Seminário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes reúne comunidade escolar

25/04/2023

Será realizado nesta quinta-feira (27) o I Seminário do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS). O tema proposto aborda a questão junto às escolas e as ações de prevenção e enfrentamento ao problema. 

De forma híbrida presencial e online, o evento é alusivo à data de 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O seminário será realizado no auditório do Ministério Público Estadual, Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, Porto Alegre/RS, das 13h30 às 16h30, tendo como público-alvo a comunidade escolar.  

Assista o evento pelo canal do Youtube CEEVSCA/RS 

A programação inclui a participação de adolescentes e profissionais com relatos de ações de prevenção à violência. Também haverá orientações de como identificar e acolher esses casos. 

Conforme a coordenadora do Comitê, Rosângela Moreira, “as ações de fortalecimento da cultura da paz, da promoção da vida, do diálogo, do respeito, da aceitação das diferenças e da diversidade, contribuem para a redução das violências, inclusive aquelas que têm como alvo os lugares considerados como espaços de proteção e socialização, como é o ambiente escolar”. Rosângela afirma que “a violência sexual é considerada uma das piores formas de violência pois, como expressam muitas vítimas, viola o corpo e mata a alma. E a violência sexual não anda sozinha, junto com ela e, muitas vezes a denunciando, estão outras violências, a física; a psicológica, que inclui o bullying; a autoprovocada, por meio da violência contra si mesmo”.  

O Comitê conta com representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil. É coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e vinculado às secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.   

A inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla

Programação: 

Fonte: ACS/SES