Verena Dolabella RNPI PIM

O Primeira Infância Melhor (PIM) recebeu no último dia 26 de outubro a visita da integrante da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), Verena Dolabella. O encontro teve por objetivo apresentar a estrutura da política pública do Rio Grande do Sul e dialogar sobre as ações que estão sendo realizadas pelo PIM em relação à campanha ‘Criança é Prioridade’.

A campanha da RNPI  pretende convocar os prefeitos a assumirem compromisso público pelos direitos da criança através de uma carta compromisso. Dolabella, que também é representante da Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), é responsável  no estado por acompanhar as ações da ‘Criança é Prioridade’.

Como apoiador da campanha, o PIM é responsável por sensibilizar os prefeitos nos municípios onde tem o programa para assinarem a Carta Compromisso. A supervisora da macrorregião Metropolitana do PIM, Kelly Cunha, presente na visita do RNPI, ressalta a importância de “oportunizar aos prefeitos conhecer ações que envolvem a primeira infância para se comprometerem em suas plataformas de governo, com os direitos da criança e sensibilizar a importância no investimento na primeira infância e quais as possibilidades que o gestor tem de assumir esse compromisso”. A expectativa, segundo Cunha, é a de que todos os 242 prefeitos eleitos dos municípios atendidos pelo PIM, assinem a carta compromisso.

Além de acompanhar o desenvolvimentos dessas ações, a visita da RNPI trouxe outros resultados: “foi extremamente importante no sentido de o PIM poder se aproximar da Rede e de eles poderem compreender como nós nos organizamos aqui no estado com relação ao PIM, à visita domiciliar, a nossa potência. Foi possível mostrar a estrutura do Programa, porque tem impacto positivo junto as famílias”, explica Cunha.