A criança nesta fase coordena melhor os movimentos do corpo. Corre, salta, atira e recebe a bola com mais segurança. Cada vez é mais independente e pode fazer sozinha muitas coisas que antes precisava de ajuda. Veste-se, tira a roupa e consegue tomar banho sozinha. Decide do que brincar e busca os brinquedos e objetos que vai utilizar. Brinca com outras crianças compartilhando seus brinquedos. Mostra grande interesse por jogos imaginários.
Conhece melhor os objetos, compara e os diferencia por sua forma, tamanho e cor. Também é capaz de definir o lugar que ocupam no espaço, se estão acima, abaixo, perto ou longe. Pergunta com insistência sobre a causa de alguns acontecimentos: “Por que?”, “Como?”, “Para quê?”; são perguntas que faz continuamente. Expressa com clareza suas ideias, relata pequenas histórias, e se souber, canta pequenas canções e poesias.
Agrada-lhe ajudar pessoas conhecidas e realiza, contente, algumas tarefas simples que lhe peçam em casa. Aproveita a companhia de outras crianças e todos os momentos para brincar com elas.
[accordion clicktoclose=true tag=div] [accordion-item title=”O que você pode fazer para que seu filho cresça e se desenvolva saudável e feliz?”]Seu filho está crescendo e pouco a pouco vai aprendendo a agir corretamente. Tenha paciência e compreensão, ensine com amor.
- Fale com um tom de voz suave. Mostre seu carinho. Quando ele quiser alguma coisa que não lhe possa ser dado ou fizer algo errado, não o castigue, nem grite. Isto o incomoda e lhe causa temor e insegurança. Explique por que você não pode dar o que ele deseja ou ele fazer tudo o que quer.
- Não o engane fazendo promessas que não possa cumprir. Isso causa frustração.
- Seu filho deseja brincar com outras crianças. Ajude para que seja uma experiência agradável para ele. Ensine-o a emprestar seus brinquedos e a compartilhar, buscando relacionar-se com crianças de sua idade. Assim, ele aprende que as coisas não podem ser somente suas.
Ele já consegue fazer muitas coisas de forma independente. Não prejudique seu desenvolvimento. Deixe-o fazer, mesmo que erre. Ajude somente quando necessário.
- Ensine a construir boas relações de convivência, tais como: ajudar os outros, manter boas relações com as pessoas, recolher o que deixou no chão, consolar uma criança que chora, guardar os objetos, cumprimentar as pessoas, dizer “obrigado” e “por favor”. Reforce essas ações com carinho. Assim irá ajudá-la para que em outros momentos tome as mesmas atitudes.
- Seu filho tem curiosidade de conhecer o mundo. Tudo lhe chama a atenção, inclusive seu próprio corpo. É possível que, em determinadas ocasiões, toque ou brinque com suas partes genitais ou com as de outra criança. Não faça disso uma coisa “especial”, nem lhe diga que isso é feio. Distraia sua atenção, convide-o para brincar ou para fazer alguma coisa que goste.
Você sabe que brincar é muito importante para seu filho, não só pela diversão, como pelo aprendizado e desenvolvimento que possibilita. Mesmo que ele conheça vários jogos e brincadeiras, você pode ensiná-lo a brincar de cantigas de roda. Ele, além de gostar, poderá compartilhar com outras crianças.
- As brincadeiras de imitar os adultos ainda são as preferidas. Brinque com ele, perguntando o que deseja, pois com um pouco de imaginação e alguns objetos você consegue, por exemplo, brincar de: médico em que você é o paciente, uma cordinha é o estetoscópio, uma colher ou pedacinho de madeira é a injeção; supermercado com alguns objetos para serem “comprados e vendidos” e pedacinhos de papel como dinheiro. Quando participa de suas brincadeiras, além de lhe dar atenção, você estimula sua criatividade e iniciativa. Assim, novas brincadeiras e jogos serão inventados.
- Além desses jogos, recomendamos brincadeiras com cordas, caixas e bolas. Estas brincadeiras ajudarão seu filho a crescer e a se desenvolver melhor.
- Determine um lugar para brincar e outro para guardar os brinquedos. Crie nele o hábito de recolher e guardar os brinquedos quando terminar de brincar.
- Lembre-se que brinquedo não é enfeite. Deixe seu filho brincar com todos os brinquedos, apenas recomende que os cuide.
A natureza, fonte infinita de riquezas e beleza é, além disso, fonte de desenvolvimento dos pensamentos e sentimentos de seu filho.
Fale com ele sobre as plantas, os animais que o cercam, onde vivem e, o mais importante, fale da necessidade de atender, cuidar e tratar bem de todos.
