Seu filho está crescido e continua aprendendo. Seus movimentos são mais precisos e coordenados. Move-se com agilidade e flexibilidade, que demonstra não só ao caminhar e correr, como ao desenhar, recortar e rasgar papéis. Apresenta vocabulário amplo, gosta de conversar, fala o que pensa, pergunta por que acontece uma coisa e não a outra e por isso, faz tantas perguntas. Estabelece boa conversação com você, com os membros da família e os vizinhos. Já entende que existem coisas que ele pode e outras que ainda não pode fazer.
Sente-se útil em ajudar nas tarefas da casa. Interessa-se pela opinião das pessoas, assim como em estar de bem com elas. Manifesta prazer no ambiente em que convive. Gosta de participar das atividades sociais organizadas na sua comunidade. Expressa desejos de ir à escola, aprender a ler e escrever.
Está próxima a hora de seu filho ir para a escola. Sendo assim, sugerimos ações que irão contribuir para seu desenvolvimento integral e que favorecerão a continuidade do seu aprendizado.
Dê afeto e brinque com ele. Seu filho cresceu, mas precisa, e muito, de sua atenção. Quando o beijar, sorria fazendo com que ele se sinta feliz, alegre e seguro.
- O convívio da criança com seus familiares deve ser baseado no respeito, no afeto, no diálogo, na compreensão e no exemplo.
- Seu filho pode ter pequenos problemas, que para ele podem parecer grandes. Saiba compreender e procure saber o que o entristece ou desgosta. Se a mãe permite o que o pai proíbe ou vice-versa, a criança se desorienta. É melhor que os pais estejam de acordo.
- Manifeste sua alegria quando fizer algo certo, deste modo estará ajudando seu filho a amadurecer e, aos poucos, assumir responsabilidades. Repreenda no momento em que a criança fizer alguma coisa inadequada, mas converse, explicando o porquê.
- Estimule-o a se vestir e a se despir sozinho, escovar os dentes, lavar as mãos e a se pentear. Elogie e parabenize seu filho quando o fizer bem, falando como está bonito. Permita que tome banho sozinho, mas você deve estar presente para ajudar, caso precise ou para ensinar a maneira mais adequada.
- Lembre-se que a criança deve continuar aperfeiçoando o manejo dos talheres. Com carinho e paciência insista em que não fale com a boca cheia, mas que faça deste momento um convívio socializador.
- Deixe seu filho ajudar na organização da casa como varrer, manter em ordem as próprias coisas, cuidar e alimentar os animais, guardar os brinquedos e outros.
- É muito importante para a criança ser ouvida e atendida, mas deve aprender a esperar a sua vez e a não interromper quando os outros estão falando.
A convivência com outras pessoas (família, amigos, vizinhos) requer alguns aprendizados.
- Solicite ao seu filho que realize algumas tarefas para as pessoas, como por exemplo: carregar algum objeto, guardar os brinquedos depois de utilizá-los ou ajudar aos mais velhos. Assim se estimula o sentido da cooperação e do respeito.
- Estimule o respeito às pessoas, especialmente aos idosos. O avô e a avó também têm muito a ensinar com suas histórias.
- Oriente-o a compartilhar suas coisas: brinquedos, alimentos e outros. Seu exemplo é importante.
- Lembre-o de cumprimentar as pessoas.
- Brincar é imprescindível para o desenvolvimento da criança.
- Nesta idade, seu filho tem interesse por jogos e brincadeiras com regras, como amarelinha, “Passa anel”, “Cinco Marias”, futebol e outros.
- Convide-o a brincar de correr, saltar, cantar e a dançar com instrumentos musicais que vocês podem fazer, como: chocalho e tambor.
- Como já quer ser grande e fazer o que os adultos fazem, muitas vezes não podendo, acaba por imitá-los em suas brincadeiras. Imagina ser um bombeiro, professor, motorista, médico e outros. Quando seu filho estiver brincando, não fique apenas olhando. Brinque com ele, mas lembre-se de deixar que ele tome as iniciativas e decisões. Nessa brincadeira, pode criar um personagem para você. Por exemplo, pergunte: “Doutor, o que acontece se eu não escovar os dentes após as refeições?” Aceite sua resposta e agradeça.
- Provavelmente, em algum momento, você pode encontrá-lo conversando sozinho como se fosse um professor com seus alunos ou um médico com seus pacientes. Não se preocupe. Lembre-se que está brincando e se desenvolvendo.
- Reserve um lugar para guardar os brinquedos ou os objetos para as brincadeiras (sapatos, cintos, chapéus, colares e recipientes). Ensine-o a recolher os brinquedos e objetos quando terminar.
A criança deve aprender a conhecer a natureza, preservá-la e apreciar sua beleza.
