bid-primeiros-anos

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou recentemente em Brasília o livro “Os primeiros anos: O bem-estar infantil e o papel das políticas públicas“, da série Desenvolvimento nas Américas (DIA). A edição tem enfoque no bem-estar infantil desde a concepção até os oito anos de idade e estabelece a necessidade de intervenção pública para melhorar o resultado das crianças.

Como exemplo disso, o Primeira Infância Melhor (PIM) foi citado na publicação (página 79) como política pública que atua no Brasil atendendo milhares de crianças e trabalhando em prol do desenvolvimento infantil.

O livro oferece sugestões para aprimorar as experiências da primeira infância de maneira que tenham impacto positivo para as crianças e para a sociedade. A publicação traz dados do Brasil, muitos dos quais são baseados no PIM, resultado de visita da pesquisadora do BID, Jane Leer, ao PIM de Ronda Alta para conhecer o programa.

En América Latina y el Caribe los programas de crianza se han centrado sobre todo (aunque no exclusivamente) en la estimulación cognitiva precoz. Esto parece razonable, dado que los déficits de desarrollo más grandes entre los niños pobres se encuentran en el lenguaje y la cognición, como se señalaba en el capítulo 2. Varios países de la región tienen amplios programas, entre ellos Argentina (Programa Nacional Primeros Años), Brasil (Primera Infancia Melhor, PIM), Cuba (Educa a tu Hijo), Ecuador (Creciendo con Nuestros Hijos), México (Programa de Educación Inicial, PEI-Conafe), Nicaragua (Amor Para los Más Chiquitos, APLMC) y Perú (Cuna Más).

Para acessar a publicação na íntegra, clique aqui para entrar no site do BID.

Espanhol