, caminhos e casas.
  • Divida em 2 partes (vertical ou horizontal) uma figura de revista e peça que monte a figura. No começo é possível que você tenha que ajudá-lo ou ensiná-lo diretamente.

É importante que seu filho continue a aprender que as coisas têm forma, cor e tamanho. Você pode ensiná-lo com atividades, como:

  • Entre vários objetos, peça que escolha um que seja da mesma cor daquele que está em suas mãos, assim estará agrupando por semelhanças Você pode usar flores, fichas ou botões.
  • Guia da Família 22Mostre à criança um brinquedo e peça que ela busque um que seja da mesma forma. Para esse jogo, recomendam-se figuras geométricas, como quadrado, círculo, triângulo, que podem ser criadas com recortes de revistas ou materiais de madeira. É importante que nessa faixa etária também saiba associar os objetos por cor, mas ainda não é necessário saber dizer o nome das cores isoladamente, ou seja, sem associação. Peça somente a que é igual.
  • Você pode brincar de perguntar qual é o maior, o menor e o do meio. Para isso, podem usar três brinquedos diferentes, como 3 pedras, 3 caixas. Depois pode pedir que coloque em ordem: da maior à menor e vice-versa.

Para o desenvolvimento da audição é importante que seu filho, mesmo de olhos fechados tenha a orientação de onde vem o som. Para estimular, você pode:

  • Brincar de se esconder. Esconda-se e chame-o para que tente encontrá-lo. O mesmo você pode fazer com brinquedos que façam barulho. Esconda, faça barulho e peça à criança que os encontre. Isso deve ser feito em lugares próximos e que não ofereçam perigo.
[/accordion-item] [accordion-item title=”Cuide da saúde do seu filho”]
  • Seu filho já pode comer todo o tipo de alimento, mas você deve evitar o excesso de sal, açúcar e temperos fortes, assim como frituras; seguindo sempre as orientações do profissional da unidade de saúde. Ofereça vegetais, de preferência crus e frutas em estado natural. Os alimentos nessas condições têm suas vitaminas e minerais mais aproveitados pelo organismo.
  • É importante não falar diante da criança sobre os alimentos que você não gosta. Ofereça a maior variedade possível.
  • Guia da Família 23Ensine seu filho a comer devagar e com a boca fechada. Não misture doces com as refeições. Doce, somente após o término das refeições.
  • Escove os dentes de seu filho com creme dental que contenha flúor (pequena quantidade). Deixe que ele veja você escovando os dentes, pois ele tenderá a imitá-lo.
  • Faça com que seu filho participe ativamente de sua própria higiene pessoal e do banho. Ensine-o a lavar as mãos e o rosto sozinho, a secar-se com a toalha e a escovar os dentes.
  • Nesta idade, é esperado que a criança durma entre 11 e 12 horas e pode fazer uma sesta durante o dia. Lembre-se do que deve fazer para que tenha um sono tranquilo.
  • Não esqueça das recomendações para evitar acidentes. À medida que a criança cresce e se torna mais independente, aumenta o perigo, tanto em casa como na rua.
[/accordion-item] [accordion-item title=”Alimentação saudável”]

Alimentação saudável para crianças maiores de dois anos

  • Ofereça alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos 3 refeições e 2 lanches por dia.
  • Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.
  • Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança.
  • As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
  • Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo 5 vezes por semana.
  • Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.
  • Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
  • Evite oferecer refrigerantes, sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
  • Diminua a quantidade de sal na comida.
  • Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
  • Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.
[/accordion-item] [accordion-item title=”Indicadores”]

Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 3 anos de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo.

[/accordion-item] [/accordion]

 

Confira o Guia da Família na Íntegra

Download