- Permita que seu filho cuide sozinho de pequenas plantas e observe o que faz durante essa atividade.
- Nesta idade são comuns perguntas como: “Por que o sol se esconde?”, “De onde sai a água?”, “De onde vem meu irmãozinho?”. Explique de forma simples e verdadeira. Caso não saiba a resposta, diga que vai descobrir e depois lhe dizer. E faça isso mesmo. O mais importante é não deixar nenhuma pergunta sem resposta.
- Desde pequeno, seu filho gostará de fazer experimentos:
- Coloque um grão de feijão sobre um algodão úmido. Observe durante vários dias junto com ele, para que diga o que acontece.
- Por que a roupa seca quando o sol esquenta?
- Ensine-o a cuidar dos jardins, parques e pátios que você visita com ele. Assim aprenderá a respeitar a natureza e conservar sua beleza.
- A criança convive em um meio social que começa com a própria família e a casa. Ensine seu filho a conviver, conhecer e a respeitar o seu ambiente.
- Comente com ele como está formada sua família, o que cada um faz na casa e no trabalho.
- Pouco a pouco seu filho vai conhecer onde vive e os lugares mais importantes. Faça com que se sinta parte de sua comunidade, participando das atividades do bairro.
- Fale com ele sobre os diferentes trabalhos e profissões que as pessoas próximas a ele realizam: professor, médico, enfermeira, padeiro, pintor e agricultor. Saliente o respeito e a consideração que todos merecem.
- Incentive seu filho a manter relações de igualdade e de respeito com as pessoas.
- A diversidade chama a atenção da criança nesta idade. É importante que você saiba tolerar e compreender essas diferenças, pois assim estará ajudando seu filho a conviver sem preconceitos e a conviver melhor com todos.
- Converse com seu filho sobre as diferenças que existem entre as pessoas e que elas devem ser respeitadas. Também é fundamental que ele compreenda que todos têm direitos iguais; independente de características étnicas, religiosas, identidade sexual, faixa etária, nível socioeconômico e cultural.
- Seu filho já conhece a forma, cor, tamanho e textura (macios, duros, ásperos, moles) dos objetos. Esse conhecimento pode servir para resolver muitas tarefas, como: construir, com sua ajuda, um jogo de dominó associando forma e cor. Brinque com ele.
- Agrupe e ordene objetos por tamanho, cor e textura:
- Flores, podendo ser agrupadas de acordo com a tonalidade mais clara ou mais escura.
- Brinquedos ou caixas de diferentes tamanhos.
- Folhas de árvores com texturas diferentes.
- A família proporciona a construção da rotina da criança. Isso lhe oportuniza a noção de tempo, organização, tranquilidade e responsabilidade.
- Construir, desenhar, modelar, montar quebra-cabeça, rasgar, recortar, colar, montar enfeites com sementes, folhas secas e areia são atividades que desenvolvem sua motricidade fina, inteligência e estimulam a criatividade.
- Com blocos de madeiras, plásticos, peças de dominó e outros materiais seu filho pode montar casas, pontes, carros, trens, barcos e outros objetos. Para tornar mais interessante esta atividade, você pode oferecer lápis e papel para que ele desenhe livremente e peça que fale a respeito.
- Com massa de modelar, argila ou areia úmida ele pode fazer muitas coisas. Deixe seu filho livre para criar.
- Permita que recorte figuras de revistas, que brinque com elas e/ou as cole fazendo montagens livres. Tesouras de ponta afiada devem ficar longe de seu alcance. Prefira as com pontas arredondadas.
- A criança gosta de montar quebra-cabeças de mais de 6 peças. Podem ser utilizadas figuras de revistas ou encartes de produtos cortados em linhas retas ou curvas.
- O conhecimento do espaço onde vive, é importante para o desenvolvimento de seu filho. Entende-se como espaço o bairro onde vive, sua casa, pátio e cozinha.
- A relação dos objetos no espaço pode ser estimulada de modo simples, como as seguintes sugestões:
- Busque o livro que está debaixo da mesa.
- Pegue a camisa que está na gaveta direita.
- Dentro da caixa, guardei um brinquedo para você. “Pegue–o”.
- Movendo-se no espaço, a criança vai localizando e conhecendo seu mundo. Ao caminhar entre os objetos, pode se dar conta de que o caminhar a leva para frente, para a esquerda, para a direita, etc.
- Esconda um brinquedo num lugar determinado do pátio. Faça um mapa do local e peça que a criança o ache. Existe uma brincadeira que toda a criança gosta, como “Mamãe mandou”:
- levantar a mão direita;
- levantar a perna esquerda;
- tocar o olho direito;
- tocar o joelho direito com a mão esquerda. As ordens podem variar de acordo com o desenrolar da brincadeira. Assim como podem partir da criança e você cumpri-las.
