Seu filho está crescendo e, certamente, você tem visto como ele já pode fazer muitas coisas. Seu papel tem sido fundamental, pois a alegria, a felicidade e a saúde da criança dependem muito de você. Agora seu filho já pode arrastar-se e/ou engatinhar. Ele se movimenta, fica sentado e em pé segurando-se na grade do berço e nos móveis. Ao final dessa faixa etária já pode tentar dar passos quando segurado pela sua mão. Se ainda não atingiu esse estágio de desenvolvimento continue estimulando-o, pois cada criança tem o seu ritmo!
Ele brinca com objetos de diferentes formas, tamanhos e cores. Estes são importantes, pois o bebê os examina, experimenta, guarda e retira os objetos de uma caixa ou pote, atira no chão, bate uns contra os outros, coloca uns dentro de outros e segura e transfere objetos de uma mão para outra. Procura aqueles objetos que foram escondidos perto dele e gosta de brincar atirando estes objetos repetidas vezes, mas logo reclamando para que alguém traga de volta.
Durante todo o primeiro ano ele está adquirindo habilidades para emitir e compreender os sons. Por isso, é importante que ele escute bem. Geralmente, atende quando chamado pelo nome. Reconhece, também pelo nome, as pessoas que estão mais em contato com ele e alguns objetos. Demonstra alegria quando você repete os sons que ele faz e, ao escutar, tenta imitar.
Nessa faixa etária já compreende as expressões “não” e “tchau” e procura a fonte sonora nos lados e embaixo.
Já imita sons simples, como: “au au”, “co có”, “dá”, “bum bum”, “miau”, “qua qua”, “mama”, “papa”.
[accordion clicktoclose=true tag=div] [accordion-item title=”O que você pode fazer para que seu filho cresça e se desenvolva saudável e feliz?”]Dê afeto! Lembre-se que a família é a principal fonte de amor, de segurança e estímulo. O afeto é a base para tudo que a criança aprende.
- Seu filho precisa conhecer outras pessoas. Faça passeios com ele. Vá a lugares (como a pracinha, por exemplo) perto de sua casa. Evite lugares fechados com muita concentração de pessoas, principalmente no inverno. Assim ele irá se acostumando com outras pessoas que não fazem parte da família. Nunca o deixe sozinho num lugar novo para ele, nem com pessoas estranhas. Sempre lhe dê segurança.
- Lembre-se que para a criança conhecer a si mesma, você pode e deve continuar mostrando sua imagem no espelho, apontando para ela e dizendo seu nome, assim como o da pessoa que está com ela. Com frequência a criança tenta tocar em sua imagem manifestando alegria e produzindo sons.
- Você já sabe que seu filho precisa sentir o carinho de todos que o rodeiam. Fale com ele com doçura, sorria e beije. É importante que todos os membros da família brinquem com ele e demonstrem afeto.
É importante que seu filho aprenda a pegar bem os objetos, pois isso favorecerá o seu desenvolvimento. Sendo assim:
Os brinquedos oferecidos devem ser de formas diferentes e não ultrapassando o tamanho da mão da criança que irá utilizá-lo. Podem ser colocados e retirados de bacias, panelas ou caixas. Primeiro você coloca um e estimula a criança fazer o mesmo. No princípio, você verá que seus movimentos ainda não estão bem definidos para sua idade; são inseguros. Mas aos poucos irão se tornando cada vez melhores.
- Convide o bebê a bater um objeto no outro. Utilize brinquedos de madeira, plástico, borracha ou papelão.
- Ao alimentá-lo, mais para o final desse período, ofereça pedacinhos de alimentos macios para que os pegue com suas próprias mãos, utilizando os 2 dedos. Ofereça também pequenos objetos ou brinquedos para que repita o mesmo movimento, mas cuide para que ele não os coloque na boca. Esses estímulos favorecerão o movimento da ponta dos dedos.
- Brinque de esconder objetos com seu filho. Cubra os objetos com uma fralda ou pano e pergunte a ele onde está. Caso não encontre, retire para que ele pegue o objeto. Próximo aos 9 meses, você pode esconder em outros lugares. É possível que o bebê procure no mesmo lugar. Não importa, está se divertindo e aprendendo.
- Comece a ensinar outros movimentos a seu filho, como brincadeiras e gestos, o “Parabéns a você” batendo palmas ou dar “tchau”. Ao conseguir imitar ele achará graça.
Estimule o desenvolvimento da linguagem. Para isso:
- Repita os sons que ele fizer e espere que ele responda. Quando ele responder, sorria para que ele sorria também e continue na brincadeira. No dia-a-dia, chame seu filho pelo nome, bem como os demais membros da família para que aprenda a identificá-los.
- Ao final da faixa etária o bebê já pode estar falando palavras simples, como “mama”, “papa”. Se ainda não estiver fazendo, logo o fará.
Nesse período, a criança já procura os sons nas laterais e embaixo e as brincadeiras da faixa etária anterior devem continuar sendo realizadas, enfocando as onomatopeias (ex.: sons de gato, carro, cavalo, cachorro, passarinho).
- Continue explorando e nomeando as imagens no espelho. Brinque com a criança, mostrando as partes do corpo dela, como por exemplo: pés, nariz, boca e orelhas.
