3 a 6 meses
Nesta fase as mudanças são facilmente notadas. Você perceberá que ele reconhece as pessoas de seu convívio e sorri para aquelas mais íntimas. Por volta dos seis meses, frente a uma pessoa desconhecida, ele poderá estranhar e chorar.
Com essa idade, o bebê pode agarrar os objetos que estiverem ao seu alcance e, com ajuda, poderá mudar de posição e se manter sentado sozinho por alguns instantes. Na interação com o outro, o bebê poderá dar risadas, balbuciar e expressar entusiasmo frente aos brinquedos e aos objetos que lhe são mostrados. A criança balbucia como forma de responder à voz da mãe.
Durante as brincadeiras é possível observar que já procura os sons lateralmente e mostra interesse por objetos que fazem barulho.
O que você pode fazer para que seu filho cresça e se desenvolva saudável e feliz?
Ao estimular e dar carinho ao bebê, você estará propiciando um crescimento saudável e feliz.
O afeto que você dá ao seu filho o ajuda a se sentir seguro. Fale e sorria para ele durante o banho, troca de roupas ou fraldas, alimentação e em qualquer outra atividade. Quando ele sorrir, sorria também e o estimule com um beijo ou uma carícia. Mostre que você o ama.
- Seu filho também precisa se relacionar com os outros membros da família ou pessoas ligadas a ele. É necessário que todos da casa (ex.: avós, irmãos, tios) falem com o bebê, sorriam e se comuniquem com ele. Próximo aos 6 meses o bebê deve se acostumar a estar com outras pessoas, mas em algumas situações chora na frente de estranhos.
- O bebê deve ir aprendendo a se conhecer. Sempre que puder, coloque-o em frente a um espelho. Aponte para as imagens refletidas no espelho e as identifique (bebê, mamãe, papai, vovó, entre outros).
Realize atividades para promover o desenvolvimento integral do seu filho
É importante estimular seu bebê a reconhecer as pessoas que frequentemente o cuidam e os objetos que estão ao seu redor:
- Aproxime-se do bebê. Fale e quando ele olhar para você, cubra o seu rosto escondendo-se atrás de uma fralda ou pano. Em seguida retire a fralda e verá que ele procurará por você.
Você também pode brincar deixando cair um objeto perto do bebê e perguntar a ele onde está o brinquedo. Após, ponha o brinquedo ao alcance de suas mãos e quando ele for agarrá-lo, coloque a fralda ou pano por cima deixando uma parte de fora. Diga a ele que procure pelo brinquedo. Se o bebê não retirar a fralda de cima, tire você. Repita a brincadeira várias vezes.
- O som dos objetos atrai a atenção do bebê. Mova um chocalho na frente dele e depois faça com que ele mesmo o agarre e agite.
- Através de brincadeiras utilize brinquedos e objetos sonoros lateralmente. O uso desse material permite que sejam também estimuladas as onomatopeias (“au-au”, “miau-miau”, “piu-piu”).
- Coloque um brinquedo leve perto do bebê para que o segure. Se conseguir, distancie um pouco mais o brinquedo, pois ao final da faixa etária já se inicia o processo do engatinhar.
Se você quer que o bebê aprenda a mudar de posição, coloque a seu lado um brinquedo e o estimule para que pegue. No princípio, pode ser que precise de sua ajuda, mas rapidamente conseguirá fazer sem auxílio.
- Erga um brinquedo numa altura próxima do bebê e peça que ele o alcance. Distancie e aproxime o brinquedo. Este jogo, além de favorecer seus movimentos, também irá diverti-lo.
- Próximo aos seis meses, estimule seu bebê a sentar-se sozinho. Sente-o em lugar seguro apoiando-o entre almofadas, travesseiros, rolinhos ou cobertor. Coloque perto do bebê brinquedos e objetos de diferentes tamanhos, cores e formas, estimulando o bebê para que os pegue. Aos poucos vá retirando o apoio para que ele se esforce mantendo-se equilibrado até conseguir ficar sentado sem a necessidade de apoio.
- Cante músicas alegres, com ritmos variados, batendo palmas, sacudindo as mãos e a cabeça. O bebê prestará atenção nos gestos e movimentos que você fizer e tentará imitar.
- Invente sons musicais com objetos disponíveis em casa, como: tampas de panelas, garrafas plásticas com pedrinhas dentro, chocalhos com tampinhas de garrafas e diferentes tamanhos de caixa de papelão, que poderão imitar o som de um tambor. Atenção! Cuide para que os materiais estejam bem vedados para que não haja risco durante o seu manuseio.
Cuide da saúde do seu filho
- xO leite materno continua sendo o melhor alimento para o seu filho. Amamente seu filho quantas vezes ele tiver vontade. Não dê outro leite ou alimento sem orientação de um profissional da área.
- Lembre-se também de que é por volta dos seis meses que nascem os primeiros dentes-de-leite. É importante que nessa fase, a higiene da boca e dos dentes continue sendo realizada com uma fraldinha umedecida e enrolada no dedo.
- Não esqueça: a saúde do dente-de-leite determina a saúde do dente permanente.
Nesta fase é esperado que o seu filho durma entre 15 e 17 horas diárias.
- É importante que a criança durma na cama ou no carrinho dela, desde que fique bem acomodada. Ela deve dormir com roupas confortáveis. O lugar deve ser limpo, ventilado e tranquilo.
- É fundamental que a higiene do bebê e das suas roupas, lençóis, toalhas e cobertores seja bem feita.
- Lembre-se da visita periódica ao médico. Leve sempre a Caderneta de Saúde da Criança e não esqueça as vacinas.
- Evite acidentes. Não deixe seu filho sozinho na cama ou em lugares que coloquem sua vida em risco. Nesta fase, ele já consegue se virar, mudando de posição.
Alimentação saudável
- Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.
Indicadores
Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 6 meses de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo.
Confira o Guia da Família na Íntegra
Download