cartaz-seminario-frente-parlamentar-rs-980

O Primeira Infância Melhor (PIM) irá participar do Seminário “Mães empoderadas. Pais participativos. Primeira infância respeitada”, que acontece no próximo dia 21 de maio, a partir das 9 horas, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O PIM será representado por Kenia Fontoura, psicóloga e integrante do Grupo Técnico Estadual (GTE), em palestra com temática “Dias que valem por anos: A importância do investimento na primeira infância”, às 13h30.

A programação inicial sofreu alteração e começa com a exibição do filme “O Começo da Vida”, dirigido por Estela Renner, seguido de um ciclo de palestras e encerrando com o lançamento da Carta Compromisso em defesa da Primeira Infância. O evento tem como princípios mais recursos para a primeira infância, reconhecer a função social da maternidade, humanizar o parto no SUS e educação infantil de qualidade.

O seminário é uma realização da Frente Parlamentar Mães Empoderadas, Pais Participativos e Primeira Infância Respeitada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e da Deputada Estadual Manuela d’Ávila. O evento conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RS), Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (ADOSUL), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Comissão de Cidadania e Direitos Humanos/ALERS, Primeira Infância Melhor (PIM), Fórum Perinatal do Rio Grande do Sul, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA-RS), União Brasileira de Mulheres (UBM) e Comissão de Saúde e Meio Ambiente/ALERS.

As inscrições estão abertas através do link.

cartaz-seminario-frente-parlamentar-rs

PROGRAMAÇÃO

9h – Exibição do filme “O Começo da Vida”

Produção: Maria Farinha Filmes Direção: Estela Renner

10h30 – Humanização do parto: Mitos, verdades e desafios

Palestrantes:

  • Angela Albino – Deputada federal e autora da Lei das Doulas em SC
  • Aline de Oliveira Costa – Ministério da Saúde/coordenação-Geral de Saúde das Mulheres
  • Dr. Paulo Sérgio Mário – Coordenador da Rede Cegonha do Grupo Hospitalar Conceição
  • Lara Werner – Fórum Perinatal RS

13h30 -Dias que valem por anos: A importância do investimento na primeira infância

Palestrantes:

  • Dr. Cesar Victora – Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas
  • Kenia Fontoura – Psicóloga e integrante da equipe do Programa Primeira Infância Melhor

15h30 – Quem pariu que embale? Ideias sobre a função social da maternidade

Palestrante:

  • Dr. Flavia Biroli – Doutora em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-diretora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB)

17h – Lançamento da Carta Compromisso em defesa da Primeira Infância

 

Local

 

:: Serviço

Data: 21 de maio de 2016, das 9h às 18h.
Local: Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro, Porto Alegre – RS)
Inscrições: http://goo.gl/forms/efrVTqxJFw