- Imite os sons dos animais conhecidos pela criança. Movimente bem os lábios para que ela acompanhe os movimentos que você faz. Em seguida, a criança tentará imitá-los.
- Conte histórias com gravuras grandes e coloridas. Como sugestão: utilize figuras de animais que são familiares à criança, como vaca, cavalo, pássaros, gato, cachorro; figuras de carro, caminhão e avião também podem ser utilizadas. Lembre-se de imitar os sons de todos esses objetos e animais.
Seu filho logo vai começar a engatinhar e a ficar em pé. Para isso:
- Coloque o bebê no chão e mostre a ele brinquedos que chamem sua atenção para que os alcance. Depois, mude o brinquedo de lugar para que engatinhe em diferentes direções. Sente você também no chão e peça para o que o bebê passe por cima de suas pernas. Você pode estimular o bebê a engatinhar. Ajude-o apoiando as palmas das suas mãos na planta dos pés do bebê para que ele obtenha o impulso necessário no processo de engatinhar.
Quando estiver sentado, coloque seu filho no chão perto de uma cadeira, sofá ou mesa. Ponha um brinquedo sobre o móvel e o estimule para que se levante e pegue. Ajude, se necessário. Caso esteja em pé, coloque o brinquedo no chão e peça a mesma coisa.
- Amarre um brinquedo com um cordão e puxe. Assim você estará estimulando-o para que engatinhe em direção ao brinquedo. Lembre que as brincadeiras com cordas, fios ou cordões devem sempre acontecer na presença de um adulto!
É importante que você saiba que a partir dos seis meses começa uma nova etapa na alimentação de seu filho e, mesmo que o leite materno continue sendo o alimento principal, você já pode oferecer novos alimentos, de forma lenta e gradual, segundo orientação médica. De preferência não ofereça frituras e nada preparado fora de casa. Utilize temperos simples (tomate, cebola) e não use nada picante. O sal em excesso faz mal à saúde da criança.
- Ferva a água durante 10 minutos antes de utilizá-la e deixe em um recipiente com tampa para beber quando estiver fria.
- O sabor natural dos alimentos é o mais recomendado para o bebê. Não deve ser utilizado açúcar ou mel na alimentação. No futuro, quando surgirem os primeiros dentinhos, esse hábito poderá provocar muitas cáries. Aos 9 meses, ofereça uma canequinha para ele brincar e ir se acostumando a manuseá-la.
O Ministério da Saúde construiu os 10 Passos da Alimentação Complementar Saudável, que constam na Carteira de Vacinação da Criança devendo ser consultados, pois fornecem orientações referentes à adequada alimentação para o seu filho.
- Lave bem as mãos antes de preparar e alimentar o seu filho. Os utensílios, devem ser bem lavados, sendo assim passe água fervendo e proteja-os de moscas, animais, insetos e poeira.
- É esperado que o seu filho durma até 16 horas diárias.
- Com a introdução de alimentos complementares é importante que seu filho receba água nos intervalos das refeições. A água deve ser filtrada ou fervida.
- A higiene deve ser mantida durante toda a infância.
- Não o deixe solto na água. Quando o banho for de banheira, tenha cuidado redobrado!
- Lave as mãos da criança antes e depois das refeições. Estimule-o a sentar-se para receber a alimentação. A criança deve sempre ser alimentada no mesmo local, para que aos poucos comece a compreender como se estabelece a rotina.
- Continue com as visitas periódicas na unidade de saúde, não esquecendo de levar sempre a Caderneta de Saúde de seu filho. Assim você recebe orientações e esclarece suas dúvidas. Não atrase as vacinas e evite o contato do seu bebê com pessoas doentes. Caso tenha tido contato com alguma pessoa doente, pergunte ao médico o que você pode fazer para evitar que ele desenvolva a doença. Fazendo isso, você pode diminuir as possibilidades de que seu filho adoeça.
- Pense sempre na segurança do bebê. Evite deixar ao alcance da criança qualquer objeto pequeno que possa ser colocado na boca, nariz ou orelhas. Nessa fase a criança costuma fazer isso.
- Cuide para que, quando estiver engatinhando, não se aproxime de lugares ou móveis perigosos.
Cubra tomadas, não deixe toalhas com as bordas penduradas, cabos de panelas para fora da mesa, fios elétricos pendurados. A criança pode puxar e derrubar em cima dela o que está sobre a mesa ou dentro da panela.
- A cozinha deve ser um lugar proibido para o bebê.
- Guarde medicamentos e material de limpeza em locais altos e, de preferência, fechados com chave.
- Coloque grades ou telas de proteção nas janelas, escadas ou sacadas.
- É importante que a pessoa que cuida do seu bebê, quando você trabalha fora de casa ou sai por qualquer outro motivo, seja de sua inteira confiança. Nunca deixe seu filho com pessoas que você não conheça bem.
Alimentação saudável para crianças até os dois anos
- A partir dos 6 meses ofereça, de forma lenta e gradual, outros alimentos como: arroz, batata, carnes, feijão e legumes, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.
- As frutas podem ser oferecidas como sobremesas e lanches. Dê preferência às frutas da estação e não acrescente açúcar.
- A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
- A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.
- Ofereça à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
- Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
- Evite dar açúcar, café, alimentos enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Use o sal com moderação.
- Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos, além de garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
- Estimule a criança doente a se alimentar, oferecendo a alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.
Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 9 meses de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo.
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