Secretaria da Saúde realiza XVI Seminário da Primeira Infância e entrega do XII Prêmio Salvador Celia

11/11/2022

A Secretaria Estadual da Saúde promoveu na segunda-feira, 07/11, o XVI Seminário da Primeira Infância e entrega do XII Prêmio Salvador Celia. O Seminário integra a XX Semana Estadual do Bebê e tem como objetivo propiciar a troca de experiências sobre as políticas públicas voltadas à primeira infância entre especialistas, pesquisadores, gestores, trabalhadores das redes de serviço e a sociedade civil.

O Prêmio Salvador Celia visa a promover a integração das Políticas de Atenção Primária à Saúde e reconhecer boas práticas de visitadores do Programa Infância Melhor (PIM, do Programa Criança Feliz (PCF) e de agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta edição, o prêmio teve como temática “Ações presenciais pela primeira infância no território”, na modalidade Relato de Experiência.

De pé, a Secretaria Arita fala, segurando o microfone. Duas mulheres e um homem estão sentados em poltronas.
Secretária Arita Bergmann – Foto: Ana Imperatore – SES/RS

Na mesa de abertura, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou a importância dos programas voltados à primeira infância, como o PIM, que desde 2003 já atendeu 213 mil famílias, 253 mil crianças e 61 mil gestantes. “Somos referência na atenção à criança no seu território, para que tenham oportunidades e desenvolvimento pleno”, ressaltou Arita. Atualmente, o PIM está presente em 233 municípios, com 1367 visitadores no Rio Grande do Sul. Ao longo de 2022, foram 33 mil crianças e 5 mil gestantes atendidas.

Representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), o secretário de Saúde de Lavras do Sul, Cacildo Goulart Delabary, também reforçou a importância do trabalho transversal na atenção primária voltada à primeira infância.

Marielle Diotti, coordenadora de Políticas para a Criança e o Adolescente, da Secretaria de Cidadania Direitos Humanos e Assistência Social, também reforçou a importância do evento e da XX Semana do Bebê. “É muito bonito ver esse nosso espaço com tantas pessoas que realizam o atendimento à criança, a XX Semana do Bebê representa o compromisso que temos com a Primeira Infância, reforçando o atendimento às nossas crianças e suas famílias”.

Também presente na abertura, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, salientou a importância do reconhecimento do trabalho das equipes que atuam nas políticas públicas da Primeira Infância. “Um trabalho sensível e fundamental para o entendimento de tudo aquilo que gente pensa para evoluir em termos de saúde pública”, destacou o prefeito.

Em nome dos vencedores do Prêmio Salvador Celia na categoria Agentes Comunitários de Saúde, Jackson Ferreira, que atua na Vila Progresso, localidade na zona rural de Vera Cruz, fez o relato da experiência na produção de um gibi voltado para a educação em saúde que é produzido pela equipe da ESF e distribuído na localidade. “Eu nunca imaginei que daria uma repercussão tão grande na comunidade”, conta Jackson, que também é o desenhista dos quadrinhos.

As visitadoras do PIM vencedoras do Prêmio Salvador Celia foram representadas por Juliana Ferrari da Silveira, que há 18 anos atua como visitadora. “É uma honra ver o nosso trabalho sendo reconhecido, pois não é fácil entrar nas casas das famílias, vivenciar cada lar e cada situação no aprendizado de nossas crianças, com realidades tão distintas”, disse Juliana.

Bruna Mariel Markmann, estudante de serviço social e visitadora do PIM em Venâncio Aires, foi a primeira visitadora a acompanhar famílias imigrantes no município, em conjunto com a rede de Assistência Social e a Casa do Imigrante. “Temos mais de 600 imigrantes residindo no município e foi um desafio profissional muito grande, pela diferença de cultura e linguagem, necessitando de um trabalho muito intenso”, conta Bruna.

De pé e com braços levantados, as crianças do coral cantam.
Coral Carlos Bina SOGIL – Foto: Marcelo Bernardes – SES/RS

A XVI Seminário da Primeira Infância seguiu ao longo do dia, com mesas de debate e troca de experiências, além da apresentação do Coral Carlos Bina SOGIL.

Confira os trabalhos vencedores do XII Prêmio Salvador Celia

Confira a programação da XX Semana Estadual do Bebê

Texto: José Luís Zasso – ACS/SES

Fonte: SES/RS