- Crie as condições para que ele tenha em casa um lugar para cultivar algumas plantas.
- A cada dia seu filho terá interesse em saber coisas novas, como: “Por que chove?”, “De onde sai a água do mar?”, “Por que seca a folhagem?”. Suas respostas devem ser claras e simples para que ele compreenda. Não deixe de atender sua curiosidade, mas não se envergonhe se não souber responder; diga simplesmente que não sabe, mas que podem tentar descobrir juntos.
- Ensine que cada coisa tem seu lugar. Estimule para que mantenha a ordem e a limpeza, destacando a importância disto para a saúde de todos.
Faça com que seu filho aprecie o pôr-do-sol, o arco-íris. Convide-o a prestar atenção nas folhas das árvores e flores. Assim, aprenderá a amar o seu meio ambiente.
- Quando passear com ele, aproveite e fale sobre o trabalho desenvolvido pela professora, médico, enfermeira, lixeiro e demais profissões. Destaque o valor e a importância destes profissonais, como precisamos e o quanto devemos respeitá-los.
[/accordion-item] [accordion-item title=”Realize atividades para promover o desenvolvimento integral do seu filho”]
- Seu filho já se comunica bem. Por isso, é muito importante que tenha oportunidade de expressar suas ideias. Até 4 anos e 6 meses, a criança já deve ter adquirido completamente todos os sons da fala, sem substituir ou omitir os fonemas. Caso ainda não consiga fazer, não diga que está errado, mas apenas repita a palavra corretamente.
- Estimule seu filho a falar o que deseja e escute o que ele diz com atenção. Assim, ele aprenderá também a escutar.
- Conte histórias e peça a ele que também conte algumas para você. Podem ser inspiradas em seus desenhos ou não. Estimule a imaginação da criança.
- Continue ensinando poemas, canções e rimas. Isto favorece o desenvolvimento da comunicação (linguagem e fala).
- Quando cantar para ele, peça que acompanhe com palmas, batendo em algum objeto ou com algum instrumento musical que tenha perto. Estimule-o a cantar.
Continue pedindo para que imite alguns sons como: batida de algum objeto, barulho da água passando de um copo para outro, da escova nos sapatos, das páginas de um livro sendo folhadas e outros.
- Nesta fase, as crianças tendem a falar muito forte, às vezes, gritando. Ensine seu filho a falar pausadamente e sem gritar, pois além de ser um comportamento mais adequado, evitará problemas com sua voz.
- Use algum objeto como microfone e faça algumas perguntas para ele, como se fosse um programa de televisão. Depois, peça que faça perguntas.
Conhecer e diferenciar as cores, formas, tamanhos e os sons dos objetos, bem como sua textura, faz parte da exploração; ajudando a conhecer o mundo que o rodeia. Para isso, você pode:
- Pedir a seu filho que agrupe alguns objetos e brinquedos diferentes que tenham a mesma cor. Depois, pergunte de que cor eles são. Quando diferenciar as cores, chame a atenção para a tonalidade mais forte ou mais fraca. Aproveite as folhas das árvores com tons de verde diferentes. Coloque tonalidades diferentes lado a lado. Faça o mesmo com botões, flores, lápis, pedaços de papel, entre outros.
- Seu filho já sabe agrupar objetos e brinquedos que têm a mesma forma. Então você já pode mostrar um círculo e pedir que ele procure ao seu redor um objeto de formato parecido: relógio, tampa de panela, bola. Faça o mesmo com um quadrado, retângulo, ou triângulo. Assim, ele aprenderá a conhecer melhor as diferentes formas que existem.
- Brinque com ele de colocar em ordem de tamanho, pedras, brinquedos e outros objetos. Peça que ordene do maior ao menor e do menor ao maior, colocando lado a lado e comparando-os.
- Ensine seu filho a diferenciar pelo tato, as superfícies lisas, ásperas, duras e moles. Ofereça a ele alimentos ou objetos e pergunte como é: duro, mole, áspero ou liso? Mostre a ele a diferença.
- Quando aprender a diferenciar, faça a brincadeira de colocar vários objetos e brinquedos num saco ou caixa. Peça que, com os olhos fechados, tire um deles, toque e diga a textura (se é lisa, áspera, dura ou mole).
- Brinque de procurar e descobrir a origem dos sons. Por exemplo: faça barulho com uma guitarra, tambor, corneta, apito, lata, pedras ou chaves e peça-lhe que toque, veja e ouça o som. Depois, esconda o objeto e faça novamente barulho com ele e pergunte o que está fazendo este ruído.
