Inspirado no hábito familiar antigo de realizar a medição do crescimento dos filhos através de uma marcação na parede, o Primeira Infância Melhor (PIM) desenvolveu uma régua que pode ser utilizada pelas famílias para dar continuidade a essa tradição.
A régua do desenvolvimento tem como objetivo proporcionar o acompanhamento do desenvolvimento das crianças e orientar as famílias com dicas de estimulação, de forma lúdica. Com isso, os pais, além de medirem e observarem o crescimento, também demonstram cuidado continuado e afeto aos seus filhos.
Todas as famílias atendidas pelo PIM serão beneficiadas com a régua. Além disso, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Rio Grande do Sul também receberão o material, totalizando cerca de 30.000 réguas distribuídas.
O material foi desenvolvido pelo Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do PIM, com o apoio da Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente.