publicacao-unicef

O Primeira Infância Melhor (PIM) foi mencionado em publicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como uma das iniciativas que contribuíram para a melhoria dos índices de saúde nas últimas décadas no Brasil.

A publicação entitulada “Estructura de los Programas de Salud en Niñez y Adolescencia en América Latina y el Caribe. Espacios Institucionales para alcanzar la Cobertura Universal en Salud” está disponível na Biblioteca do Unicef. O trabalho foi publicado em abril de 2015, desenvolvido por Daniel Maceira com suporte do Escritório Regional do Unicef para a América Latina e o Caribe.

O estudo tem como objetivo analisar os sistemas de saúde de vários países da América Latina e Caribe assim como a estrutura dos programas de saúde voltados para a infância e a adolescência como espaços institucionais para alcançar a cobertura universal neste grupo. O trabalho ainda apresenta lições aprendidas e boas práticas em saúde e desenvolvimento infantil.

O trabalho explana, no capítulo 5.4,  acerca das inciativas brasileiras pela saúde de crianças e adolescentes como o Sistema Único de Saúde (SUS), Programa de Saúde da Família (PSF), Programa Saúde do Adolescente (PROSAD), Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) e Rede Cegonha. Em nível estadual, o PIM aparece como iniciativa orientada para o desenvolvimento integral das crianças usando como referência bibliográfica o livro “Primeira Infância Melhor: Uma inovação em Política Pública“.

Confira a publicação na íntegra

Download