12204306_20331_GD

Foi anunciada nesta sexta-feira pelo Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a realização de um projeto-piloto que amplia os serviços do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O evento aconteceu em Pelotas e contou com a presença do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini e secretário de Justiça Social e Segurança  de Pelotas, Luiz Eduardo Longaray.

O Programa foi criado por Osmar Terra, quando era secretário de Saúde do Estado, e implantando primeiramente no Rio Grande do Sul, em 2003. Atualmente, 80 mil famílias em situação de risco e vulnerabilidade social recebem o benefício, com o intuito de fortalecer as competências para educar e cuidar das crianças.

Pelotas foi escolhida como o primeiro município a receber o programa-piloto que contará com a ampliação dos serviços prestados pelo PIM e, além disso, o governo federal fará um reforço nas cidades que já possuem o Programa. “Pelotas é um município com muito potencial, pela gestão de qualidade e pelos investimentos já realizados em todos os setores, incluindo o de assistência social. Por isso e por possuir uma estrutura que comporta e conduz perfeitamente o PIM, ela foi a cidade escolhida como pioneira”, ressaltou Terra.

O programa, que tem caráter estadual, passará a contar com recursos federais, segundo Osmar Terra. Com isso, o secretário Catarina Paladini falou na possibilidade de ampliar outros programas sociais, além do PIM, através dessa conjuntura e, também, criar novas potencialidades para o Estado. “É importante trabalharmos juntos e unir forças para atuar cada vez melhor na área da assistência social. Fico feliz com a escolha de Pelotas para ser pioneira nos avanços do Programa e, mais ainda, com o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela secretaria”, salientou Catarina.

Aumento do efetivo

Pelotas é a cidade que conta com o maior número de visitadores do Programa Primeira Infância Melhor, totalizando 114 profissionais. Semanalmente as famílias recebem o acompanhamento da equipe que organiza atividades específicas voltadas à promoção das capacidades das crianças, considerando o contexto cultural e as necessidades da família. O Ministro Osmar Terra anunciou a contratação de 77 novos visitadores para compor a equipe, sendo uma forma de qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido.

Fonte: STDS