- Ensine as posições que os objetos ocupam no espaço. É muito importante para que ele consiga se orientar. Brinque de descobrir onde as coisas estão. Coloque um brinquedo em frente, atrás ou ao lado da criança e peça que diga onde está. Depois, peça que ele feche os olhos, faça-o mudar de posição e pergunte novamente onde está.
- Peça que ele alcance o carrinho que está debaixo do sofá ou a bola que está atrás do móvel. Pergunte quem está mais perto da cozinha? Você ou eu?
Construir, desenhar e montar quebra-cabeças são atividades que, estimulam a motricidade fina e ajudam no desenvolvimento integral da criança. Para isso:
- Continue oferecendo blocos de madeira ou de plástico, caixas, peças de dominó e outros materiais para que construa o que deseja. Converse com seu filho sobre como pode ser montada uma garagem para os carros de brinquedo. Sugira que guarde os carrinhos em garagens de diferentes tamanhos e que passe o barquinho sob pontes de diferentes alturas para que aprenda a relacionar o tamanho dos objetos.
- Incentive seu filho para que desenhe o que quiser, mas que conte a história do seu desenho. Você também pode propor que desenhe algo sobre alguma história que ele tenha escutado.
- Oriente-o a montar quebra-cabeças simples, de 5 ou 6 peças. Utilize uma figura com mais de um desenho incluindo uma paisagem ou imagens que façam parte da rotina da criança. Recorte com formas retas e diagonais figuras de revista. Será um interessante e atrativo quebra-cabeças. Também podem ser feitos de recortes e colados em pedaços de papelão.
Correr, saltar, subir e atirar a bola continuam sendo excelentes exercícios para a criança porque ajudam na flexibilidade e coordenação de seus movimentos. Para isso:
- Peça a seu filho que atire a bola para frente com uma mão, como também que deixe rolar a bola no meio das pernas e para trás. Assim, pouco a pouco será capaz de receber e jogar a bola ao ar.
- Brinque de rodar uma bola, um cone ou outro objeto apropriado, empurrando com um pé e depois com o outro.
- Organize pequenas competições de corrida com seu filho e amigos. Pode ser em ziguezague, contornando brinquedos, móveis ou árvores.
A capacidade de movimentos e de realizar atividades com as mãos está se desenvolvendo pouco a pouco. Logo poderá escrever e realizar atividades mais complexas. Para estimular, você pode:
Pedir a seu filho para rasgar papéis e posteriormente estimule-o a formar uma figura ou simplesmente um enfeite com esse material.
- Sugerir também que recorte figuras simples com tesoura de pontas arredondadas.
- Fornecer argila ou massa de modelar para que ele crie, por exemplo: animais, frutas ou bonecos. Pode ser aproveitado o momento em que se está na cozinha fazendo pão, bolacha ou bolo, dando um pouco da massa para que ele modele sozinho. Este momento também pode ser aproveitado para explorar as transformações químicas que ocorrem durante a produção dos alimentos, assim como a origem de seus componentes.
- Oferecer para seu filho um cordão e vários objetos e/ou brinquedos que sejam furados no meio para que ele atravesse com o cordão, formando um colar.
- Continue incentivando-o a lavar as mãos antes das refeições, a provar todos os tipos de alimentos, a mastigar de boca fechada e usar corretamente os talheres. Demonstre alegria e aprovação quando fizer corretamente.
- A higiene continua sendo determinante para a saúde de seu filho. Mostre o quanto é importante e agradável manter a higiene corporal. Demonstre sua satisfação por ele estar limpo, penteado, com as unhas cortadas e limpas, como também, as roupas e os sapatos. É muito importante insistir na necessidade de escovar os dentes após as refeições. Lembre sempre de explicar o porquê e também de examinar a boca do seu filho.
A criança dorme entre 10 e 12 horas e algumas crianças ainda fazem uma pequena sesta durante o dia. O descanso é muito importante para que ela se mantenha ativa e disposta.
- A curiosidade de seu filho aumenta cada vez mais. Por isso, todos na casa devem redobrar os cuidados para evitar acidentes. Os medicamentos e materiais de limpeza devem ser guardados em locais que a criança não tenha acesso, de preferência em armários chaveados.
- Continue ensinando sobre os cuidados para atravessar a rua, sempre de mãos dadas com um adulto e o respeito pelos sinais de trânsito.
- Lembre-se das visitas ao médico e dentista periodicamente e sempre que necessário.
Alimentação saudável para crianças maiores de dois anos
- Ofereça alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos 3 refeições e 2 lanches por dia.
- Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.
- Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança.
- As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
- Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo 5 vezes por semana.
- Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.
- Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
- Evite oferecer refrigerantes, sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
- Diminua a quantidade de sal na comida.
- Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
- Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.
Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 5 anos de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo.
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