CGAN-PAN-PIM

As equipes estaduais do Primeira Infância Melhor (PIM) e da Política de Alimentação e Nutrição (PAN) receberam no último dia 27 de outubro representantes do Ministério da Saúde que atuam na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. O encontro teve por objetivo apresentar a metodologia de trabalho do PIM na perspectiva de construir a proposta do Programa Federal Criança Feliz.

O Criança Feliz é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) voltado para as famílias com crianças na primeira infância beneficiárias do Bolsa Família e prevê a articulação com os demais Ministérios e áreas técnicas que respondem pelo cuidado com esta etapa da vida, como saúde e educação.

O programa federal prevê, entre outras ações, visitas domiciliares semanais de acompanhamento dos filhos dos beneficiários do Bolsa Família. Por meio do programa, o Governo Federal pretende atender mais de 4 milhões de crianças em todo o país, até 2018.

Para desenvolver o programa, o Ministério vai basear-se em experiências de sucesso de estados e municípios, entre eles, o PIM. A parceria da política pública do Rio Grande do Sul com o Governo Federal já promoveu outras iniciativas pelo país, inclusive na atenção às crianças desnutridas, demonstrando que a metodologia do Programa é capaz de se adaptar a diferentes contextos.

No Rio Grande do Sul, a PAN e o PIM desenvolvem parcerias na formação das equipes municipais e na produção de instrumentos e materiais de suporte para o desenvolvimento da política, na perspectiva de promoção do crescimento e desenvolvimento saudáveis das famílias, gestantes e crianças atendidas.

No encontro, estavam presentes, entre as representantes do Ministério da Saúde que fazem parte da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), Fabiana Azevedo, Maria Fernanda Moratori, Michele Lessa, Bruna Pitasi e Rafaella Santin.