Com intuito de apoiar cada vez mais as equipes municipais, no dia 18 de agosto das 9h às 11h da manhã, o Primeira Infância Melhor (PIM) realizará a oficina sobre o Diagnóstico Situacional da Primeira Infância (DSPI) como estratégia na gestão do PIM –  uma estratégia de educação permanente construída pelo Grupo Técnico Estadual. A oficina abordará temáticas sobre como construir o DSPI; Principais fontes de dados que são consultadas para realizá-lo; de que maneira o DSPI pode apoiar o planejamento e a inserção do PIM nos planos municipais; e de que modo o instrumento pode apoiar na tomada de decisão sobre o PIM. O encontro é destinado principalmente aos representantes de Grupos Técnicos Municipais, monitores/supervisores e gestores municipais dos municípios com PIM e Programa Criança Feliz do estado do Rio Grande do Sul. Sua metodologia será expositiva-dialogada, com exercício prático de preenchimento e estudo de caso com análise e discussão sobre diagnóstico de um município fictício.

Em junho deste ano o instrumento Diagnóstico Situacional da Primeira Infância foi atualizado. Essa é uma ferramenta importante tanto no momento de adesão ao programa, quanto no início de novas gestões municipais e em momentos de mudança e/ou ampliação dos territórios de atuação. Ele apoia a gestão na tomada de decisão sobre a política, seja para definir o número de visitadores, os territórios atendidos, os indicadores que se quer impactar até o alcance populacional que o PIM terá, sendo assim, fundamental para o planejamento das ações municipais.

“o Diagnóstico Situacional da Primeira Infância é fundamental para apoiar a tomada de decisão sobre o PIM de maneira mais assertiva sobre as necessidades das crianças pequenas e famílias nos municípios. Na oficina teremos uma boa oportunidade de aprender sobre o instrumento e compartilhar experiências”, enfatizou a apoiadora e representante do grupo de trabalho formação, Gabriela Dutra Cristiano.

:::: Serviço

Dia: 18/08/21
Link para acesso:

Não é necessária inscrição prévia