BEBÊ-FB

A Semana do Bebê teve início em Canela (RS) no ano 2000, por iniciativa do psiquiatra Salvador Celia. O reconhecimento da importância do evento levou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a instituir por decreto em 2003 as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê no dia 23 de novembro no calendário oficial do Estado e o PIM a apoiar a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.

Em 2010, com apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.  A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país. É uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Durante as comemorações das Semanas do Bebê, o estado do Rio Grande do Sul costuma receber simpósios, encontros, fóruns e seminários. Os municípios com PIM implantado também realizam Semanas do Bebê anualmente além de comemorações do Dia do Bebê, o que inclui a Passeata dos Bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras e serviços à população como teste do dedinho, orelhinha e visão, verificação de pressão, glicose, vacinas, massagem para bebês e mamães, coleta de leite e doação de sangue, entre outras ações.

Como parte das comemorações da 14ª Semana Estadual do Bebê, será realizado neste ano, ainda sem data definida, o Prêmio Salvador Celia, iniciativa voltada à valorização das boas práticas de Visitadores do PIM e Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Agentes Comunitários de Saúde (EACS) junto às famílias e comunidades atendidas. O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.