Neste ano, o Grupo Técnico Estadual (GTE) do Primeira Infância Melhor (PIM) realizou uma atualização no Instrumento Diagnóstico Situacional da Primeira Infância (DSPI) nos municípios. A nova versão do documento encontra-se no Sistema de Informação do PIM (SisPIM). Para acessar, basta clicar no menu “Banco de instruções”, em seguida, “Instrumentos PIM”. Também está disponível no SisPIM, site e mídias sociais do programa um vídeo explicativo e detalhado sobre o DSPI.
“A construção/atualização do Diagnóstico Situacional da Primeira Infância possibilita uma leitura da realidade local. Essa leitura instrumentaliza a tomada de decisão e o planejamento das ações, tornando a prestação do serviço mais estratégica e podendo, as ações, ter melhores resultados e impactos. Sua atualização neste ano é oportuna e necessária, pois o DSPI auxilia a tão importante inserção do PIM e da pauta da primeira infância no movimento de planejamento que ocorre no primeiro ano da gestão municipal, por meio do Plano Plurianual, dos Planos Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e outros”, explica a psicóloga Marília Bianchini, membro do GTE.
O DSPI é uma ferramenta que possibilita o reconhecimento da situação da primeira infância no município, auxiliando na tomada de decisão sobre o PIM. Por meio do levantamento de indicadores populacionais, socioeconômicos, de Saúde, Educação e Assistência Social, ele possibilita uma leitura da realidade municipal, o reconhecimento da oferta de serviços de apoio às famílias e o dimensionamento da demanda para atendimento do PIM.
Essa ferramenta apoia importantes aspectos da implantação e implementação do programa. Além disso, a análise da realidade local é fundamental para o planejamento, embasando a construção do plano de ação do PIM, fortalecendo o programa como um importante serviço da rede de cuidados à primeira infância que pode trazer impacto, inclusive, na melhoria dos indicadores municipais.