Técnicas da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância do Estado de Alagoas estão no Rio Grande do Sul para conhecer a experiência bem-sucedida do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). Nesta quinta-feira (02), o grupo foi recepcionado pela Coordenação do Núcleo Gestor da Divisão da Primeira Infância da Secretaria Estadual da Saúde (SES), onde foi apresentada a articulação do PIM e do Programa Criança Feliz, a atuação no território gaúcho, a metodologia aplicada, os resultados e a pesquisa em curso.
As frentes de trabalho e as equipes técnicas municipais, com seus supervisores/monitores e visitadores, que compõem o Grupo Técnico Municipal também foram destacados no encontro.
A coordenação estadual do PIM está na Secretaria de Saúde, e a Coordenação do Programa Criança Feliz, na Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Dos 497 municípios gaúchos, 237 tem PIM, com 32.365 famílias, 35.004 crianças e 5.710 gestantes atendidas por 1.385 visitadores ativos.
O público-alvo são famílias com gestantes e/ou crianças menores de seis anos de idade. Os eixos de atuação são a vigilância e a promoção do desenvolvimento integral infantil, interação parenteral positiva e articulação em rede. O Estado criou um incentivo financeiro com teto de R$ 25,7 milhões/ano, o que representa um incentivo de R$ 65,00 aos municípios por (gestantes ou crianças). O RS tem também cofinanciamento tripartite (União, Estado e municípios) em 85 municípios.
À tarde, as técnicas alagoanas reúnem-se com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e com a secretária adjunta, Ana Costa. Depois voltam a reunir-se na sala do PIM. Na sexta-feira (03), elas vão a Canoas onde encontram com o Grupo Técnico Municipal e visitam duas famílias atendidas pelo programa.
Integram a comitiva alagoana a Secretária da Primeira Infância, Paula Cíntia Rolim; a superintendente da Primeira Infância, Alessandra Viana Rolim, e a assessora especial da Primeira Infância, Ana Teresa Koenigkan Vieira Machado Lopes.
Elas foram recepcionadas e reuniram-se com a coordenação do Núcleo Gestor da Divisão da Primeira Infância, Gisele Silva e Marília Biachini.
Fonte: ACS/SES