Tudo o que a criança vê, faz, pensa e sente é expresso de muitas maneiras.Você pode e deve incentivá-la:
- Converse com seu filho. Faça com que fale das coisas que gosta de fazer. Convide-o a falar do presente, do passado, sobre coisas que fez, como os passeios, e também no futuro, sobre o que gostaria de fazer, onde gostaria de ir.
- Outra maneira de estimular a linguagem de seu filho é descrevendo um brinquedo, um animal, uma planta e pedindo que ele diga como é, para que serve, etc. Você pode utilizar uma figura de revista ou livros, pedindo para a criança descrever o que está vendo.
- Siga contando histórias, ensinando novas poesias e canções e faça com que a criança cante para você e recite os versos aprendidos. Sugerir a ideia: “Era uma vez uma criança que queria voar e…” Solicite que seu filho complete a história.
- Faça jogos de adivinhação. Pegue um brinquedo ou objeto, sem que ele veja descreva-o e peça que o seu filho adivinhe o que é. Depois ele pode fazer o mesmo com você.
- As palavras podem ser utilizadas para criar e pensar. Brinque com seu filho de formar famílias de palavras, como: limão, abacaxi e pera pertencem à família das frutas; ônibus, carro, caminhão e carroça pertencem à família dos meios de transporte, entre outros.
- Diga palavras que pertençam ao mesmo grupo de coisas. Ex.: móveis: cadeira, mesa, armário, cama; frutas: manga, laranja, abacaxi.
- Diga uma palavra e ele deve dizer as que rimam. Ex.: balão, amigão, coração. Também podem ser utilizados outros grupos de palavras com o mesmo final, como: rosa, formosa, cheirosa, preciosa.
- Você diz uma palavra e ele diz o contrário dela. Ex.: alto – baixo, gordo – magro.
- Seu filho de 5 anos está terminando a etapa pré-escolar. Todos os movimentos aprendidos agora são usados para se exercitar.
As competições de corrida são suas preferidas. Já aumenta a distância, a velocidade e até salta obstáculos.
- Atira e agarra a bola com segurança e brinca assim com amigos, vizinhos e familiares.
- Convide seu filho a conduzir, empurrar objetos e chutar bola. Crie competições com seus amigos.
- Não impeça as brincadeiras de subir em árvores, cordas e balanço. O equilíbrio dará harmonia a seus movimentos. Estimule para que ele caminhe sustentando algo na cabeça, com as mãos estendidas e sobre linhas.
Lembre-se que uma criança saudável é uma criança feliz. Cuide da saúde de seu filho.
- Lave e cozinhe bem os alimentos. Continue estimulando-o a comer todos os alimentos e a mastigar devagar.
- Lembre-o de sempre lavar as mãos antes das refeições e de se deitar, assim como escovar os dentes depois das refeições.
- É esperado que durma entre 10 e 12 horas durante a noite, pois dificilmente ele ainda dormirá de dia.
- Evite colocar em risco a segurança de seu filho, proteja-o de acidentes domésticos e ensine a não brincar com: objetos cortantes (facas, espetos de churrasco, martelo e serrote), produtos tóxicos, inflamáveis, químicos e explosivos, medicamentos, material de limpeza e de higiene, naftalina, sacos plásticos e tomadas elétricas.
- Leve-o ao médico e dentista periodicamente e sempre que necessário. Não dê medicamentos sem orientação médica.
Seu filho logo irá para a escola. Este é um momento muito importante para ele. Vai ser um aluno; suas responsabilidades e seus deveres irão aumentar. Surgirá uma nova pessoa na sua vida: o professor. Irá fazer novos amigos e com eles deverá compartilhar, brincar, trabalhar e aprender. Para ajudar em sua preparação para essa nova etapa você pode:
Falar da escola a seu filho, muito tempo antes, como um lugar agradável, que vão gostar dele e onde irá aprender muitas coisas novas.
- Não o ameaçar, colocando a escola como um lugar de castigo.
- Levá-lo para conhecer a escola e sua futura professora, bem como as dependências da escola (pátio, refeitório, salas de aula, biblioteca, outros).
- Seu filho aprenderá a ler, escrever e muitas outras coisas. Você poderá ajudar para que ele tenha sucesso.
- A criança sente satisfação e prazer em vivenciar atividades que estimulem a criatividade, imaginação, construção do pensamento e que possibilitem estabelecer novas relações.
- Essas atividades devem continuar sendo planejadas de forma a oferecer às crianças possibilidade de contato, uso e exploração de materiais, como: caixas, latinhas, diferentes papéis, papelões, copos plásticos, embalagens de produtos, argila e elementos da natureza (folhas de árvores, sementes, flores, terra). Ao selecionar os materiais deve-se evitar os tóxicos, cortantes ou aqueles que apresentam possibilidade de machucar ou provocar algum dano para a criança.
- Na criação de desenhos, pinturas, colagens e modelagens podem ser utilizados os elementos, como: ponto, linha, forma, cor, volume e exploração do espaço físico.
- O desenho deve ser realizado livremente sem intervenção, sendo importante que sejam explorados os diversos materiais, como lápis, giz de cera, carvão, giz, penas, gravetos, entre outros. Torna-se fundamental o uso de materiais de diferentes tamanhos e texturas, como papel, cartolina, lixa, areia, etc.
- Desperte o gosto de seu filho pela leitura.
- Pergunte sempre e em lugares diferentes “O que está escrito aqui?”. Ele ainda não sabe ler, mas aprenderá que as coisas têm nome e que este nome está escrito ali (cartaz de cinema, rótulo de embalagem, placas de identificação).
- Leia para ele.
- Ensine seu filho a identificar os sons que formam uma palavra. Peça que brinque com você de dizer palavras que tenham um determinado som. Ex.: o som do ar saindo do balão “sssss”. A partir disso, será estimulado a encontrar as palavras: sapato, sapo, salto, entre outras. Repita o jogo com outros fonemas, como: “l, r, b”.
- Faça o som e peça que ele diga o nome de amigos que tenham este som.
- Quando a criança aprende a identificar um som que mais se ouve, depois ela poderá aprender a dizer todos os sons que formam uma palavra fácil e curta.
Durante toda a infância você tem contribuído para que seu filho goste de leitura, por meio das histórias infantis com fantoches e livros. Continue estimulando-o, pois auxilia na aprendizagem e incentiva o prazer pela leitura.
- Nessa faixa etária a criança começa a mostrar interesse em aprender a escrever.
- É muito importante o estímulo que você fornece e os materiais adequados que você utiliza.
Seu filho já identifica os objetos, por: forma, cor, tamanho, estabelece relações e até os classifica. Localiza os objetos no espaço (acima, abaixo, dentro, fora), demonstrando que já inicia a construção de novos conceitos.
- Peça que observe como os objetos podem ser diferentes mas da mesma quantidade. “Onde tem mais?” “Onde tem menos?”
- Seguindo esta mesma linha de brincadeira, você pode fazer outras perguntas, baseando-se em todas as coisas que rodeiam a criança.
- Aprender a medir é muito importante. Ela deve aprender que se pode medir muitas coisas e que os instrumentos para isso são variados.
- Brinque de medir o que é largo, estreito, comprido ou curto, por exemplo: uma mesa ou um cabo de vassoura. Nestas medições podem ser utilizados objetos diferentes, pois quanto mais couberem no vão, mais largo será, para saber o que é mais largo. Utilize pedaços de fios, linhas, barbantes ou fitas que possam servir de referência para a criança medir. O exemplo com 2 cabos de vassoura de diferentes tamanhos pode ser feito com uma linha para saber qual é o maior. É importante que o adulto esteja atento ao uso desses materiais.
- Ensine que o líquido também se mede. Brincando como descobrir onde cabe mais água, se numa colher de chá ou numa concha, copo ou jarra.
- Faça seu filho colocar de copo em copo, água em um balde vazio e para cada copo, pegar um brinquedo. No final ele poderá contar quantos brinquedos e o número de copos de água necessários para encher um balde.
Mesmo pequeno, ele já pode resolver problemas simples como:
- 2 amigos estão brincando, 1 tem 3 pedras e o outro também tem 3 pedras. “Quantas pedras eles têm?”
- Na árvore tinham 5 passarinhos, 2 saíram voando. “Quantos ficaram?”
Para as crianças desta idade, os problemas devem estar desenhados. Você pode fazer desenhos simples. Eles são melhor resolvidos quando se utilizam objetos, fichas, brinquedos, figuras ou sementes.
Lembre que você está estimulando seu filho a aprender. Isso não significa que ele precisa acertar sempre, pois ele está em processo de aprendizagem.
O aprimoramento das habilidades adquiridas irá favorecer o desenvolvimento neurológico, psíquico e social; levando à maturação para a próxima etapa da sua vida e consequentemente proporcionando novas aprendizagens.
Alimentação saudável para crianças maiores de dois anos
- Ofereça alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos 3 refeições e 2 lanches por dia.
- Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.
- Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança.
- As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
- Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo 5 vezes por semana.
- Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.
- Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
- Evite oferecer refrigerantes, sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
- Diminua a quantidade de sal na comida.
- Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
- Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.
Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 6 anos de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo.